BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

O que é pirâmide financeira? Saiba como evitar esse esquema ilegal

PESSOA MONTANDO PIRÂMIDE EM BLOCOS o que é piramide financeira

Você sabe o que é pirâmide financeira? Não? Pois, identificar uma oportunidade incrível de um “negócio da China” é fundamental para quem quer se dar bem no mercado. E entender esse conceito e a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira é o primeiro passo para tanto.

Sabe aquele tipo de proposta que parece irrecusável à primeira vista e, ao mesmo tempo “boa demais para ser verdade”?

Então, é assim mesmo que podemos descrever o que é pirâmide financeira, um golpe já bem conhecido, mas que faz muitas vítimas.

Isso acontece porque em muitos casos as pessoas confundem a prática, acreditando que Marketing Multinível é igual a Pirâmide Financeira.

Só que pirâmide financeira é crime, por isso é preciso estar atento às suas características para saber diferenciar uma oportunidade real de um “negócio da China”.

E é por isso que estamos aqui! Confira o conteúdo abaixo e descubra como identificar essa cilada, bem como a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira:

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

O que é pirâmide financeira?

Investimento baixo com retorno alto sem a necessidade de vendas de produtos, cujo lucro vem pela indicação de pessoas para fazerem parte de um grupo.

Essa é a definição do conceito de o que é pirâmide financeira, prática proibida no Brasil pela Lei 1.521/51. Sim, pirâmide financeira é crime!

Isso porque além das características já falarem por si só, a pirâmide financeira é crime porque seus esquemas só são vantajosos enquanto atraem novos investidores.

Mas a partir do momento em que aplicadores param de entrar, ele não dá retorno algum e entra em colapso.

Ou seja, para identificar o que é pirâmide financeira basta observar se seus lucros são baseados no recrutamento de novos participantes, e não na venda real de um produto.

O pior é que existem casos que esse esquema pode fingir que se trata de uma oportunidade legal de Marketing Multinível e promover a venda de produtos.

Acontece que esse chamariz positivo é falso e só serve para mascarar o esquema fraudulento, pois o resultado é o mesmo: pirâmide financeira é crime.

Mas para que você entenda de uma vez por todas a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira e não caia nesse golpe, confira o tópico a seguir.

Entenda a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira

Para início de conversa, a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira já se dá por questões judiciais: enquanto o primeiro é permitido no Brasil, o outro é ilegal.

Isso porque eles se diferem tanto no princípio de remuneração pelo recrutamento, quanto na existência real de um produto a ser vendido e a valorização do consumidor final.

Sendo que no caso do Marketing Multinível, você ganha comissões pela venda que realiza, e também por aquelas que os vendedores indicados por você fazem.

Em outras palavras, isso significa que no Marketing Multinível você só ganha uma porcentagem sobre o preço do produto vendido.

Ou seja, o ganho aqui não é concentrado na indicação de outras pessoas, como é o caso da origem de o que é pirâmide financeira.

Além disso, outra forma de identificar a diferença entre o marketing multinível e a pirâmide financeira é pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas.

Um dos órgãos competentes quando o assunto é Marketing Multinível, o órgão regulamenta o setor para identificar corporações fraudulentas e disponibiliza em seu site uma lista com empresas confiáveis.

Como exemplo de uma empresa de Marketing Multinível, podemos citar a Anne Caroline Global, que atua no aquecido mercado dos cosméticos.

Mas além de saber a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira, existem outras formas de identificar esse esquema fraudulento.

Quer saber quais são elas? Então, confira o tópico a seguir.

Saiba como identificar o que é pirâmide financeira em 4 passos

o que é piramide financeira

Uma das maneiras eficazes de realmente saber o que é pirâmide financeira e se prevenir de seus riscos é saber como identificá-la.

Então, se você tem medo de cair num golpe como esse e quer ter a certeza de que está a salvo dele, siga à risca os próximos 4 passos:

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

1° Passo: Investigue a empresa

O dado que vai ser seu ponto de partida da certeza sobre o que é pirâmide financeira é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Para tanto, investigue tanto em órgãos de defesa do consumidor, como Procon, quanto em sites especializados em reclamações de consumidores, como é o caso do Reclame Aqui.

Além disso, você pode checar informações ainda na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), afinal todo cuidado é pouco na hora de fazer um investimento.

2° passo: Tenha certeza de que entendeu os riscos e características do investimento

Faz parte da prática de golpistas sempre esconder informações, então, fique atento: você não deve ter vergonha de fazer perguntas, inclusive a CVM te ampara nisso!

Para se certificar de que entendeu tudo, faça o seguinte teste: explique a um parente, amigo ou alguém de confiança as informações da proposta do investimento.

Se não conseguir fazer isso direito ou a pessoa não compreendeu a ideia dele, é porque você não está por dentro do negócio e precisa estudá-lo mais antes de investir.

3° Passo: Guarde toda a documentação e acompanhe as operações

Sempre guarde o material de divulgação da proposta que você recebeu, assim como contratos assinados.

Tudo isso poderá ser usado como meio de prova na Justiça ou em órgãos de defesa do consumidor.

4° Passo: Desconfie de promessas de retornos elevados com baixo risco

A máxima nesse ponto é: rentabilidade e risco costumam andar de mãos dadas. Então, se é bom demais pra ser verdade, pode não ser tão bom assim!

Dessa forma, lembre-se do velho ditado que diz que o seguro morreu de velho e sempre desconfie de oportunidades que parecem ser imperdíveis e te exijam uma decisão imediata.

Coloque as dicas em prática e fique longe dos riscos da pirâmide

Neste conteúdo, você aprendeu o que é pirâmide financeira e a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira, conceitos que muitas vezes podem ser confundidos.

Agora que você tem todas essas informações à mão envolvendo pirâmide financeira, não esqueça de seguir cada dica à risca.

Inclusive, não deixe de consultar o site da ABEVD e até mesmo da CVM para ter certeza de que vai investir de forma segura em algo que vai te trazer bons resultados.

Assim, fica fácil se prevenir desse ato criminoso que pode te fazer perder dinheiro e destruir seus sonhos!

Inclusive, para te ajudar nisso, temos um conteúdo imperdível sobre como ganhar dinheiro extra de forma prática e segura. Confira!

Bons negócios!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO


Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta