BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Coaching financeiro: saiba a melhor forma de se organizar financeiramente

Coaching financeiro

Um coaching financeiro é o que você precisa na sua vida para solucionar os problemas que o dinheiro causa. Saiba como gerenciar suas contas e organizar seus gastos com facilidade.

A população, de forma geral, tem pouco conhecimento sobre educação financeira. Não é comum as pessoas aprenderem a lidar com dinheiro.

Você recebe o dinheiro e gasta, não é mesmo? Ninguém te prepara para a vida adulta. É nesse cenário que surge o coach financeiro.

Dessa forma, ele vem com a função de orientar como organizar sua vida financeira e ajudar com todas as dificuldades que possam surgir disso.

Afinal, criar hábitos e reeducar a forma de lidar com dinheiro é a chave para que seu futuro tenha sucesso.

Você quer saber como o coach pode te auxiliar? Acompanhe os tópicos e mude sua vida agora mesmo!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

O que é coaching financeiro

O papel do coach é entender pessoas, saber quais são suas motivações, objetivos e problemas, para incentivá-los a alcançar potencial máximo. Ele observará como você lida em frente a conflitos e te guiará para superar as dificuldades rumo ao objetivo desejado.

Entretanto, no coaching financeiro, por ser voltado para finanças, os ensinamentos serão direcionados para essa área.

Ou seja, ele te ajudará a aproveitar ao máximo suas economias e aprender a lidar com o dinheiro. Ao avaliar a situação econômica que você se encontra, soluções serão desenvolvidas.

Além disso, ele não apenas ensinará como economizar, mas também como aplicar o dinheiro. Independente do seu objetivo pessoal, como comprar uma casa, um carro, fazer viagens ou investimentos.

Qual o papel de coaching financeiro

Ao se tornar um cliente de coach, você será conhecido como cochee.

O coach tem a função de educar o coachee, mostrando quais os caminhos certos a serem trilhados.

Sendo assim, a ideia do coaching financeiro pessoal é reeducar a maneira que você utiliza o dinheiro, ensinar quais são os melhores métodos para lidar com a economia, de forma que você saiba lidar com suas finanças, sozinho futuramente.

O objetivo do coach é que você comece a encontrar suas soluções sozinho, até não precisar mais de ajuda para problemas. Ou seja, ser coach é como ser um guia.

Consultoria x Coaching financeiro

Então, qual a diferença entre um coaching financeiro e uma consultoria financeira? Pode existir confusão, mas os dois apresentam diferenças fundamentais.

O consultor é responsável apenas por resolver problemas financeiros pontuais de uma pessoa. Trazendo uma solução imediata para um problema específico.

Sendo assim, uma consultoria financeira não vai te ensinar a gerenciar o dinheiro para lidar com futuros problemas.

Por isso é tão diferente do que acontece com um coach, no qual a aposta desse profissional é justamente pensada para o longo prazo.

O coaching financeiro pessoal te ensinará como lidar com o assunto de forma geral, como entender de planejamento econômico e saber como resolver problemas futuros.

Por exemplo, se houver mudança no valor da sua renda e, assim, você não é pego de surpresa.

E de que forma o coaching financeiro pessoal ensina habilidades de gerenciamento econômico?

Processos de coaching para aplicar em sua vida

Um dos objetivos do coach é como organizar sua vida, mas de que forma é feito esse procedimento?

Esses são alguns passos usados por um coach que auxiliam a trajetória para aprender a mexer com seu dinheiro:

  • Compreender como está gastando o dinheiro;
  • Relatório de gastos;
  • Controle de despesas;
  • Estabelecimento de metas;
  • Investimentos;
  • Motivação.

Compreender como está gastando o dinheiro

O primeiro item que o coach analisaria é a sua relação com o dinheiro. Se os gastos são feitos descontroladamente e sem preocupações ou se prefere manter o dinheiro em rédea curta e não gastar com coisas desnecessárias.

Sendo assim, é preciso entender como está enxergando o dinheiro para que consiga trazer mudanças nessa relação, existindo um equilíbrio nos gastos.

Relatório de gastos

Depois de saber que forma o dinheiro é gasto, o próximo passo é saber com o que. O coach te ajudará a montar um relatório de gastos para conhecer as despesas.

Dessa forma, o relatório precisa conter os dados mais relevantes, como a quantia e onde o dinheiro foi gasto. Assim, você despertará na sua consciência onde todo o dinheiro está sendo gasto.

Controle de despesas

O que leva a outro item: o controle de despesas. Agora que sabe com o que está sendo gasto o dinheiro, elimine contas desnecessárias, analise o que realmente precisa e, no lugar daquilo que é sem utilidade, invista no que realmente faz diferença.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Estabelecimento de metas

Se você está com um objetivo, como ter a casa própria, realizar um curso, uma viagem ou abrir um negócio, a criação de uma meta traz um incentivo maior na hora de economizar.

Sendo assim, estabelecer uma meta e focar no controle de seus gastos é bom para criar disciplina em relação ao gerenciamento de dinheiro.

Investimentos

Para fazer com que o dinheiro renda ainda mais, invista o dinheiro. O coach auxilia quais são as melhores formas de investimento para o seu dinheiro, dependendo de cada caso.

No entanto, aplicações em dinheiro podem ser complicadas e uma orientação profissional é essencial no passo a passo para que você não se sinta inseguro e não cometa nenhum erro.

Motivação

É papel do coach extrair seu potencial máximo, servir como apoio e não te deixar desistir no meio da jornada financeira.

Todo o processo de como se organizar financeiramente pode ser longo e trabalhoso, criar novos hábitos leva esforço.

Desse modo, para manter a motivação é importante estabelecer um objetivo, o mantenha em mente. Durante toda a jornada, observe sua evolução, comemore cada nova etapa conquistada.

 

Para quem o coaching financeiro é indicado?

Homem segurando dinheiro sorrindo coaching financeiro


O coaching financeiro serve para quem quer saber como organizar sua vida financeira, basicamente. Sem restrições de idade, escolaridade, gênero ou qualquer coisa do tipo.

Por exemplo, o tipo de pessoa mais comum que pode precisar de coach são aquelas que estão atoladas em dívidas, mas não é só nesses casos que um coaching financeiro é necessário. Se você tem um objetivo que precise financiar o dinheiro, o coach é indicado.

Em resumo, muitas pessoas poderiam usar o serviço de coaching apenas porque precisam aprender a lidar com gastos. Podemos citar algumas situações, como:

Jovens adultos

Jovens que acabaram de sair da faculdade ou estão começando a vida profissional e precisam aprender com rapidez como organizar sua vida financeira e gerenciar suas economias.

Já que, provavelmente, a entrada no mercado de trabalho é seu primeiro contato com finanças e não fazem ideia de como devem agir.

Empreendedores

Pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho como empreendedores, que desejam ampliar seus negócios. Ou que querem, ou apenas ter um maior entendimento das finanças que ocorrem na empresa.

Renda familiar

Ao iniciar uma família, seja você e mais uma pessoa, é preciso ter consciência dos gastos feitos em conjunto.

Dessa forma, a orientação de um coaching financeiro pessoal nessa situação é mais que necessária, pois não está envolvendo apenas a renda de uma pessoa.

Os planejamentos compartilhados podem ser a melhor solução.

Organizados e prevenidos

Claro que há também aqueles que não se encontram em nenhuma situação específica ou desesperadora, são pessoas com objetivos simples que apenas querem ter consultoria com coaching financeiro.

É importante em qualquer situação, saber lidar com os gastos, já que a todo momento as pessoas estão lidando com dinheiro, então é melhor que façam de forma responsável.

Quando procurar um coaching financeiro

Não se engane, não é apenas nos momentos de crise financeira que se deve procurar um coach. Se precisa aprender a como lidar e realmente fazer o dinheiro render, então pode procurar um coach.

Por exemplo, com metas, o coach vai te ajudar a alcançar seu objetivo e a manter-se estável financeiramente até depois de concluído.

Aprenda a se organizar financeiramente com a ajuda de um coaching financeiro

Depois de entender o que é coaching financeiro, saber como o profissional trabalha e de como se organizar financeiramente, coloque em prática tudo o que foi aprendido.

Lembre-se: o coach de finanças é um profissional especializado na questão e é quem melhor pode te orientar para a organização e controle de gastos!

Dessa forma, o coach vai te acompanhar passo a passo do processo que requer muita dedicação, determinação e paciência. Não se esqueça que coaching financeiro te ajuda na reeducação na forma de lidar com o dinheiro.

Tudo que é um novo processo leva tempo para aprender, mas também é trabalho do coach te incentivar e não deixar desistir no meio do caminho. Então não perca mais tempo e comece a estabilizar sua vida financeira da melhor forma!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta