BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como poupar dinheiro: descubra 13 passos infalíveis

Descubra como poupar dinheiro com esses X passos

Como poupar dinheiro e conseguir sair das dívidas e empréstimos? Preparamos este post para você que quer ter uma vida financeira controlada e parar de passar aperto todo final de mês. Veja aqui como economizar mesmo ganhando pouco!

Provavelmente você já tentou fazer uma poupança, e como a maioria das pessoas, acabou gastando toda a reserva em um impulso ou momento de necessidade.

Isso acontece porque quem é leigo em economia ou administração é difícil conhecer um método que seja efetivo para poupar dinheiro.

Mas quem deseja realizar sonhos e sair de dívidas, qual é a melhor forma de guardar dinheiro?

Descubra nesse post como poupar dinheiro e ter uma vida financeira saudável e organizada para nunca mais passar sufoco. Confira!

Organize-se primeiro

Como poupar dinheiro sem antes ter todas as finanças organizadas? Afinal, fica difícil controlar o dinheiro se você não sabe para onde ele está indo.

Então, antes de começar a pensar em um plano de ação para aprender a como economizar dinheiro, você precisa ter todo o seu financeiro devidamente organizado.

Registre todas as despesas 

Essa é uma tarefa que pode demandar um tempo, mas é o primeiro passo para você aprender a como guardar dinheiro. Principalmente se você quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco.

Para te ajudar a fazer isso, você pode utilizar um aplicativo financeiro. Pode ser do seu próprio banco, ou um aplicativo que ajude na organização financeira.

Outra maneira é guardando as notas fiscais de compras e depois colocar tudo em uma planilha. Essa maneira é mais demorada, mas é tão eficiente quanto os aplicativos.

Crie metas para seus gastos – 50 % – 35% – 15%

Como fazer os gastos caberem dentro da renda mensal? Essa é uma tarefa um tanto complicada para quem não tem autocontrole e ainda não sabe como poupar dinheiro. 

Sendo assim, uma das formas de conseguir isso é aplicando a regra dos 50-15-35.

50% da renda destinada para gastos essenciais

Dentro desta categoria entram todas as despesas necessárias para você se manter no dia-a-dia: moradia, educação, saúde, transporte e alimentação, por exemplo.

15% da renda para prioridades financeiras

Caso não esteja endividado, sua prioridade financeira será poupar parte do seu ganho para conquistar seus objetivos de médio e longo prazo. 

Portanto, guarde 15% da renda por mês para construir uma reserva de emergência de três a seis salários.

35% da renda para estilo de vida

Nesta categoria se encaixam as atividades que não são essenciais, que podem ser cortadas em uma eventual necessidade, porém são parte do seu lazer. 

Aqui entram: bares e restaurantes, balada, academia, salão de beleza, viagens, tv a cabo e por aí vai. 

Pague as contas em dia

Parte de aprender a como poupar dinheiro é pagar suas contas em dia. Isso porque os juros de atrasos são bastante altos, e esse dinheiro desperdiçado você poderia colocar em sua reserva financeira por exemplo.

Aliás, uma coisa interessante é mudar a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica mais fácil se organizar.

Crie prazo para seus objetivos

Como poupar dinheiro sem ter um objetivo e metas bem definidas? Isso ajuda muito a enfrentar o desafio de aprender a como economizar dinheiro e se manter focado.

Por isso, reflita sobre o motivo de você querer entender como economizar dinheiro. Você tem dívidas a quitas? Até quando deseja pagá-las? Ou você quer aprender a como poupar dinheiro para comprar um carro, ou talvez fazer uma viagem?

Entenda que guardar dinheiro é diferente de poupar

Pode não parecer, mas existe uma grande diferença entre esses dois termos. 

Guardar dinheiro dá a entender que ele estará disponível para que você o pegue quando quiser, isso significa que esses valores não servirão para constituir reservas financeiras.

Já o termo poupar exige um planejamento centrado em três pilares: propósito, aplicação e disciplina.

Como poupar dinheiro em 13 passos

Agora que você já entendeu que a organização é fundamental para aprender como poupar dinheiro, está na hora de saber quais são os passos infalíveis para colocá-los em prática.

Aliás, quem deseja saber como economizar dinheiro ganhando pouco, saiba que essas dicas também são para você.

Inclusive, no final do conteúdo traremos uma dica bônus muito especia. Com ela você aprenderá como poupar dinheiro sem muito esforço em menos de um ano, e o melhor, pode ser qualquer valor.

Dê férias ao cartão de crédito

Como economizar dinheiro se você tem um cartão de crédito que te dá a falsa impressão de ter um dinheiro a mais que, na verdade, você não tem? 

Que tal tirar o cartão da carteira por alguns meses e pague tudo à vista? Faça esse teste e veja quanto dinheiro você vai conseguir poupar.

Não faça compras de consolo 

Fazer compras para se consolar depois de uma semana difícil é uma cilada. Como poupar dinheiro com esse tipo de atitude? 

O mesmo vale para quando você sentir que está merecendo algo caro por ter batido alguma meta ou concluído um objetivo. 

Tente encontrar alguma outra maneira para aliviar sua tensão ou comemorar suas vitórias. Você verá como economizar dinheiro ganhando pouco fica mais fácil quando você muda atitudes sabotadoras.

Utilize o programa de recompensas do cartão para pagar a fatura

Como economizar dinheiro ganhando pouco? Uma boa dica é conferir o número de pontos acumulados no programa de recompensas vinculados ao seu cartão. 

Você pode encontrar no catálogo algum produto de que esteja precisando e, ao resgatar os pontos, não precisar gastar com isso!

Então, se informe para saber qual é o benefício do seu cartão. Acredite, vale muito a pena!

Antes de comprar, pergunte se vale a pena consertar

Quando algum aparelho quebrar ou alguma roupa apresentar algum defeito, avalie se não vale a pena levar para o conserto. 

Isso porque, muitas vezes, pode sair mais barato consertar o objeto do que comprar um novo. Esta é uma forma de como economizar dinheiro ganhando pouco.

Pequenos prazeres

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser mais divertidos e prazerosos do que programas caros.

Comece a valorizar mais as coisas simples da vida!

Não ao fast food

Por que não levar comida de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias sai muito caro. 

Levar comida de casa muitas vezes é uma alternativa saudável para o seu corpo e para o seu bolso. Como poupar dinheiro se torna mais simples com pequenas mudanças, não é mesmo?

Corte gastos

Após conhecer seus gastos e ganhos, o próximo passo é ver onde você pode diminuir ou cortar despesas. Muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês. 

Como por exemplo apagar as luzes quando não estiver no cômodo, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, e por aí vai.

Foco nos descontos

Você sabia que existem sites que oferecem cupons de descontos para refeições, serviços e lojas? É possível economizar um bom dinheiro utilizando esses cupons.

Aliás, quando você faz pagamentos à vista, muitas vezes é oferecido até 10% na compra. Peça desconto sempre que fizer alguma compra, isso é ser esperto e não há motivo para sentir vergonha.

Separe os gastos fixos dos variáveis

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Um passo muito importante para entender como guardar dinheiro é garantir que o valor necessário para que você pague todas contas fixas e variáveis mensais seja menor do que a sua renda líquida.

Ou seja, a soma de todos os seus gastos mensais jamais poderá ser superior ao valor de todos os seus recebimentos (após os descontos).

Sendo assim, some todas as contas da casa: aluguel (se tiver), supermercado, energia elétrica, água, internet e telefone.

Também considere nesse cálculo os custos com lazer, saúde e outras despesas que você possa ter.

Dia “zero”

Essa dica é muito simples de ser executada e pode servir como gatilho para você conseguir aprender como guardar dinheiro de forma mais fácil. 

Então, escolha um dia da semana para ser seu dia zero gastos, afinal, não abrir a carteira significa economia garantida. 

Organize no calendário um dia por semana e cumpra essa meta.

Troque as dívidas caras pelas mais baratas

Como guardar dinheiro se torna mais fácil quando você pesquisa bastante antes de comprar alguma coisa ou opta por objetos usados, mas em bom estado de conservação.

Então, no lazer, escolha programas mais baratos. Quando for comprar roupas, vá um brechó de qualidade. 

Dica das 52 semanas

Agora que você já entendeu a importância de aprender a economizar, como guardar dinheiro, chegou a hora de aprender como fazer meu dinheiro render e a melhor forma de guardar dinheiro. E nada melhor do que colocar o conhecimento em prática.

Por isso, lançamos o desafio para economizar dinheiro em 52 semanas, onde ao invés de poupar por mês, você vai economizar dinheiro por semana.

A proposta é inserir o valor total que você deseja poupar em um ano e a tabela vai calcular o valor que você precisa guardar por semana. 

Para saber mais detalhes sobre esse desafio e para baixar essa planilha, clique no banner abaixo. Com certeza esse desafio vai mudar sua vida e a maneira como fazer meu dinheiro render!

Pense em outras maneiras de ganhar uma renda extra

Em vez de depender apenas do seu salário, procure por novas alternativas de renda. Descubra algo que você tem talento, gosta de fazer e que possa gerar dinheiro.

Uma boa ideia para você ganhar dinheiro em casa é com cosméticos para revenda.

Esse são produtos muito populares entre as mulheres e costumam vender bem, mesmo em períodos de crise.

Por isso, pode ter certeza, você terá uma grande demanda consumidora desses produtos. Você precisa apenas encontrar clientes e conseguir vender os cosméticos.

Dê o primeiro passo para uma nova vida

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

A melhor maneira de você conseguir aprender de uma vez por todas como poupar dinheiro é focando em suas metas e objetivos para o dinheiro guardado. 

Para isso, você precisa ter muita disciplina e transformar sua mentalidade, a maneira como você se relaciona com o dinheiro.

Neste artigo você aprendeu que o primeiro passo de como poupar dinheiro é se organizando, registrando suas despesas e criando metas para seus gastos. 

Basicamente, você terá que adaptar o seu orçamento doméstico para cortar aqueles gastos que são desnecessários para conseguir como poupar dinheiro.

Vale ressaltar que é possível conseguir juntar o valor que você deseja de forma mais rápida 

Para isso, basta você buscar uma forma de renda extra. Com ela  você pode pagar suas dívidas, poupar para poder realizar seus sonhos, comprar aquilo que precisa, e por aí vai. 

Também te passamos um Desafio de 52 semanas para poupar quanto dinheiro desejar em um ano. Não deixe de baixar a planilha e começar a economizar hoje mesmo. 

Aqui você encontra muitas dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco, não deixe de anotá-las e colocar os 13 passos em prática.

Com certeza em pouco tempo você terá sua poupança dos sonhos e nunca mais passará por apertos!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat