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Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Entenda o que é marketing multinível e todas as vantagens desse mercado

O que é marketing multinível

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing multinível e seus grande crescimento no mercado. Mas, você sabe realmente o que é marketing multinível, como atuar nesse modelo de negócio e suas vantagens? Se quer descobrir e desbravar todas as oportunidades da área, fique no conteúdo e descubra! 

De acordo com o IBGE, o Brasil se encontra em uma taxa com mais de 10 milhões de desempregados e conseguir um emprego está cada vez mais difícil e desafiador, pois as empresas estão focadas em ter apenas um profissional que possa exercer a função de vários.

Dessa forma, a instituição consegue uma grande economia em relação aos custos que um empregado pode trazer.

Mas, mesmo as pessoas que já estão empregadas, passam por momentos de tensão, porque o seu estresse no trabalho pode ser constante.

Justamente, por causa do seu acúmulo de trabalho, falta de tempo no seu dia a dia e grandes demandas.

Porém, esses indivíduos muitas vezes, mesmo insatisfeitos com o seu trabalho, continuam carregando esses problemas consigo, por conta da necessidade do trabalho.

Mas, para resolver essas situações, existe um modelo de negócio. Que oferece a oportunidade de um trabalho autônomo, possibilidades de expansão e criação de diversos contatos.

Essa grande chance, nada mais, nada menos, é o tão famoso marketing multinível.

Então, para conhecer e explorar sobre o assunto, confira os tópicos a seguir:

  • O que é marketing multinível?
  • Como surgiu o mercado multinível?
  • Características do profissional de marketing multinível
  • Como revender produtos ou serviços?
  • A escolha da empresa de marketing multinível
  • O momento de conhecer o plano de carreira
  • Áreas do MMN
  • Análise das empresas multinível
  • O que é marketing de rede
  • Presença no multinível
  • Livros de marketing multinível
  • Comportamento do profissional multinível
  • Mais sobre marketing multinível e suas vantagens
  • O que significa “se tornar um diamante”?
  • Vantagens do marketing multinível
  • Marketing direto X Marketing de rede
  • Planejamento
  • Estratégia de vendas
  • Mercado multinível X pirâmide
  • Quebra de objeções no marketing de relacionamento

O que é marketing multinível?

Para entender o que é marketing multinível, é preciso conhecer o conceito do mesmo.

A primeira coisa é saber que além de marketing multinível (MMN), esse modelo de negócio pode ser chamado de marketing de rede e marketing de relacionamento.

Agora sim, vamos ao conceito: marketing multinível é uma forma de distribuir bens ou serviços e a renda pode vir a partir de vendas diretas ou a partir do recrutamento de novos vendedores.

Por exemplo:

A pessoa pode se filiar a uma empresa que trabalha no ramo, e a partir daí começar a vender os produtos ou serviços que a companhia oferece.

Com essa atividade, ela pode ganhar por essas vendas diretas (o que ela mesma vender) ou então ganhar de acordo com os novos afiliados que ela recrutar (uma espécie de comissão a partir do que o seu recrutado vendeu).

Por isso, manter as vendas de uma forma constante, fazer estratégias de venda, recrutar novos afiliados, dar um bom treinamento a eles e se manter sempre atualizado com as novidades desse mercado, são ações essenciais para obter sucesso no ramo.

Como se preparar e realizar essas ações, é um pouco do que você encontrará ao decorrer deste conteúdo.

Outro fator interessante a ser abordado sobre o marketing multinível é que esse mercado é  mais rápido que outros, pois os produtos vão das empresas diretamente aos consumidores. Assim se torna um mercado mais prático e há necessidade de ir à lojas para comprar algo.

Como surgiu o mercado multinível?

Nos EUA, anos 40, Carl Rehnborg pensou que na sua empresa poderia existir um modelo em que os empregados pudessem lucrar de acordo com as suas indicações.

Para ficar mais claro, imagine uma situação em que você vai ao cinema assistir a um filme que gostou muito. Por conta disso, você decide indicar esse filme a algum amigo, o mesmo fica entusiasmado e vai assistir.

Perceba que: nessa situação você fez uma propaganda gratuita do filme.

Então pensando nesse contexto, Carl visualizou uma forma em que caso um funcionário da empresa, a indicasse para alguém e trouxesse um novo cliente, essa mesma pessoa que fez a indicação poderia ganhar uma comissão por conta disso.

E assim, o modelo marketing multinível surge.

Tudo sobre marketing multinível: o processo

No intuito de entender um pouco mais sobre o processo do marketing multinível, é interessante saber que Rehnborg era na época era um  fabricante de suplementos alimentares.

Assim, para expandir as suas vendas, ele contava com a ajuda de outros distribuidores para realizar novas vendas.

Dessa forma, a empresa teve um alto crescimento e se tornou uma potência multimilionária.

Depois de criado, o processo logo foi considerado algo legal. Justamente por ser uma ótima oportunidade de crescimento financeiro e profissional para as pessoas.

Características do profissional de marketing multinível

Profissional de marketing multinível

Para ser um bom profissional de marketing de rede, é necessário ter uma atitude empreendedora, por isso a área se relaciona diretamente com o empreendedorismo.

Como empreendedorismo é o desejo ou capacidade de idealizar, realizar e coordenar (projetos, serviços e negócios), algumas características são exigidas para pessoas dessa área.

Por isso, vamos mostrá-las e explicá-las a seguir, com intenção de você conseguir aplicar em seu negócio:

  • Criatividade: é preciso ter criatividade para poder vislumbrar todas as novas oportunidades e ideias possíveis;
  • Iniciativa: já com iniciativa, o profissional de marketing multinível consegue colocar  em prática os seus ideais de negócio criados;
  • Perseverança: essa qualidade serve de estímulo à continuidade dos projetos, pois não é de uma hora para outra, assim que entrar por exemplo, que o marketing de rede vai gerar muitos lucros. É preciso antes de tudo trabalho contínuo e paciência;
  • Liderança: demonstra capacidade de coordenação e desenvolvimento de propostas, além da capacidade de treinamento da sua equipe, estímulo e controle da mesma;
  • Bom relacionamento: o profissional de MMN precisa ter um bom relacionamento com as pessoas para criar uma ampla lista de contatos, ou seja, a rede que é composta pelos seus afiliados recrutados.

Além disso, também precisa existir um acompanhamento constante com os seu clientes. Para que eles comprem os seus produtos ou serviços, criem uma fidelidade com você e te indique para outras pessoas.

Como revender produtos ou serviços?

Além das características abordadas anteriormente, o profissional do marketing multinível precisa saber a parte prática: como vender os produtos.

Com esse objetivo, é necessário se utilizar de algumas táticas de venda para convencer e encantar os clientes. Entenda nos tópicos seguintes como fazer isso de forma efetiva:

Venda de porta em porta

Esse é um tipo muito tradicional de vendas no Brasil. Nele, o revendedor entra em contato com o consumidor diretamente em sua casa, com o intuito de ofertar produtos e despertar potenciais interesses no mesmo.

Na residência do cliente é possível fazer um contato mais personalizado, onde as preferências e estilo dele podem ser tratadas com mais atenção e exclusividade.

Durante as apresentações ao público, também é possível fazer demonstrações dos produtos.

Essa demonstração é importante, pois com ela o cliente se sente mais seguro e cuidado, justamente por conta da atenção que o vendedor oferece à ele.

Conforme tudo vai sendo apresentado e o cliente se acostumando e prestigiando  o atendimento, ele acaba tendo um encantamento com a marca.

Quando o vendedor percebe esse encantamento, é o momento para explorar ainda mais os benefícios que a marca pode oferecer e mostrar mais produtos que possivelmente possam agradar o cliente.

Dessa forma é possível fazer diversas vendas, e caso o comprador fique receoso com relação ao preço final da compra, você pode dar descontos especiais para que ele feche negócio.

E claro, com o intuito de fechar a venda com chave de ouro também cabe ofertar brindes, para que o freguês continue satisfeito com a marca e se permaneça “fiel” à ela.

Venda por catálogo

O catálogo é um tipo de “revista” onde ficam relacionados diversos produtos, onde o consumidor pode verificar as variedades e preços que a marca oferta.

Caso algum produto desperte o interesse, basta ele fazer as suas escolhas e encomendar o mesmo com o revendedor.

Eventos de Inauguração

Uma outra grande oportunidade que os revendedores encontram para vender e divulgar os seus produtos é na inauguração de comércios.

Exemplo: na abertura de um salão de beleza, os produtos podem ficar expostos para os clientes e ainda é possível fazer demonstrações de uso, promoções e captar consumidores.

Eventos comemorativos

Ainda na área de vendas porta a porta, existem vendedores que inovam e vão em aniversários, como participantes da festa para encantar e captar mais clientes.

Exemplo: Luiza vai fazer uma festa de aniversário de 13 anos. A fim de comemorar ela convida as suas amigas para irem à sua casa.

E uma vendedora de MMN de cosmético se oferece para ensinar para as meninas diferentes estilos de maquiagem e produtos que se adaptam melhor a cada uma de acordo com os gostos e necessidades.

Já no aniversário a empreendedora consegue captar novas possíveis clientes e formar uma lista de contatos mais ampla.

Além de que, existe uma grande possibilidade dessas convidadas comentarem com alguém sobre a festa, e caso surja algum interesse o contato da mesma já ganha uma divulgação gratuita.

Evento social

Esse evento tem como objetivo discutir e demonstrar de uma forma mais aprofundada os produtos ou serviços.

Os convidados vão ser um grupo de consumidores, e no ambiente do evento, eles vão poder observar o funcionamento dos produtos, com as demonstrações.

E além de tudo isso os clientes vão poder trocar experiências e opiniões, para que com isso descubram os resultados que a marca pode trazer.

A escolha da empresa de marketing multinível

Escolha da empresa de marketing multinível

Depois de entender o que é marketing multinível, para se aprofundar mais na área e realmente entender na prática o rumo dos negócios, o primeiro passo é escolher uma boa empresa para se tornar afiliado.

Para esse objetivo, procure pesquisar e analisar as empresas que seguem esse ramo. Depois de um estudo mais profundo, de conhecer o mercado em que essas empresas atuam, escolha uma, a qual você mais se identifique.

Isso tudo é necessário, porque só é possível se dedicar e manter empenho em algo, quando se tem confiança naquilo que esteja fazendo.

No caso, a confiança vai ser na relação com a empresa e o plano de carreira que ela oferece. Pois, obter a segurança de estar em um negócio sério é essencial, a fim de não ter os seus investimentos perdidos.

Além de todas essas coisas, a empresa também é quem vai ser diretamente responsável pelo o controle dos seus resultados e te entregar os seus benefícios, por exemplo pelo alcance de metas.

Então, uma empresa que se preocupe com o seu esforço e dedicação é primordial, para ter um bom andamento em seus negócios.

O momento de conhecer o plano de carreira

Antes de ingressar em uma empresa de marketing multinível é preciso conhecer o que ela tem a te oferecer e entender se esses benefícios estão alinhados com suas expectativas, por mais que os resultados dependam exclusivamente dos seus esforços.

Então, a primeira coisa a ser verificada é que as empresas do multinível vão te explicar as metas e premiações possíveis, com uma apresentação de Plano de Negócio, as famosas APN’s, por isso fique atento no que elas trazem.

Basicamente, elas serão reuniões em que o conteúdo será voltado para como vender produtos, recrutar pessoas e as vantagens de negócio.

Para exemplificar melhor, a abordagem será feita em torno dessas três fases:

  1. Produtos: nessa fase irá ser mostrado quais produtos a empresa oferece e todas as suas funcionalidades.
  2. Bônus: na parte de bônus, normalmente vai ser algum tipo de ganho que a empresa dá a um afiliado que se destacou nas vendas, por exemplo.
  3. Prêmios:

Já as premiações são o que uma pessoa pode ganhar quando atingir um nível superior ao anterior. As opções são várias e o que você vai ganhar vai depender do seu trabalho e da empresa que estiver. Exemplos: os prêmios podem ser carros, viagens, produtos, entre outros.

Áreas do MMN

Após ter entendido as APN’s vem a parte principal, “não sei em qual área do marketing de relacionamento entrar”.

Há empresas de diversos segmentos que trabalham com o multinível, mas é necessário entender e escolher o mercado que possa gerar mais oportunidades, como também o que a pessoa mais se identifique.

Por isso é preciso uma pesquisa e para isso vamos falar um pouco sobre alguns ramos que o multinível abrange:

 

Cosméticos

Essa é uma área que cresce constantemente no multinível e engloba empresas de grande sucesso.

A aderência desse mercado pelos profissionais, ocorre justamente pelo fato das pessoas sempre estarem preocupadas com a aparência, e por isso, comprarem constantemente produtos de beleza.

Um exemplo de empresa que atua no ramo é a Kalahary Ideal. A mesma possui um amplo acervo de produtos desenvolvidos com nanotecnologia, que inovam os hábitos de consumo e  oferecem resultados efetivos para diversos públicos. Já que trabalha com linhas masculinas e femininas.

Além de oferecer um plano de negócio baseado na meritocracia e no reconhecimento do bom profissional através de premiações e bônus, a empresa também está em expansão para outros países, gerando assim maior credibilidade da marca perante os clientes finais como um todo.

Eletrônicos e Software

A Polishop é uma grande empresa multicanal. Por isso, oferece diversas opções e facilidades para os seus consumidores pesquisarem e realizarem as suas compras.

Os seus canais abrangem desde revistas, lojas, e-commerce, call centers e TV. A empresa também conta com diversas técnicas de demonstração de produtos, o que acaba encantando o seu público.

Os produtos vão desde utensílios de cozinha como panelas, liquidificador, até utensílios de beleza (chapinha, babyliss) e de limpeza e cuidados de casa (aspirador, ferro e outros).

Utensílios domésticos

A Tupperware Brands é uma empresa que oferece como diferencial de seus produtos o incrível design e qualidade dos mesmos.

A marca também conseguiu um bom posicionamento perante o público por conta da qualidade e diversidade dos seus produtos.

 

Vestuário

A DeMillus entra como uma empresa que mais vende lingeries no Brasil. Essa posição decorre da sua qualidade nos produtos e atualização constante de seus modelos e aparelhos de produção.

Outro segredo do seu sucesso é o estudo dos gostos e preferências dos seus clientes para oferecer um produto que satisfaça os seus desejos.

Alimentício

A Cacau Show é uma das maiores empresas do Brasil e oferece uma diversidade em seus produtos que atende os mais variados gostos.

A especialidade da mesma são os chocolates e eles vão trazer diferentes intensidades de sabor ao consumidor. Então, com esse exemplo também podemos verificar que as franquias também podem trabalhar com multinível.

Pois os vendedores das lojas podem comprar os produtos dos fabricantes (marca) para poder revender depois.

Colchões

No ramo de colchões, o que os clientes prezam, claramente, é a qualidade e conforto dos mesmos, para garantir uma boa noite de sono.

A Teralife é uma empresa que oferece esse serviço e a mesma busca essa primordialidade com base em tecnologia juntamente com uma boa matéria prima.

Análise das empresas multinível  

Agora, depois de ver tantas empresas, vamos analisar um pouco do porquê do sucesso das mesmas.

Podemos verificar que a maioria se utiliza de diversas estratégias de atualização constante e atende a demanda do seu público.

E é justamente isso, que vai fazer o mercado multinível crescer, tanto na taxa de qualidade dos seus produtos ou serviços, como na de clientes e novos profissionais envolvidos.

Mesmo após ter visto tudo isso, é necessário entender um pouco mais sobre como montar uma rede, como ela funciona e como liderá-la. Portanto, você conhecerá mais sobre isso no decorrer deste conteúdo.

 

O que é marketing de rede?

Marketing de rede

O marketing de rede como o próprio nome diz, é o que tem o objetivo de construir uma rede de contatos.

Então, ele é feito da seguinte forma:

O afiliado da empresa tem a função de captar outros integrantes para a mesma e assim formar a sua equipe.

Conforme ele vai formando o grupo, ele recebe diversos benefícios, como por exemplo, a empresa pagar uma comissão por ele ter trazido uma nova pessoa.

Outro ponto, que é a maior vantagem de todas é que nas próximas vendas que o novo recrutado fizer, uma parte do lucro irá ser redirecionada para os líderes dele. Lembrando que o líder é a pessoa que o trouxe à empresa.

Mas, para que isso ocorra o líder precisa oferecer treinamentos para os seus recrutados, no intuito deles terem o melhor suporte e apoio possível.

Como recrutar novas pessoas para a sua rede

Com o objetivo de recrutar novos afiliados para a sua rede, é necessário utilizar a inteligência emocional. A qual vai ser útil no processo de convencer o indivíduo, sobre o marketing multinível ser um bom negócio.

Por isso, algumas técnicas são utilizadas. Como por exemplo: ao  conversar com a pessoa é pertinente falar sobre a família, trabalho, lazer e só no fim convidá-la para fazer parte do marketing de rede.

Esses passos são utilizados, pois com uma inteligência emocional, o recrutador consegue identificar quais são os problemas pelos quais a pessoa passa e assim conseguir fazer uma proposta mais direcionada.

Exemplo: O prospectado fala que tem enfrentado problemas em seu trabalho atual por conta de não poder ter uma flexibilidade em seu horário, então é interessante o recrutador aproveitar esse gancho para falar sobre o seu real objetivo.

Também é preciso identificar os pontos positivos e negativos de um recrutamento. Dado a existência da possibilidade de melhorar nos seus próximos investimentos.

Seja alterando alguma parte que não ficou boa em sua conversa ou repetir algo que fez algum outro recrutado se convencer a entrar na equipe.

Liderança na rede

Como dito, é muito importante ter outros afiliados como membros da sua equipe, mas para isso, é preciso oferecer um treinamento completo e manter um acompanhamento constante das atividades realizadas por eles.

O seu time precisa da devida orientação para participar desse empreendimento, dar os primeiros passos, conseguir alavancar as vendas e obter um crescimento profissional no marketing multinível.

A fim de treinar a sua equipe, existem algumas formas que podem ser utilizadas:

Aulas

As aulas são muito importantes para a vida de uma pessoa, pois com elas novos aprendizados são formados e o indivíduo pode tirar dúvidas com os professores e ser acompanhado de uma maneira mais precisa.

No marketing multinível não é muito diferente, pois os líderes da rede, devem oferecer treinamentos e estar à disposição para quaisquer tipos de esclarecimentos aos membros da equipe.

Essas aulas podem ser dadas tanto em forma de treinamentos ou com outros métodos de exposição.

Vídeos

Com a velocidade dos acontecimentos e o maior imediatismo das pessoas, é interessante fazer vídeos para dar as explicações necessárias para as pessoas da sua rede.

Uma dica válida, é que no conteúdo, além de alinhar pensamentos e ideias, é interessante propor a leitura de assuntos e estudos de caso sobre marketing multinível.

Palestras

As palestras seriam como treinamentos no marketing multinível. Nela, você pode ensinar e aprender diversas coisas, como por exemplo estratégia de venda e características dos produtos.

Oficinas

As oficinas são como uma palestra, mas com maior duração. Geralmente são dias de aprendizado e torna-se assim um tipo de curso. O grande diferencial delas é que existe uma maior interação com os participantes.

Essa interação é feita com rodas de conversa, dinâmicas e atividades em grupo.Uma forma de desenvolver essas oficinas, é realizando uma atividade em grupo.

Por exemplo: faça uma atividade em grupo, onde os componentes terão que estudar e refletir sobre os livros de marketing multinível.

Assim é possível absorver grandes aprendizados e tentar a começar colocar em prática os estudos sobre o marketing de rede em sua equipe.

Conversas

Às vezes os seus recrutados, ou até você mesmo, ficam com algumas dúvidas com relação às vendas ou comunicação com o cliente, e em muitas vezes, essa situação pode ser resolvida  com uma simples conversa.

Por isso, fale com o seu líder de equipe e com os seus afiliados, pois a conversa também se enquadra como uma maneira de adquirir e transmitir conhecimento.

Presença no multinível

Como visto anteriormente, para conseguir oferecer o melhor aos membros da sua equipe, você precisa dar treinamentos a eles sobre o que é marketing multinível e como aplicá-lo na prática.

Mas não se esqueça que não é apenas a sua rede que precisa se manter por dentro dos assuntos, você também precisa estar sempre atualizado e aprendendo cada vez mais sobre a área, para ter conteúdo a passar e utilizar.

Por isso, procure ir aos treinamentos que os seus líderes oferecem e ler coisas relacionadas ao assunto.

Aproveitando a deixa, vamos falar um pouquinho sobre a leitura no multinível.

Livros de marketing multinível

Livros de marketing multinível

Os livros de MMN, vão te ajudar a entender melhor o que é marketing multinível, além de mostrarem um bom caminho para atingir a sua liberdade financeira.

Para isso você pode ler livros que falam especificamente sobre o mercado multinível ou então ler livros que falam sobre outros assuntos.

Pois, em algum momento eles podem se enquadrar no multinível e serem muito úteis para as suas ações no ramo, como um livro que fale sobre metas, por exemplo.

Veja a seguir algumas opções de leitura:

  • O negócio do século XXI

Autor: Robert T. Kiyosaki

O livro fala sobre rede de relacionamentos, além de todos os outros fatores do mmn. Que te deixarão perito no assunto e com o conhecimento financeiro necessário para o êxito em sua carreira.

Também é possível entender o porquê do marketing de rede ser o negócio do momento. Fora como quebrar quaisquer tipos de refutações, que algumas pessoas criam perante o ramo.

  • O poder do hábito

Autor: Charles Duhigg

Para conseguir novas vitórias na sua vida, o conteúdo do livro explora como criar hábitos/ se organizar.

E mesmo não estando diretamente ligado ao marketing de rede, ele pode ser útil no ramo, pois para conquistar metas e ter crescimento a criação de hábitos se faz necessária.

  • Marketing 4.0

Autores: Philip Kotler; Hermawan Kartajaya; Iwan Setiawan

Quem mais qualificado do que o próprio pai do marketing, Philip Kotler, para falar de um livro sobre esse assunto?

Descubra no livro as diversa estratégias de marketing desde o tradicional até o 4.0, e então aproveite para aplicar o que aprendeu nas suas vendas.           

  • Go Pro

Autor: Eric Worre

Go Pro com certeza, possui um material que te deixará brilhante nos seus empreendimentos!

Pois te mostra os passos de como conseguir prospectos, promover eventos, como fazer treinamentos, entre outros.

Depois de descobrir um pouco sobre os livros, procure lê-los. Mas não se atenha apenas a leitura de livros. É possível ver conteúdos em sites, blogs, e-books, jornais e revistas. Meios de se instruir é o que não falta!

Comportamento do profissional multinível

Depois de desbravar um pouco mais nos livros, que vão te proporcionar uma atualização e aprimoramento na área, vamos retornar a falar sobre a postura de um profissional multinível.

Além de estar atualizado, para se ter uma presença perante o público e o mercado é preciso aparentar confiança.

Não é necessário muita coisa, se você utilizar vestimentas mais formais, tiver atitudes de autonomia e engajamento, as pessoas naturalmente se sentirão mais seguras e terão mais credibilidade no seu perfil profissional.

Como é você que irá fazer o marketing dos produtos e serviços, se o cliente ou prospect não sentir segurança e confiança no que é passado para ele, o mesmo não dará credibilidade para o negócio.

Além dessas ações, uma forma de demonstrar confiança às pessoas é estar sempre entusiasmado e com bom ânimo, pois isso vai mostrar ao cliente que você está feliz com o negócio.

Por exemplo: quando você uma pessoa desanimada falando sobre algo, parece que ela não gosta daquilo e está insatisfeita com a situação.

Mas, por outro lado, caso veja a pessoa radiante e animada, isso faz com que você queira ter a mesma energia que ela e fique entusiasmado para o negócio.

Então, como visto, tudo é uma questão de apresentação e a forma com que o profissional lida com as situações. Por isso, o ideal é sempre o aprimoramento e a busca por uma boa  energia e o máximo de empenho em seu trabalho.

 

Mais sobre marketing multinível e suas vantagens

Ao entender o que é marketing multinível, você percebe que o segmento possui diversas vantagens.

Mas quais são essas vantagens de fato? Vamos falar um pouco mais sobre cada uma e os seus desdobramentos ainda no conteúdo!

Como já explicado anteriormente, os benefícios da área são alcançados de acordo com a sua dedicação e esforço.

No multinível, existe uma coisa muito interessante: o plano de carreira, que pode ser desdobrado em vários níveis.

A nomenclatura de cada estágio e a meta precisa para atingir um outro nível, vai depender da empresa em que você estiver inserido, mas basicamente, a maioria traça uma uma trajetória que vai do bronze aos diamantes.

O que significa “se tornar um diamante”?

Diamante

No mercado multinível existem várias vantagens, uma delas é o plano de carreira que você pode construir na área.

São várias as etapas que deverão ser percorridas para atingir os objetivos e elas serão traçadas de acordo com a empresa que você se filiou.

Exemplo: no intuito de atingir o nível bronze a pessoa precisa alcançar um número de vendas que proporcione pelo menos 700 reais. Lembrando que de acordo com a empresa que você está filiado, esse valor pode variar.

Como o bronze é um dos primeiros passos, é algo mais viável de se atingir rapidamente. Já o diamante é algo muito raro, pois para atingir esse nível a pessoa já deve ter as suas vendas mais consolidadas e manter um esforço contínuo.

Não que as graduações anteriores não demandem esforços, mas na proporção em que você vai subindo de nível, as suas responsabilidades também aumentam. Provavelmente, um diamante terá uma equipe muito maior e, consequentemente, um número maior de clientes.

Portanto, o diamante deve manter a dedicação e o cuidado para com cada um. Além dos clientes, a rede dos diamantes também é maior, o que leva o profissional a ter a obrigação de se dedicar ainda mais ao negócio e oferecer treinamentos e ajudar a sua equipe constantemente.

Conseguir realizar todos esses tipos de tarefas e obrigações, exige muito de um profissional multinível. Por isso, são raras as pessoas que conseguem atingir o nível diamante e esse estágio é considerado o alto escalão do multinível.

Alcance o diamante

Para alcançar o diamante, antes muita lapidação (trabalho) vai ser necessária. Essa lapidação vai ocorrer em forma de treinamentos, muito estudo, paciência e trabalho duro.

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.” Buda

Então, não tenha medo do trabalho, pois só ele vai conseguir te levar aos seus sonhos almejados. Por conta disso, mesmo que você erre ou seja mal sucedido em alguma venda, entenda que isso acontece.

E é com isso que você deve procurar aprender a não repetir mais o erro e buscar fazer as melhores correções para atingir o sucesso nas vendas.

Toda essa dedicação valerá a pena, por isso não desista pois as vantagens do multinível vão recompensar a sua dedicação.

Vantagens do marketing multinível

As principais vantagens do marketing multinível são:

  • Flexibilidade no horário de trabalho

A flexibilidade é um dos maiores benefícios, pois com ela é possível planejar a sua rotina, e ajustar os seus compromissos de acordo com a sua preferência.

Além, de claro poder passar mais tempo com a família, seus amigos e despender mais tempo em atividades que tenha vontade.

  • Ter o seu próprio negócio

No MMN você não irá depender muito das regras de uma empresa, pois o seu trabalho será autônomo, o que te garante uma maior liberdade e flexibilidade.

  • Possibilidade de crescimento

Como visto de acordo com o seu trabalho e alcance de metas é possível crescer no plano de carreira multinível da empresa a qual você é afiliado.

E durante esse crescimento, você pode assumir posições de liderança, ganhar prêmios e ter a tão desejada liberdade financeira.

  • Criação de uma rede de contatos

A rede seria todos os seu afiliados captados. E com isso você pode assumir uma posição de liderança no mercado e ter mais lucros.

  • Ser o seu próprio chefe

Autonomia total no trabalho, com as suas própria organização e objetivos.

  • Renda extra

O marketing de rede pode ser uma forma de complementar a sua renda, justamente por você poder trabalhar no momento em que desejar.

Mas, caso ponha muita dedicação  e esforço, possivelmente esse negócio se torne  a sua principal fonte de renda.

Além de tantas outras como:

  • Viagens;
  • Carros;
  • Liberdade financeira (pois você já vai ter uma grande equipe, a qual te possibilita ter uma ótima ajuda em seu negócio);
  • Sucesso nos negócios;
  • Credibilidade;
  • Posição de liderança;
  • Perfil empreendedor;
  • Premiações.

Benefícios de trabalhar em casa

Trabalhar em casa

Como visto o marketing multinível oferece diversas vantagens, mas uma das  principais é a possibilidade de trabalhar em casa. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse incrível benefício e o que ele tem a contribuir.

Flexibilidade no horário de trabalho: a flexibilidade no horário te permite controlar o seu tempo, assim existe a possibilidade de trabalhar na hora que você se sentir mais à vontade.

Por exemplo: caso você prefira acordar mais tarde e descansar pela manhã ou fazer o contrário vai ser viável, pois a escolha é somente sua. Além de poder fazer pausas e descansos de acordo com a sua preferência.

Tempo com a família: caso você goste de passar momentos com a família, trabalhar na sua casa irá proporcionar várias oportunidades para estar junto tanto de seus familiares, como de seus amigos.

Isso porque os compromissos e agenda serão definidos e poderão ser alterados por você mesmo.

Economizar: é possível economizar o dinheiro que seria gasto com a gasolina ou transporte público, além de gastos com alimentação e lojas, caso você passe por algum lugar de comércio na ida, volta ou durante seu expediente.

Mais tranquilidade: trabalhar em casa te isenta de passar horas parado no trânsito, se estressar e acabar se atrasando no trabalho.

E como a frase popular diz “tempo é dinheiro”, na prática isso realmente se aplica, pois toda hora que você perde, uma atividade que poderia ser feita para melhorar o seu trabalho, acaba sendo deixada de lado e é atrasada.

Conforto e comodidade: em casa você pode ter espaços para descanso, usar uma roupa mais confortável e personalizar o seu local de trabalho da maneira que quiser.

Liberdade financeira

A liberdade financeira é uma das vantagens mais enriquecedoras que o multinível pode trazer. Tanto quando falamos sobre a questão financeira ou então sobre qualidade de vida.

Um dos fatores da qualidade de vida é adquirido a partir do momento que você é capaz de fazer as suas próprias escolhas, de acordo com os seus gostos e preferências, sem ter que ficar na dependência de algo.

No intuito de exemplificar melhor essa situação, vamos analisar a seguir algo que pode acontecer no cotidiano de muitas pessoas.

Um indivíduo pode querer passar mais tempo com a família, mas não consegue por conta de compromissos e reuniões de trabalho.

Isso é um fator que impede a pessoa de ter uma melhor qualidade de vida. Por isso, quando ela opta por um trabalho autônomo, como o marketing multinível é possível ter o benefício da flexibilidade de horários, resolvendo assim o seu problema.

E se tratando da questão financeira, quando o trabalho autônomo da mesma cresce, a verba consequentemente também aumenta. Abrem-se novas oportunidades de negócio e é criado um novo estilo de vida para ela.

Que no caso seria a liberdade financeira, que como dito anteriormente, trará a junção de uma boa condição financeira com qualidade de vida.

 

Marketing direto x Marketing de rede

Como você já  viu o que é marketing multinível, vamos verificar a grande diferença em relação ao marketing direto.

No marketing direto a remuneração é feita diretamente para o revendedor de acordo com as suas vendas.

Já no marketing de rede existe a possibilidade de se criar uma rede de pessoas que vendam o produto ou serviço, e cada uma delas, pode conseguir novos vendedores para a empresa, que no caso seriam os afiliados.

Então, o ganho pode vir tanto das vendas como dos recrutamentos. Isso porque, conseguir novos membros, é uma ótima vantagem para a empresa, já que aumenta o público e a rede de contatos da mesma.

Outra diferença é a forma de andamento desses dois setores, pois enquanto um tem apenas o foco das estratégias. Ao observar o outro podemos verificar a essência do fator  “marketing multinível o que é”.

Vemos por exemplo que além dos artifícios de venda, adquirir contatos e manter um cuidado com os mesmos se faz necessário.

 

Planejamento

Planejamento

Depois de ver tantas vantagens do mercado, entender o que é marketing multinível e conhecer as atitudes que um profissional da área deve tomar, no intuito de se tornar bem sucedido, é quase certo que você se interesse pela área.

Como muitas pessoas também acreditaram no negócio e se tornaram bem sucedidas, é interessante, antes de embarcar no trabalho propriamente dito, absorver algumas das suas dicas importantes para garantir ainda mais sucesso no ramo.

Com muitas pesquisas, foi possível perceber que a maioria das pessoas que deram certo no negócio, fizeram um planejamento antes de começar a empreender na área.

Por isso, abaixo você verá algumas dicas de como fazer isso na prática:

  1. Monte um cronograma onde contenha toda a sua rotina de trabalho com datas e atividades a serem realizadas. Estipule prazos e metas para o cumprimento desses objetivos;
  2. Crie uma planilha onde contenha toda a sua produção diária, para saber o tempo médio que gasta em cada trabalho e ter o controle das atividades que você já realizou, está realizando ou irá realizar;
  3. Tenha uma “cartilha” que mostre os seus produtos ou serviços, a descrição de cada um e os preços sempre com você. Isso porque assim você consegue manter a ordenação, tanto para se manter informado, como passar as orientações aos seus clientes;
  4. Os treinamentos, que foram abordados anteriormente neste conteúdo, também são uma ótima forma de planejamento, e ao mesmo tempo o estudo do seu público também é interessante.

Com esse estudo você consegue conhecer melhor o perfil dos seus clientes e assim conseguir convencê-los das compras.

 

Dicas

Ainda no contexto do seu planejamento, é preciso saber algumas dicas para o seu melhor desempenho:

  • Tente manter um equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal. Posto que quando ambas viverem em completa harmonia os negócios possivelmente vão deslanchar de vez.

Isso tudo acontece porque a sua vida pessoal acaba influenciando diretamente no seu desempenho de trabalho. E para ser um empreendedor de grande prestígio sua performance deve ser impecável;

  • Mantenha o autocontrole, seja dos seus pensamentos e atitudes, a fim de conseguir ter um equilíbrio das suas ações. E assim será possível vislumbrar mais possibilidades no mercado;
  • Seja sempre verdadeiro em relação aos seus negócios. Pois com isso você consegue uma boa reputação e evita possíveis problemas, que uma mentira pode causar;
  • Tenha coragem para ir atrás dos seus objetivos. Como já abordado anteriormente, caso ocorra alguma frustração no trabalho, não se apavore e apenas faça aprimoramentos para um melhor desempenho da próxima vez.

Estratégia de vendas

Com a intenção de desenvolver melhor o marketing e ter um melhor aproveitamento em suas vendas, é interessante utilizar todas estratégias e ideias possíveis.

Então, juntar o marketing multinível ao marketing digital pode ser uma ótima estratégia. Pois hoje em dia, a maioria das pessoas está sempre conectada à internet.

Por isso, fazer propagandas nos meios online, seja com anúncios, posts nas redes sociais e conversas no WhatsApp, podem ser excelentes meios de propagar o seu trabalho.

No mercado multinível, uma boa estratégia é apresentar o seu negócio para pelo menos uma pessoa por dia.

É claro que o ideal é apresentar ao máximo de indivíduos que conseguir, mas para te ajudar a manter um foco e a não desistir do negócio, é interessante estipular essa meta.

Outra coisa muito importante para as vendas é prospectar afiliados à sua rede, porque assim os números das vendas e o negócio irá crescer. Sendo assim, invista no treinamento dos mesmos.

Nutrição de clientes

Como visto, o marketing digital é um grande aliado para deixar o seu trabalho ou os produtos e serviços que você oferece conhecidos.

Mas, com o objetivo de permanecer e encantar cada vez mais os seus clientes é interessante nutri-los com conteúdos constantes.

Essa nutrição pode ser feita através de e-mails, mensagens do WhatsApp, entre outros canais de comunicação, com a divulgação de novidades e o oferecimento de um tipo de cuidado e auxílio aos compradores.

Organize o seu cadastro de clientes

Com a finalidade de fazer o marketing digital, é preciso utilizar a sua lista de contatos. Por isso a mesma precisa estar organizada e atualizada.

Também é importante que você tenha um controle das vendas. Com o histórico de compras de cada cliente e os resultados que produziu durante cada mês.

Isso facilita a sua análise e estudos, com o objetivo de fazer melhores vendas e encantar os clientes.

Utilize os produtos ou serviços que você oferece

Quando você utiliza os produtos ou serviços que vende, é possível ter um bom conhecimento do que você oferece e falar com propriedade sobre. Além de poder argumentar melhor na hora das vendas.

Isso gera uma confiança maior para o cliente em relação a marca. Pois assim ele consegue observar que você realmente usa e confia naquilo que está oferecendo.

Peça opiniões

É muito importante obter um feedback do cliente, pois assim você consegue ter uma orientação maior sobre o que oferecer para o mesmo.

Pois, muitas vezes diversos vendedores acabam até irritando um freguês por insistir em uma determinada venda. Na qual o mesmo não tem o menor interesse.

Então, a partir do momento que você descobre o que o cliente pensa, é possível fazer um direcionamento em suas propostas.

Por exemplo: existe um novo produto, ao invés do revendedor insistir com constantes abordagens que possam incomodar, ele pode perguntar ao comprador o que ele acha.

A opinião do cliente também é importante para avaliar os outros consumidores. Pois, muitas vezes a percepção de uma pessoa pode ser a visão de outros.

Depois de adquirir todas essas informações com os seus clientes busque o aprimoramento para sempre poder oferecer o melhor.

Recupere-se

Caso o cliente não tenha ficado satisfeito com o seu trabalho, busque a rápida recuperação. Pois quanto mais você demorar, o seu negócio vai perdendo a credibilidade.

Então, escute-o e entenda o que aconteceu. Por exemplo: o cliente reclamou que a entrega de um determinado produto atrasou muito.

Com a intenção de se redimir, procure se desculpar com esse consumidor e ofereça algum produto ou serviço grátis, a fim de amenizar o desconforto.

Assim, ele poderá se sentir satisfeito com o atendimento e  preocupação, se manterá fidelizado ao seu trabalho.

Converse com pessoas do ramo

Networking

Uma estratégia para a obtenção de feedback além da opinião dos clientes, é a conversa com outros vendedores.

Porque assim, você consegue ter uma visão mais ampla do mercado e buscar sugestões para o aprimoramento do seu negócio.

Fidelize os seus clientes

Caso você tenha um cliente que faz compras constantes, vale a pena surpreendê-lo. Para que ele se sinta mais motivado ainda para realizá-las.

Uma sugestão caso o seu trabalho for revenda de cosméticos, por exemplo, é interessante dar um produto grátis. Com isso, o cliente ficará surpreso e feliz com a atitude de cuidado com o mesmo.

Outra inspiração, é no dia do aniversário do seu freguês, oferecer uma oferta exclusiva para ele, ou então, dar um brinde. Pois, essas atitudes também vão ser uma forma de envolvê-los.

Isso tudo é válido como uma forma de estratégia. Isso porque uma pessoa só se permanece ligada e fiel a algo, quando ela se sente valorizada e parte daquilo.

Envolva os seus afiliados

Como estamos falando sobre marketing multinível, cuidar da sua rede e oferecer treinamentos a ela também é uma estratégia de vendas.

Como falado anteriormente, no mercado multinível, é possível obter lucros quando você adquire um afiliado para a sua rede.

Por isso, ofereça esclarecimentos e treinamentos elaborados e interessantes, a fim de manter a sua equipe sempre empenhada em continuar e disseminar cada vez mais o negócio.

Mercado multinível x Pirâmide

Após ter conhecido sobre o mercado multinível e ter desenvolvido o interesse de trabalho no mesmo, é importante saber de algo:

Muitas vezes, quando você fala sobre ele para os seus familiares, amigos ou conhecidos, eles falam para você fugir, pois está sendo enganado e vítima de um golpe!

Mas como assim golpe?

Na verdade o que as pessoas imaginam é que você está fazendo parte de um esquema de pirâmide, o qual é ilegal. Mas esse sistema não está relacionado ao marketing multinível, são coisas muito diferentes.

Por isso,  com o intuito de sanar as suas dúvidas, explicaremos aqui a diferença de cada um. A fim de deixar claro porque o multinível é um sistema interessante, enquanto o esquema de pirâmide não.

Como surgiu o esquema de pirâmide

A pirâmide financeira surgiu na década de 20, nos Estados Unidos, mas quem deu início ao esquema não foi um americano, e sim um imigrante italiano chamado Charles Ponzi.

O seu plano oferecia uma rentabilidade de 50% em apenas 45 dias. Bastava apenas trocar cupons postais por selos dos EUA. Toda essa trama causou prejuízos em mais de 17 mil pessoas. Isso porque, é praticamente impossível conseguir um lucro tão alto em poucos dias e sem nenhum planejamento ou esforço.

Depois de ter causado toda uma situação desagradável para milhares de indivíduos, Ponzi foi preso. E após um tempo deportado para a Itália.

Depois de ser solto, nos anos 40, foi transferido por sua companhia aérea (emprego que ele tinha conseguido) para o Brasil onde faleceu em 1949, pobre, no Rio de Janeiro.

Ao observar essa história e compará-la com a do marketing multinível, podemos observar diversas diferenças. Enquanto a do MMN gerou crescimentos e sucesso, a da pirâmide financeira levou apenas milhares de pessoas ao prejuízo.

Por isso, temos que ter em mente que um não se relaciona ao outro. A pirâmide financeira é considerada um sistema ilegal.

Pois, como visto, trabalha com um modelo comercial não sustentável. Bem como possui diversas armadilhas para as pessoas que se associam a esse tipo de negócio.

Além de na pirâmide não existir o comércio de um produto ou serviço, apenas é preciso conseguir novos integrantes para o negócio.

Já no marketing de relacionamento, vemos que a situação se mostra totalmente diferente, a venda de produtos ou serviços é muito importante ao mesmo tempo que a captação de novos afiliados também tem seu valor.

E o líder tem a função de dar treinamentos para a sua rede. O que garante a seriedade e o real êxito do empreendimento.

As diferenças:

Sintetizando, de uma forma que as diferenças entre os dois sistemas se torne mais visual e de mais fácil compreensão. Veja a seguir os aspectos de ambos:

Marketing Multinível

  • Existem produtos ou serviços;
  • Os ganhos são proporcionais aos esforços;
  • Foco no desenvolvimento de pessoas;
  • Sistema legal de distribuição.

Pirâmide Financeira

  • Não existe venda de produtos ou prestação de serviços;
  • Apenas as pessoas que estão no topo lucram;
  • Foco em dinheiro fácil;
  • É ilegal.

Com todas essas informações, acreditamos que será possível combater as comparações com a pirâmide e críticas não fundamentadas que são direcionadas ao multinível.

Por isso, não tenha medo de adentrar nesse negócio e se aprofundar no multinível e nas suas diversas oportunidades que ele oferece.

 

Como checar se uma empresa é de confiança?

Um outro método de saber se a empresa realmente é do ramo de marketing multinível e é algo de confiança no mercado, é saber se a mesma é associada à Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Pois, a organização, aplica as normas e códigos de ética para promover as vendas diretas de produtos ou serviços no Brasil.

Quebra de objeções no marketing de relacionamento

Se você acha que as pessoas encontram apenas problemas com a pirâmide para tentar te convencer a não entrar no multinível, saiba que não. Colocam muitas outras coisas na cabeça de uma pessoa que podem desencorajá-la de iniciar um novo negócio.

Bom, como vimos a pirâmide não tem nenhuma conexão com o marketing de rede. Por isso essa objeção é algo que já está resolvido.

Porém, existem certos desafios que realmente existem no multinível. Mas vamos te mostrar como resolvê-los e ultrapassar todas as barreiras que podem te afastar do negócio de sucesso.

As objeções

Muitas pessoas alegam que o investimento inicial para adentrar em uma empresa de multinível, pode ser caro. Isso no caso de ter que comprar os produtos para só depois poder revender.

Mas, isso é algo que depois vai te trazer um retorno muito maior. Quando você obtiver os resultados das suas vendas, irá perceber que esse investimento foi muito pequeno em relação ao lucro.

E é claro que pelo menos um esforço inicial vai ser preciso para adentrar ao negócio. Porque tudo que é sério demanda muito trabalho.

Por isso, caso algum local te prometa um crescimento rápido e não for necessário nenhum esforço, aí sim desconfie, pois em um futuro você pode ter possíveis frustrações.

Outra coisa, que acaba ficando no caminho das pessoas é o medo de começar do zero a vender e a fazer a construção de uma rede de contatos. Por causa do fato de ainda não ter nenhum cliente e também não ter experiência na área.

Porém, não deixe esse medo te abalar, porque a construção de uma rede de relacionamentos é feita conforme o tempo. As pessoas que tem diversos contatos, também tiveram que passar por esse processo para chegar ao patamar que possuem hoje.

Por isso, o ideal é ter paciência e ir trilhando um passo de cada vez. Tudo para ter boas vendas e se consolidar no mercado.

E além do mais existem diversos recursos. Dos quais você pode retirar o apoio e orientação precisa para a realização desse empreendimento.

Recursos de ajuda

Como visto a leitura é um ótimo recurso a ser utilizado. Isto pois com ela você consegue retirar diversos conhecimentos e orientações.

A análise e estudos de caso também vão te proporcionar esse esclarecimento, pois quando você observa os exemplos de outros profissionais que já trilharam esse caminho, é possível se atentar aos erros e acertos cometidos pelos mesmos.

Tudo isso é feito com o intuito de não cometer os mesmos erros. Além de aprimorar as técnicas e estratégias utilizadas por eles.

E, por que não também com o objetivo de se tornar um modelo de exemplo? Pois, futuramente as suas ações também poderão servir como base para as pessoas que precisem de algum tipo de auxílio.

Outra forma de conseguir melhorar na área é analisando as suas próprias vendas e tentativas. Isso porque assim você também consegue mudar para uma abordagem e conversa mais assertiva com os seus clientes.

Além de todas essas formas, os treinamentos também vão oferecer uma boa base para poder alavancar as suas vendas. E ainda tirar todas as suas dúvidas que possam surgir.   

É hora de ingressar no mercado multinível!

Comece no marketing multinível

Depois de entender um pouco mais sobre o que é marketing multinível e todas as suas áreas.

Que vão desde a sua história e outras nuances. Como: o funcionamento da rede, estratégias de venda, plano de carreira e responsabilidades de um profissional multinível. Você já tem o conhecimento preciso para adentrar ao negócio.

Mas, lembre-se que é preciso sempre a atualização dos seus conhecimentos. Seja com experiência sobre os campos, os quais a empresa que você representa atua e confiança perante o mercado.

Que irão ser adquiridos através de muito trabalho, vendas, treinamentos e estudo constante.

No final de tudo, quando você conseguir se aprofundar em todos esses conceitos sobre “o que é marketing multinível” e por em prática os aprendizados, provavelmente a sua liberdade financeira virá.

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