BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

5 dicas poderosas para conquistar sua independência financeira

Conquistar a independência financeira pode ser mais simples do que você imagina, mas não é uma fórmula mágica. É necessário trabalho duro, dedicação e contar com algo relacionado a uma renda extra, como o marketing multinível.

Ter uma vida financeira estável é o sonho de muita gente, e provavelmente o seu também. Mas como você tem feito para alcançar esse objetivo da independência financeira?

Guardar dinheiro, investir a sua renda, gastar menos do que se ganha são passos já conhecidos e essenciais a fim de manter um equilíbrio no orçamento. Mas só isso basta para alcançar a independência financeira?

Há quem entenda que trabalhar registrado, pagar as contas de casa, conseguir se divertir e ainda assim conquistar liberdade financeira é um verdadeiro desafio. E de certa forma, isso realmente pode ser bastante complicado.

A falta de dinheiro para as necessidades básicas ou nunca conseguir se livrar das dívidas são questões que causam medo em qualquer pessoa e podem até atrapalhar as relações familiares e pessoais.

Muitas pessoas acreditam que a liberdade financeira é sinônimo de ter um bom salário, um emprego estável, um provedor ou mesmo não depender de outra pessoa para pagar as suas contas, mas na verdade vai muito além disso.

Ficou confuso? Calma, vamos te explicar neste artigo a maneira mais assertiva de alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Confira:

  • O que é independência financeira?
  1. Faça um planejamento
  2. Saiba para onde vai o seu dinheiro: Fórmula 50-15-35
  3. Garanta as suas reservas
  4. Tenha o seu próprio negócio
  5. Invista em uma renda extra
  • Como conquistar a liberdade financeira a curto prazo

 

O que é independência financeira?

Para grande parte das pessoas, ter independência financeira é não precisar trabalhar mais, mas esse conceito está equivocado.

Alcançar esse status não significa que você não deve mais trabalhar e passar o seu tempo fazendo nada, mas você passa a optar por trabalhar para gerar mais renda e conquistar ainda mais coisas.

Independência financeira e liberdade financeira na realidade são sinônimos que se complementam muito bem. Pois, significa poder ter algo muito precioso: tempo e condições financeiras para fazer coisas importantes de acordo com a sua vontade

Esse posição tem a ver com não depender de um emprego fixo para arcar com as suas despesas, com poder viajar ou ter condições de comprar algo na hora que quiser.

Vamos a um exemplo?! Se em sua situação financeira atual você entrasse em uma loja com o objetivo comprar um carro novo, você iria escolhê-lo pelo modelo preferido ou pelo valor mais acessível?

Nesse caso, há quem diga que no momento não poderia sequer comprar um carro mesmo do modelo mais simples.

Aí é está a questão. A independência financeira consiste em poder comprar o carro pelo modelo escolhido e não passar anos pagando as suas parcelas. Significa ter liberdade e mais qualidade de vida.

 

5 passos para alcançá-la

  1. Faça um planejamento

O primeiro dos cinco passos a fim de conquistar a independência financeira parece simples. Mas, é essencial para garantir a organização em suas contas.

Uma maneira simples e acessível de planejar os gastos é criar uma planilha (manual, Excel ou até contar com aplicativos de finanças) onde você coloca o valor do seu salário líquido, as contas fixas e algum gasto eventual que possa surgir.

Ao final de cada mês você terá de forma mais clara o que está fazendo com o seu dinheiro. É muito importante ainda, pensar em sua renda líquida a fim de não haver imprevisto no planejamento.

Este planejamento deve ser seguido à risca, pois sem foco, nenhum projeto sai do papel. Portanto, se você ganha R$2000,00 por mês e paga R$600 em uma parcela de casa ou carro, nada de gastar 50% do salário no cartão de crédito.

Tendo todo esse planejamento feito, lembre-se das prioridades. Que são as suas contas fixas como aluguel, água, luz, alimentação e um pouquinho para o lazer também.

Automaticamente, nesse planejamento você conseguirá visualizar os gastos de consegue cortar, a fim de economizar e obter uma poupança, sem passar apertos. São passos pequenos mas essenciais para alcançar a independência financeira.

 

2. Saiba para onde vai o seu dinheiro: Fórmula 50-15-35

Após fazer o passo 1, você terá uma visão geral do que está gastando. Então, é hora de colocar a mão na massa e somar o destino relacionado a cada categoria.

Como fazer isso? É simples, há uma regra prática: 50-15-35.

Para saber se você está gastando muito ou não em uma categoria funciona assim: da sua renda total, até 50% deve servir para gastos básicos como moradia, alimentação e educação.

Cerca de 15% deve ser destinado às questões financeiras como dívidas a serem pagas. Mas, se elas não existem, esse dinheiro deve ser investido. O ideal é poupar esse dinheiro, é claro.

Os 35% restantes podem ser usados para o lazer e distração como passeios, viagens, jantares, compras e outros.

Passar necessidade não é sinônimo de economizar, se você está fazendo isso é porque certamente não alcançou o tema principal deste artigo.

Saber dosar os gastos é tão importante quanto economizar. É claro que quanto mais for economizado desses 35% melhor para alcançar os seus grandes objetivos.

 

3. Garanta as suas reservas

Para conquistar a independência financeira, é indispensável ter um dinheiro reservado para qualquer emergência.

Uma pesquisa de 2017 da Anbima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), aponta que mais de 52% dos brasileiros não possuem nenhum dinheiro guardado.

Esse dado mostra que a maioria das pessoas não tem o costume de se planejar e grande parte da população ainda está longe de ter uma vida financeira sólida e estável.

O indicado pelos especialistas é ter guardado no mínimo o valor equivalente a seis meses das suas despesas mensais.

Como isso pode ser alcançado? Realizando os passos indicados aqui.

 

4. Tenha o seu próprio negócio

Ficou surpreso? Acredite, tudo isso faz sentido!

Ter o seu próprio negócio pode te proporcionar uma renda maior, mas claro, isso depende do planejamento e execução a serem realizados.

Tirar um negócio do papel pode parecer um desejo distante, mas pode fazer toda a diferença para quem quer alcançar uma vida financeira plena.

Além disso, descontos na folha de pagamento, horário de trabalho, férias uma vez por ano estipulada pela empresa e outros detalhes que carregam o trabalho fixo, passarão a não existir, ou serem opcionais.

Agora você deve estar pensando: “como vou ter meu próprio negócio se não tenho como investir e não sei por onde começar?”.

Calma, nem todos os negócios precisam de um alto investimento ou ideias geniais de início. Mas, uma coisa é essencial: a força de vontade para mudar de vida.

Para começar, você pode contar com quem já conhece “o caminho das pedras” para lhe orientar e apresentar um negócio que possa valer a pena e te faça chegar até a liberdade financeira.

 

5. Invista em uma renda extra

No tópico anterior falamos como ter o seu próprio negócio pode ser a saída para a sua liberdade financeira. E ainda, contar com quem conhece sobre bons negócios pode fazer toda a diferença.

Buscar por uma empresa de marketing multinível pode te agregar uma renda extra, ela pode ainda virar a principal fonte de renda, de acordo com o seu desempenho.

Nos Estados Unidos, o marketing multinível vem há alguns anos formando milionários, se tornando uma tendência muito forte. No Brasil, com o preconceito sobre o segmento sendo deixado de lado, o cenário é o mesmo.

Funciona de uma maneira simples: você entra no segmento com um baixo investimento em produtos, e todas as outras pessoas indicadas por você indicarão outras pessoas e criarão a sua rede.

De forma honesta, esse trabalho chamado também de marketing de relacionamento irá te gerar renda tanto quanto às pessoas indicadas pelos seus patrocinados, como pelos produtos por eles vendidos.

Além da renda em dinheiro, empresas de marketing multinível de confiança trabalham também com um plano de compensação. Que, são feitas de acordo com os resultados, que envolvem viagens, cruzeiros e até carros novos.

Um ponto importante nesta etapa é escolher muito bem a empresa a qual irá se afiliar, conhecer o seu plano de negócio e planejar as perspectivas de futuro que ela pode proporcionar.

Encontrar uma empresa sólida e consistente é essencial para que você não dê “um passo no escuro”. Por isso, busque referência, conheça a estrutura, a história e os cases de sucesso da instituição. E, também entenda se ela possibilita oportunidades de alcançar a independência financeira.

 

Como conquistar independência financeira a curto prazo

Agora você já conhece cinco passos importantes para conquistar a sua independência financeira, então é hora de colocar tudo em prática.

A maioria dos passos citados neste artigo você conseguirá realizar sozinho e de forma tranquila, e em pouco tempo poderá colher os frutos de uma vida financeira mais organizada.

Porém como já citamos, a melhor forma de você aprender mais sobre um assunto, é estar perto de pessoas especialistas e com sucesso neles.

Se você planeja um futuro tranquilo, e desde já pensa em como alcançar a sua liberdade financeira, os passos citados aqui vão te ajudar muito. 

Mas se você ainda está em dúvida ou procura por uma empresa de confiança e que pode mudar a sua vida, confira mais dicas no nosso conteúdo que fala sobre o que é marketing multinível.

Acredite no seu potencial, mantendo sempre a confiança nas realizações que você pode efetuar e transformar a sua situação financeira.

Deixe uma resposta