BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco? Saia do sufoco com o método certo

Como guardar dinheiro de forma eficiente ganhando pouco Descubra o método certo

Como guardar dinheiro a partir deste ano, mas tem o orçamento apertado? Isso é totalmente viável apesar de não ser uma tarefa fácil. Confira neste post como atingir esse objetivo e ter uma poupança saudável.

Provavelmente você já tentou fazer uma poupança, e como a maioria das pessoas, acabou gastando toda a reserva em um impulso ou momento de necessidade. Isso acontece porque quem é leigo em economia ou administração é difícil conhecer um método que seja efetivo para poupar dinheiro.

É fácil encontrar conteúdos que falam sobre como guardar dinheiro para quem ganha consideravelmente bem. Mas quem deseja realizar sonhos e sair de dívidas, qual é a melhor forma de guardar dinheiro?

Pensando nisso produzimos este post, para ensinar você a como guardar dinheiro ganhando pouco, como fazer meu dinheiro render, melhor forma de guardar dinheiro, aprender a economizar, entre outras coisas. Saiba como sair do sufoco com os métodos certos!

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Primeiro Passo: Se organize

Vamos partir do princípio: como guardar dinheiro rápido se você não sabe para onde ele está indo? Portanto, este é o primeiro passo pra quem quer aprender como guardar dinheiro ganhando pouco. 

Separe todos os seus gastos, anote qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, caso tenha parcelado a compra anote o número de parcelas. 

É importante ter todos os detalhes.

Registre suas despesas

Sim, tudo, não deixe passar nada. 

Tenha sempre contigo uma agenda ou o próprio bloco de notas do celular. No primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com coisas não tão importantes.

Aplicativos de despesa

Uma ferramenta muito indicada para aprender como guardar dinheiro, controlar as finanças pessoais são os aplicativos de gestão financeira para smartphones. 

Com eles você pode controlar o quanto já gastou no mês, quanto ainda tem disponível nas suas contas e pode estabelecer um teto de gastos para categorias de despesa.

Muitos aplicativos também oferecem outras funções muito interessantes e funcionais para quem precisa aprender a economizar e poupar dinheiro, como:

  • Controle de cartões de crédito;
  • Metas e orçamentos;
  • Objetivos;
  • Balanço mensal, etc.

Portanto, se você quer saber como aprender a como guardar dinheiro a partir de hoje e criar um planejamento financeiro eficiente, baixe um aplicativo de despesas!

Diminua o uso e limite do cartão de crédito

Com o cartão é muito mais fácil perder o controle dos gastos, afinal, você apenas passa o cartão e não vê uma quantidade de dinheiro saindo de sua carteira ou da sua conta.

Para evitar que isso aconteça, comece a pagar pequenas despesas com dinheiro ou com o cartão de débito.

Ao pagar à vista, você não acumula vários gastos para o próximo mês, evitando dívidas ou possíveis juros. 

É uma forma eficaz de se policiar mais. Use o  cartão de crédito apenas para o pagamento de valores muito mais altos. Outra dica é diminuir o limite do seu cartão, para evitar tentações. 

Faça uma planilha 

As planilhas de custos são apenas ferramentas para ajudá-lo a finalmente estabelecer a maneira como você organiza seu orçamento e lida com o seu dinheiro.

Para que as planilhas de controle de gastos sejam funcionais e realmente eficazes, é preciso ser firme e acessá-las diariamente ou ao menos semanalmente. 

Portanto, a mudança deve começar a partir de você e dos seus hábitos.

Inclusive, muitas planilhas são quase completamente automatizadas. Mesmo assim, é importante você entender pelo menos o básico sobre as fórmulas utilizadas. 

Dessa forma você pode incrementá-las e fazer o controle financeiro do seu jeito.

Crie metas para seus gastos

A grande dúvida de muitas pessoas que querem controlar melhor suas finanças é como fazer os gastos caberem dentro da renda mensal. Uma das formas de conseguir isso é aplicando a regra dos 50-15-35.

50% da renda destinada para gastos essenciais

Dentro desta categoria entram todas as despesas necessárias para você se manter no dia-a-dia: moradia, educação, saúde, transporte e alimentação, por exemplo.

Portanto, aqui você deve incluir gastos com aluguel, conta de luz, gás, telefone, escola, gasolina, convênio médico, remédios, terapia, feira e supermercado, entre outros.

15% da renda para prioridades financeiras

Assumindo que você não esteja endividado, sua prioridade financeira será poupar parte do seu ganho de modo a conquistar seus objetivos de médio e longo prazo.

Guardando 15% da renda por mês, seu primeiro objetivo financeiro deve ser construir uma reserva de emergência de três a seis salários. 

Isso é de extrema importância para que você se proteja dos momentos de incerteza ou desemprego, por exemplo. 

Isso evita que você recorra ao cheque especial cada vez que se deparar com um gasto inesperado. Mas, atenção, a reserva de emergência deve servir apenas para emergências reais.

35% Estilo de vida

Com os gastos essenciais organizados e as prioridades financeiras garantidas, você está liberado para usar o dinheiro com o que te dá prazer. 

Nesta categoria se encaixam as atividades que não são essenciais, que podem ser cortadas em uma eventual necessidade, porém são parte do seu lazer.

Podemos listar aqui: bares e restaurantes, balada, academia, salão de beleza, viagens, tv a cabo, assinatura de revistas e compras, por exemplo. 

A grande questão aqui é ter em mente que essas despesas só devem entrar em seu orçamento uma vez que seus gastos essenciais e suas prioridades financeiras estiverem organizadas. 

Com esse cenário, você está livre para gastar sem culpa.

Pague as contas em dia

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do recebimento do seu pagamento. Isso ajuda a evitar atrasos, e você consegue observar o que sobra para as demais despesas.

Além disso, os juros de contas atrasadas poderiam ser um dinheiro investido em outras coisas, como sua poupança, investimentos financeiros, ou até mesmo lazer. 

Uma boa ideia para não se esquecer de realizar os pagamento se programar melhor é inserir as contas no débito automático.

Crie um prazo para seus objetivos

Na hora de poupar dinheiro, ter um objetivo bem definido ajuda muito a encarar o desafio de aprender a economizar e a não perder o foco. 

Você precisa quitar suas dívidas? Até quando? Deseja poupar dinheiro para comprar um carro ou talvez fazer uma viagem? Daqui a quanto tempo? Perceba que quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.

Aumente a renda através de um talento rentável

Às vezes não paramos para pensar, mas os gastos podem não ser o único problema. Se não entra receita suficiente, como guardar dinheiro será possível?

É comum que os ganhos não sejam suficientes para pagar as contas fixas e ainda garantir uma sobra para poupar dinheiro. 

Assim como acontece de o valor que sobra para aprender a economizar é muito pequeno e é necessário aumentar o saldo positivo.

Por isso é muito interessante buscar uma forma de renda extra, pois com esse dinheiro a mais é possível encontrar a melhor forma de guardar dinheiro e aprender a economizar. 

Descubra algo que você tem talento, gosta de fazer e que possa gerar dinheiro.

Com essa renda extra você pode pagar suas dívidas, poupar para poder realizar seus sonhos, comprar itens que precisa, e por aí vai. 

É importante também que você estude como fazer meu dinheiro render, para que essa renda extra “trabalhe para você”.

Desafio das 52 Semanas

Agora que você já entendeu a importância de aprender a economizar, como guardar dinheiro, chegou a hora de aprender como fazer meu dinheiro render e a melhor forma de guardar dinheiro. 

E nada melhor do que colocar o conhecimento em prática.

Por isso, lançamos o desafio para economizar dinheiro em 52 semanas, onde ao invés de poupar por mês, você vai economizar dinheiro por semana. 

A proposta é inserir o valor total que você deseja poupar em um ano e a tabela vai calcular o valor que você precisa guardar por semana. 

Para saber mais detalhes sobre esse desafio e para baixar essa planilha, clique no banner abaixo. Com certeza esse desafio vai mudar sua vida e a maneira como fazer meu dinheiro render!

Entenda que guardar dinheiro é diferente de poupar

Vamos entender a diferença entre esses dois termos. 

Guardar dinheiro dá a entender que ele estará disponível para que você o pegue quando quiser, isso significa que esses valores não servirão para constituir reservas financeiras.

Já o termo poupar exige um planejamento centrado em três pilares: propósito, aplicação e disciplina.

Propósito

O seu propósito deve ter um fundo emocional forte, que será o alicerce quando a vontade de pegar o dinheiro vier. 

Ele fará com que você use o dinheiro poupado apenas para realizar esse objetivo.

Esse propósito pode ser a construção de uma reserva de emergências, para realizar uma viagem, para trocar o carro, para dar entrada em uma casa, e por aí vai. 

Enfim, algo que te ajude a manter o foco e motivação até conseguir realizar esse objetivo.

Aplicação

A melhor forma de guardar dinheiro deve ser avaliada nesse passo. Se em um porquinho na sua casa, em uma conta de banco ou em um investimento. 

Mas, saiba que deixar o dinheiro parado em sua casa ou na poupança não são boas opções, pois você estará “perdendo dinheiro” para inflação.

Portanto, pense em montar um plano de investimentos com um profissional da área ou estude sobre o assunto. Com certeza valerá a pena e você vai sair ganhando.

Disciplina

A disciplina está ligada ao propósito que você escolheu para aprender a como guardar dinheiro e como fazer meu dinheiro render. 

Tendo um bom motivo, você conseguirá traçar um planejamento, fortalecer sua mentalidade e criar uma rotina que ajude a como guardar dinheiro. 

Muitas pessoas desistem de poupar justamente por não terem um propósito e metas claras.

Comece agora um novo futuro guardando dinheiro

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Neste post, você entendeu como guardar dinheiro não é tão difícil quanto parece. 

A partir do momento em que você se organiza e segue algumas regras básicas como registrar suas despesas, criar metas, pagar as contas em dia e criar prazo para seus objetivos, fica muito mais simples.

Além disso, você também viu que uma saída para conseguir poupar mais dinheiro e como fazer meu dinheiro render é a renda extra. 

O ideal é buscar um talento que você tem e conseguir torná-lo uma solução que tenha valor no mercado.

Também te passamos um Desafio de 52 semanas para poupar quanto dinheiro desejar em um ano. Não deixe de baixar a planilha e começar a economizar hoje mesmo. 

Com um propósito claro, aplicações assertivas e disciplina, logo você terá uma reserva financeira muito maior do que jamais imaginou!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat