BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Quer abrir um negócio? Conheças essas ideias e tire seu projeto do papel

Quer abrir um negócio Conheças essas ideias antes de se arrepender (3)

Abrir um negócio parece ser um bicho de sete cabeças para você? Acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas e conheça ideias de negócios lucrativos para iniciar o seu empreendimento!

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas só em pensar nas etapas para abrir uma empresa, alguns já começam a repensar sobre essa ideia.

No entanto, com as informações certas, persistência e organização, você vai ver que será mais fácil do que imagina abrir e regularizar a sua empresa!

Sobretudo com o objetivo de ajudar futuros empreendedores que ainda não sabem por onde começar e incentivar aqueles que estão com receio, elaboramos este conteúdo para te ensinar o caminho certo para abrir um negócio. 

Nesse sentido, entenda neste artigo como abrir um negócio, qual comércio escolher, como juntar dinheiro para investir, e ainda confira as ideias de negócios lucrativos. 

Aqui estão todas as dicas importantes que vão descomplicar esse processo!

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Como abrir um negócio

Quem já tentou empreender sabe: abrir um negócio não é fácil nem com muito dinheiro.

Você precisa saber como juntar dinheiro para investir, são necessários planejamento estratégico, pessoas capacitadas, controle de custos, senso de oportunidade, pesquisa de mercado, perseverança, paciência e muito mais. 

Confira agora os passos a serem seguidos para abrir um negócio.

Qual negócio abrir

A abertura e o gerenciamento de empresas exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos.

Você deve se preparar, analisar se sua ideia é viável, conhecer o mercado no qual irá atuar e desenvolver seu perfil empreendedor. Além é claro, de entender como juntar dinheiro para investir.

Porém, atenção: não adianta simplesmente perguntar a opinião de amigos e parentes, porque eles obviamente tendem a ser parciais e farão de tudo para ajudá-lo nesse começo de caminhada.

Desse modo, a melhor maneira de saber de verdade se sua proposta de abrir um negócio é viável ou não é procurar outros empreendedores, de preferência que tenham mais experiência, ou até mesmo clientes em potencial. 

Além disso, pesquise com profundidade o mercado do seu produto ou serviço e tente entender como você vai se diferenciar de cada um deles.

Por onde começar 

Você já tem uma ideia e precisa de ajuda para dar o pontapé inicial? É importante que você conheça os princípios fundamentais para iniciar um negócio.

Então, o primeiro passo é a definição do mercado que você pensa em abrir um negócio, e quais são as características de um empreendedor de sucesso.

Dessa forma, você conseguirá moldar seu perfil e trabalhar com mais assertividade. 

Outro ponto é saber como dimensionar esse mercado para que você consiga extrair o melhor. E nessa parte, a projeção de vendas é essencial.

Conceitos e elementos básicos de finanças também fazem parte dos princípios básicos de quem deseja abrir um negócio, assim como saber apurar os resultados do mesmo. 

Além disso, é fundamental entender como fazer um diagnóstico da situação financeira da empresa e encontrar a melhor maneira de como juntar dinheiro para investir.

Contudo, é preciso saber como montar um plano de negócios e como usar o marketing a favor de sua empresa.

Vale ressaltar que, investir em conhecimento e se especializar no segmento de mercado é uma das chaves para ter sucesso em qualquer empreendimento. 

Afinal, não adianta ter ideias de negócios lucrativos e não saber colocá-las em prática.

Comece onde se investe pouco e se tem retorno rápido

Muitos empreendedores iniciantes, por falta de conhecimento do mercado, não conseguem enxergar todos as despesas que terão durante as suas atividades.

Gastos como o 13º de funcionários e o FGTS devem ser levados em consideração na hora de contratar, por exemplo. Por isso, recomenda-se a formação de uma reserva de contingência para que o empreendedor não seja pego desprevenido.

Outra despesa importante para se levar em consideração é a carga tributária que o negócio vai ter. Lembre-se que pequenos empresários podem ser beneficiados pelo Simples Nacional.

Por isso, o ideal é pesquisar sobre modelos de negócio que exigem baixo investimento e um retorno de capital mais rápido. Como por exemplo, o marketing de rede e vendas diretas.

Busque especialização

Existem muitos cursos disponíveis na internet, e uma boa parte é gratuita. Como, por exemplo, a plataforma Meu Ideal, que disponibiliza o curso de marketing multinível mais completo do mercado sem custo algum. 

Uma dica é o curso 11 passos para o sucesso onde você aprende a gerir melhor o seu tempo, alcançar independência financeira, ser persuasivo e vender bem, além de aprender como faturar o dobro do esperado e dá saídas para como juntar dinheiro para investir.

Tudo isso de forma gratuita, online e sem burocracia. Com certeza depois desso curso abrir um negócio será bem fácil!

Como lucrar no ramo gastronômico

Você pensa em abrir um negócio na área gastronômica? 

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a encontrar um nicho interessante nesse segmento de mercado.

Restaurante especializado em um nicho específico

Se você pensa em abrir um restaurante, provavelmente sabe que existem milhares de opções já disponíveis no mercado.

É por isso que o número de concorrentes é muito alto (e se distinguir dos outros não é uma tarefa fácil).

No entanto, se você pensa em um nicho específico, as chances de sucesso são muito maiores, porque você terá um público específico e poderá definir todas as suas estratégias pensando nele, além de ter poucos concorrentes no mercado.

Para te ajudar, pensamos em alguns exemplos de restaurantes:

  • Vegetariano (sem carne);
  • Comida vegana (sem ingredientes de origem animal);
  • Alimentos com baixas calorias;
  • Dietético para diabéticos;
  • Saladas com ingredientes puramente orgânicos.

Você pode perceber que, em todos esses casos, há um público-alvo específico.

Essa é uma tendência muito importante no mercado de hoje: concentre-se na necessidade de um grupo de pessoas e sirva-os da melhor maneira possível.

Venda de alimentos congelados

Uma das melhores ideias para quem deseja abrir um negócio é a venda de alimentos congelados, especialmente quando se fala de refeições saudáveis, nutritivas e caseiras.

Hoje, há uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que consumimos e, ao mesmo tempo, as pessoas querem opções práticas e rápidas.

Então, se você consegue cozinhar, esta é uma boa possibilidade, só precisa saber como omo juntar dinheiro para investir na ideia da melhor forma. 

Food Truck

Esses veículos adaptados para produzir e vender alimentos nas ruas são muito populares e já fazem grande sucesso aqui no Brasil.

Portanto, é uma ótima opção de negócio para quem quer empreender na área gastronômica. 

Principalmente na correria do dia a dia das grandes cidades, todos estão em busca de soluções fáceis e práticas de alimentação.

Então, seja para vender salgados, docinhos gourmet, macarrão na chapa ou até o velho e bom “podrão”, Food Trucks têm muitas chances de dar certo, aposte e inove com essa ideia!

Invista no artesanato

Agora que você já viu algumas ideias no segmento gastronômico, confira sugestões nicho de artesanatos. 

Produtos reciclados

Cada vez mais gente reconhece a importância de cuidar do meio ambiente e, portanto, o número de pessoas que procuram opções de objetos menos prejudiciais para a natureza está crescendo.

É por isso que, se você tiver habilidades manuais, os produtos reciclados podem ser uma escolha excelente. Veja alguns exemplos:

  • Vasos feitos com latas;
  • Cadernos feitos com papel reciclado;
  • Vasos feitos com garrafas de vidro;
  • Prateleiras feitas com caixas de frutas.

Presentes customizados

Presentes personalizados são muito atraentes e não são encontrados em grandes centros comerciais e lojas.

É por isso que, se você tem habilidades com artesanato, esta é uma opção muito interessante.

Qualquer tipo de produto pode ser personalizado de acordo com os gostos e demandas do cliente.

Veja algumas opções:

  • Canecas com o nome da pessoa;
  • Travesseiros com fotos impressas;
  • Agendas e diários com desenhos personalizados.

Embalagens criativas

As embalagens são muitas vezes o que mais chama a atenção para o produto, seja ele qual for. Portanto, se você possui habilidades manuais, pode focar na produção de caixas e sacolas criativas.

Além disso, você pode procurar fornecedores de diferentes tipos e oferecer-lhes o seu produto, trabalhando em parceria ou associando-se com eles.

Empreenda em moda

A moda é um segmento de mercado que nunca para de crescer e nunca entra em crise, afinal, é uma necessidade que todos temos. 

Que tal então encontrar um nicho diferente para abrir um negócio?

Venda de roupas de um nicho específico

Este é um caso muito parecido com o do restaurante de nicho específico, apenas em outro segmento: moda e roupas.

A venda de itens a uma clientela menor pode ser uma boa ideia para ter clientes fiéis aos seus produtos. Veja alguns exemplos:

  • Roupas para mulheres grávidas;
  • Roupas de tamanhos especiais;

Brechó

Se você ama comprar roupas, mas não quer lotar o guarda-roupas com aquelas que você não usa mais, criar um brechó é a ideia perfeita!

Aliás, à medida que seu negócio for crescendo, você poderá chamar outras pessoas para colaborar e vender as roupas em seu brechó.

Portanto, lembre-se de entregar uma experiência legal para seus clientes, tenha um perfil comercial no instagram para anunciar as peças, crie sua marca e use a criatividade para inovar com as roupas usadas.

Aluguel de vestidos de festa

Os vestidos de festa são itens bastante caros e as mulheres, em geral, os usam apenas uma ou duas vezes. É por isso que uma alternativa bastante popular hoje é o aluguel de vestidos de festa.

Se você gosta de moda e tem boas habilidades de barganha, esta opção pode ser ideal para você. Não é absolutamente necessário ter uma loja, porque você pode entregar as roupas em domicílio, por exemplo.

É possível lucrar com educação

Quer abrir um negócio Conheças essas ideias antes de se arrepender

Criar um negócio rentável e de impacto social é uma missão de vida para muitos empreendedores. 

Veja algumas ideias voltadas para a educação que podem gerar resultados positivos tanto para você quanto para os consumidores!

Escola de idiomas

Abrir um negócio nesta área é quase uma garantia imediata de sucesso. Isso porque as escolas de idiomas estão em todos os lugares e são cada vez mais necessárias.

Porém, você terá que ter algo que o destaque dos concorrentes: um método de ensino diferente, um público-alvo específico, uma estrutura física muito boa ou aulas de uma língua pouco falada, por exemplo.

Reforço escolar para crianças

Essa é uma excelente ideia para quem têm muito conhecimento sobre uma disciplina escolar. 

Mas, além de conhecer a disciplina, você precisa ter didática para ensinar e gostar de crianças e adolescentes.

Preparação e correção de provas

Em grandes escolas e cursinhos especializados em vestibulares, existem empregos de freelancer para especialistas em disciplinas escolares, que são necessários para preparar e/ou corrigir provas.

Não é um trabalho tão generalizado ou fácil de obter, mas é uma boa alternativa para aqueles que querem trabalhar com educação sem ter que ensinar.

Ganhe dinheiro na área de beleza

Outro segmento de mercado que está em crescimento constante é o de beleza. Tanto mulheres quanto homens gostam de cuidar de suas aparências e isso dificilmente vai mudar. 

Por que não aproveitar para abrir um negócio nessa área?

Maquiagem em casa

Para iniciar, você só precisa ter alguma prática, variedade de produtos de beleza e todos de qualidade.

Se você realmente tiver talento e se empenhar, pode até abrir o seu próprio salão de beleza.

Manicure e pedicure

Se você tem um talento para fazer as unhas das mãos e dos pés, os serviços de manicure e pedicure podem ser uma excelente opção para abrir um negócio.

No entanto, é recomendável que você faça um curso e tenha um pouco de prática antes de começar a atender seus clientes.

A grande vantagem desse serviço é que as pessoas realizam periodicamente: geralmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Então, você pode conseguir uma clientela fixa.

Revenda de cosméticos

A revenda de cosméticos é um nicho muito promissor para quem quer abrir um negócio e para aqueles que gostam de atuar com itens voltados para cuidados pessoais.

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), somente em 2017, o faturamento do setor foi de R$ 47,5 bilhões.

Além de o público feminino ser bem grande, agora os homens também têm recorrido à esses itens para tratar principalmente a barba e os cabelos.

Essa é uma das principais vantagens de abrir um negócio nesse nicho e uma das razões de o setor de beleza crescer tanto.

Agora é hora de se planejar

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Neste conteúdo você aprendeu que abrir um negócio e ser o próprio chefe é um processo de crescimento, acima de tudo pessoal.

Você tem a vantagem de ser mais independente e de ganhar mais, mas isso exige o esforço correspondente.

Como recompensa, terá a grande satisfação de ver uma ideia sua prosperar e de deixar um legado para sua família e para a sociedade.

Veja tudo isso como um desafio, mas também como um compromisso que exige disciplina e responsabilidade. 

Um negócio de sucesso já nasce propício a essa condição. Aqueles com tendência ao fracasso, também.

A última dica é não se esquecer de investir no seu conhecimento. Visite a plataforma de cursos gratuitos Meu Ideal, e encontre o curso que mais combina com o seu momento profissional. 

Tudo isso de forma gratuita, online e sem burocracia. Com certeza depois desso curso abrir um negócio será bem fácil!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat