BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

GUIA PRÁTICO: como juntar dinheiro ganhando pouco

GUIA PRÁTICO: como juntar dinheiro ganhando pouco

Como juntar dinheiro ganhando pouco é possível? Com as dicas deste post, em breve você conseguirá poupar muito mais dinheiro do que jamais imaginou!

A grande questão para você no momento é como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco, e ainda ter que arcar com todas as despesas essenciais do mês?

Guardar dinheiro não é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais para quem têm problemas até mesmo para pagar suas contas mensais sem ficar no vermelho.

Porém, gastar mais do que se ganha é algo muito mais comum do que parece, embora não seja aconselhável. Até por conta disso grande parte da população brasileira está endividada.

De acordo com a última pesquisa realizada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país fechou o ano de 2018 com 62,6 milhões de pessoas com o CPF negativado.

Apesar de ser difícil aprender como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo, exemplo, isso é possível. É necessário esforço, disciplina e uma análise exata dos seus gastos para isso. 

Quer saber como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco ainda que seu orçamento esteja apertado? Continue lendo este artigo e confira as dicas de como juntar dinheiro ganhando pouco!

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Por que poupar dinheiro? 

Pessoas que entendem como funciona a economia, por regra, não se endividam.

Guardar dinheiro, muito mais do que economizar o montante que você tinha no início, significa economizar também o suposto dinheiro que você poderia perder ao ter que pagar dívidas e juros.

E, esses valores não existiam antes, mas passaram a existir por meio de um consumo irresponsável.

Em outras palavras: sempre que você gasta mais do que pode, perde a chance de poupar dinheiro, o que implica em perda de liberdade de compra no futuro.

Entenda que juntar dinheiro é diferente de poupar

Vamos entender a diferença entre esses dois termos.

Guardar dinheiro dá a entender que ele estará disponível para que você o pegue quando quiser, isso significa que esses valores não servirão para constituir reservas financeiras.

Então, como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco se você tem a verba guardada disponível para quando você quiser?

Já o termo poupar exige um planejamento centrado em três pilares: propósito, aplicação e disciplina.

Aplicação

A melhor forma de como juntar dinheiro ganhando pouco deve ser avaliada nesse passo. Se em um porquinho na sua casa, em uma conta de banco ou em um investimento. 

Mas, saiba que deixar o dinheiro parado em sua casa ou na poupança não são boas opções, pois você estará “perdendo dinheiro” para inflação.

Portanto, pense em montar um plano de investimentos com um profissional da área ou estude sobre o assunto. Com certeza valerá a pena e você vai sair ganhando.

Propósito

O seu propósito deve ter um fundo emocional forte, que será o alicerce quando a vontade de pegar o dinheiro vier. Ele fará com que você use o dinheiro poupado apenas para realizar esse objetivo.

Esse propósito pode ser a construção de uma reserva de emergências, para realizar uma viagem, para trocar o carro, para dar entrada em uma casa, e por aí vai.

Enfim, algo que te ajude a manter o foco e motivação até conseguir realizar esse objetivo.

Disciplina

A disciplina está ligada ao propósito que você escolheu para aprender a como guardar dinheiro e como fazer meu dinheiro render. 

Tendo um bom motivo, você conseguirá traçar um planejamento, fortalecer sua mentalidade e criar uma rotina que ajude a como guardar dinheiro.

Muitas pessoas desistem de poupar justamente por não terem um propósito e metas claras.

Já pensou na reserva de emergência?

Para entender como juntar dinheiro ganhando pouco, você precisa primeiro mudar a maneira como enxerga a riqueza.

Ou seja, chegou a hora de adotar novos hábitos para que o dinheiro possa ser cada vez mais valorizado e usado de forma inteligente.

Saiba que a reserva de emergência funciona como um cheque especial, que irá ajudá-lo a manter o padrão de vida nos momentos de dificuldades.

Aliás, depender de empréstimos de bancos é péssimo, e vem com altas taxas de juros. Recorrer ao uso do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos consignados pode deixar você em dívida por muito tempo. Como juntar dinheiro ganhando pouco com ainda mais dívidas?

Portanto, o ideal é que a sua reserva de emergência consiga cobrir e manter o seu padrão de vida por, no mínimo, 6 meses. Melhor ainda que ela consiga dar a você a tranquilidade de um ano.

Para calcular as suas despesas, faça uma soma dos gastos fixos e variáveis que você tem todos os meses.

Primeiro Passo: Se organize

Este é o primeiro passo para quem quer aprender como guardar dinheiro ganhando pouco. Esse é o momento de colocar tudo na ponta do lápis.

Separe todos os seus gastos, anote qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, caso tenha parcelado a compra anote o número de parcelas. É importante ter todos os detalhes.

Controle suas contas

Veja bem, controlar os gastos não é apenas listar as despesas. É olhar e analisar as contas com carinho, fazendo do exercício um verdadeiro planejamento, que estará funcionando para evitar multas por atraso, pagamentos de juros e gastos desnecessários.

Aqui a disciplina e a organização estarão ao seu lado como verdadeiras aliadas. Com um pouco de perseverança, controlar as contas se tornará um hábito saudável para toda a vida.

Anote os gastos do cartão e diminua o limite do mesmo

Com o cartão é muito mais fácil perder o controle dos gastos, afinal, você apenas passa o cartão e não vê uma quantidade de dinheiro saindo de sua carteira ou da sua conta.

Para evitar que isso aconteça, comece a pagar pequenas despesas com dinheiro ou com o cartão de débito. Ao pagar à vista, você não acumula vários gastos para o próximo mês, evitando dívidas ou possíveis juros. 

Assim, alguns objetivos, como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo, se tornam mais fáceis de serem alcançados.

É uma forma eficaz de se policiar mais. Use o  cartão de crédito apenas para o pagamento de valores muito mais altos. Outra dica é diminuir o limite do seu cartão, para evitar tentações. 

Faça uma planilha 

As planilhas de custos são apenas ferramentas para ajudá-lo a aprender como juntar dinheiro ganhando pouco e  finalmente estabelecer a maneira como você organiza seu orçamento e lida com o seu dinheiro.

Para que as planilhas de controle de gastos sejam funcionais e realmente eficazes, é preciso ser firme e acessá-las diariamente ou ao menos semanalmente. 

Portanto, a mudança deve começar a partir de você e dos seus hábitos.

Crie metas para seus gastos

A regra dos 50-15-35 é muito simples. Basta dividir suas despesas em três grandes categorias e separar para cada uma delas uma parcela da sua renda.

Essa divisão e o estabelecimento de metas facilitam na hora de controlar os gastos, ajudam a entender como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco e  identificar que categorias são as grandes vilãs do seu orçamento pessoal.

50% da renda destinada para gastos essenciais

De acordo com a regra 50% da sua renda líquida deve ser reservado para os gastos essenciais. 

Essas despesas compreendem categorias como transporte, alimentação, moradia, saúde, mercado e educação, ou seja, tudo o que você depende para se manter no dia a dia.

15% da renda para prioridades financeiras

Depois de separar 50% para os gastos essenciais, é preciso reservar 15% da renda líquida para prioridades financeiras. Caso você tenha dívidas, usará essa quantia para pagá-las. 

Quem está com as finanças em dia, deve usar essa parcela para poupar (criar um fundo para emergências, contratar um plano de previdência privada, fazer investimentos de longo prazo).

35% da renda para estilo de vida

Gastos relacionados ao estilo de vida são aqueles ligados à hobbies, lazer, diversão e afins. Portanto, para ter qualidade de vida, reserve 35% da sua renda líquida para essas categorias. 

Mas, para a regra funcionar, é importante entender que os gastos de estilo de vida devem sempre vir depois das despesas essenciais, que são aqueles itens que não podem ficar de fora do orçamento.

Pague as contas em dia

Pagando suas contas em dia você não precisará pagar multas por atrasos. Pode parecer pouco, mas faça os cálculos de quanto isso pode representar no final de um ano.

Esses juros de contas atrasadas poderiam ser um dinheiro investido em outras coisas, como sua poupança, investimentos financeiros, ou até mesmo lazer. 

Uma boa ideia para não se esquecer de realizar os pagamentos se programar melhor é inserir as contas no débito automático.

Crie um prazo para seus objetivos

Na hora de poupar dinheiro, ter um objetivo bem definido ajuda muito a encarar o desafio de aprender como juntar dinheiro ganhando pouco e a não perder o foco. 

Você precisa quitar suas dívidas? Até quando? Deseja poupar dinheiro para comprar um carro ou talvez fazer uma viagem? Daqui a quanto tempo? Perceba que quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.

8  maneiras de como juntar dinheiro ganhando pouco 

Agora que você já que aprendeu a dar os primeiros passos, aqui vão as 7 dicas imperdíveis:

Marmita sim, fast food não 

Muitas vezes, o gasto com a alimentação fora de casa pesa muito no orçamento. Então fica difícil saber como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco; 

Portanto, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho.

Além de economizar, você também vai dar um incentivo para a sua saúde e ainda fugir das tentações do self-service.

Corte gastos

Após conhecer seus gastos e ganhos, o próximo passo para aprender como juntar dinheiro ganhando pouco é ver onde você pode diminuir ou cortar despesas. 

Muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês. 

Como, por exemplo apagar as luzes quando não estiver no comodo, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, e por aí vai.

Procure uma forma de controlar seus gastos 

Uma ferramenta muito indicada para aprender como juntar dinheiro ganhando pouco e controlar as finanças pessoais são os aplicativos de gestão financeira para smartphones. 

Com eles você pode controlar o quanto já gastou no mês, quanto ainda tem disponível nas suas contas e pode estabelecer um teto de gastos para categorias de despesa.

Você também pode diminuir o limite de seu cartão de crédito, ou até mesmo cortá-lo. Usar planilhas também é uma excelente opção.

Separe os gastos fixos dos variáveis 

Como juntar dinheiro ganhando pouco se torna mais fácil quando você garante que o valor necessário para pagar todas as despesas fixas e variáveis do mês seja menor que a sua renda líquida.

Então, some todas as contas da casa: aluguel (se tiver), supermercado, energia elétrica, água, internet e telefone. Não se esqueça de considerar nesse cálculo os custos com: entretenimento, lazer e saúde.

Liste coisas indispensáveis 

Veja o que é essencial e necessário nesse momento da sua vida, e deixe de lado  o que pode ser deixado para mais tarde. Objetivos como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo se tornam menos desgastantes dessa forma.

Compra de livros, roupas, saídas caras ou viagens, são mesmo uma prioridade agora?

Utilize o cartão de forma inteligente 

Utilize o cartão de crédito apenas em situações em que ele é realmente necessário, como a compra de passagens aéreas.

Se você tiver o hábito de usá-lo com muita frequência pode acabar se enrolando e fazendo compras por impulso. Como juntar dinheiro ganhando pouco dessa forma? É quase impossível, não é?

Troque as dívidas caras pelas mais baratas

Ter um bom controle financeiro é fundamental para evitar o endividamento. Até porque, se você tiver dívidas, será bem mais difícil economizar.

A dica aqui é  sempre pesquisar muito antes de fazer uma compra, e tente encontrar objetos usados e em bom estado de conservação.

E, no lazer, escolha programas mais baratos, como programações gratuitas na cidade, ou uma noite de jogos na casa de um amigo.

Ganhe uma renda extra

Em vez de depender apenas do seu salário, procure por uma forma de complementar sua renda. 

Então, pense em algo que você é bom e tem o dom para fazer e que possa gerar dinheiro.

Uma boa ideia para você ganhar dinheiro em casa é se tornando uma representante de uma marca de cosméticos. Cosméticos são produtos muito populares entre as mulheres e costumam vender bem, mesmo em períodos de crise.

Por isso, pode ter certeza, você terá uma grande demanda consumidora desses produtos. Você precisa apenas encontrar clientes e conseguir vender os cosméticos para elas.

Dobre a sorte para seu futuro

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

A melhor maneira de você conseguir resultados melhores e entender como juntar dinheiro ganhando pouco, é concentrar-se em transformar o seu mundo interior na maneira como você se relaciona com o dinheiro.

Ou seja, você precisa ajustar o seu orçamento para cortar gastos desnecessários e assim conseguir pagar outras atividades ou até mesmo suprir as necessidades básicas.

Neste conteúdo você entendeu os motivos pelos quais guardar dinheiro é importante, assim como as diferenças entre guardar dinheiro e poupar dinheiro. 

Além disso, você viu que o primeiro passo para conseguir poupar mesmo ganhando pouco é se organizando.

Depois de tudo isso te passamos 8 maneiras de conseguir juntar a quantia que você deseja. Anote todas elas e coloque-as em prática quanto antes.

Sabemos como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo é uma tarefa complicada. Por isso é muito interessante buscar uma forma de conseguir uma renda extra.

Com essa renda você pode pagar suas dívidas, poupar para poder realizar seus sonhos, comprar itens que precisa, e por aí vai. Isso pode ser feito por meio do controle de gastos, metas, pagando as contas em dia e criando prazos para seus objetivos.

Esperamos que este conteúdo seja útil em sua jornada rumo a poupança. Lembre-se que o esforço e foco sempre são recompensados!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat