BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Saiba o que é marketing de relacionamento e sua importância

marketing de relacionamento

O uso do marketing de relacionamento é uma ferramenta atual de extrema importância para construir uma relação sólida com os clientes. Saiba o que é e qual a importância desse marketing para uma empresa.

Para se destacar no meio empresarial, as empresas vêm buscando formas de melhorar seus serviços e agradar o cliente para que este sempre volte.

É pensando no cliente que a estratégia de marketing de relacionamento entra em cena para melhorar a qualidade da relação entre instituição e consumidor.

Mas o que é marketing de relacionamento?

Em poucas palavras, esta é uma estratégia que tem como objetivo estabelecer um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo, mesmo após ele ter adquirido um produto ou serviço.

Com essa estratégia, são disponibilizados benefícios para o cliente buscando criar uma relação próxima entre as partes e deixar o consumidor satisfeito. Ficou curioso em saber como funciona?

Acompanhe os tópicos a seguir:

O que é marketing de relacionamento

É uma estratégia utilizada pelas empresas para a fidelização de clientes, formada por um conjunto de ações para construir um relacionamento forte e duradouro entre as partes.

As empresas oferecem benefícios que possam atrair a atenção dos clientes para que, dessa forma, eles continuem a usar os serviços oferecidos.

O objetivo do marketing de relacionamento é como fidelizar clientes e fazer com que eles se tornem fã da marca.

Dessa forma, ele passa a falar dos benefícios para seu círculo social, a famosa propaganda “boca a boca”.

O marketing de relacionamento é, então, a criação de um vínculo entre consumidor e empresa de forma que o mesmo não pareça um acordo comercial, mas, sim, uma relação pessoal.

Como funciona o marketing de relacionamento com o cliente

Depois de compreender o que é marketing de relacionamento, é preciso conhecer como essa estratégia é implantada nas empresas.

O primeiro contato do cliente com a empresa é um dos momentos mais importantes. Afinal, é nesse momento que ele precisa sentir confiança e proximidade com a marca.

Para isso, as redes sociais são grandes aliadas, pois elas são capazes de criar laços entre empresas e clientes.

Além disso, outra forma de demonstrar que o cliente é importante e ajudar na fidelização, é presenteá-lo com brindes.

Sendo assim, é essencial ter conhecimento acerca de quem é o cliente, pois, se a pessoa sente que o atendimento foi especial, existem grandes hipóteses dela se tornar um consumidor assíduo da marca.

Primeiro: conheça seus clientes

Como visto anteriormente, saber quem é o cliente é essencial para que o objetivo do marketing de relacionamento possa ser atingido. A melhor maneira de iniciar esse processo é obter informações sobre eles.

Por exemplo, dados cadastrais que são obtidos ao efetuar uma compra. É interessante que, nesse cadastro, estejam contidas perguntas como nome, profissão, idade e endereço. Assim, construindo seu público-alvo.

A partir dos dados obtidos, é realizada uma análise, para então desenvolver ações específicas voltadas para esse público.

Como fidelizar clientes?


O que é marketing de relacionamento se não houver a fidelização de clientes?  A fidelização de clientes não acontece do dia pra noite, é um processo gradual.

Por isso, todas as ações e todos os setores precisam estar concentrados para esse objetivo.

Saiba a seguir, quais as ações que devem ser levados em conta no marketing de relacionamento com o cliente, ou seja, no processo de fidelização de clientes:

  • Personalização do atendimento;
  • Benefícios para compras seguintes;
  • As ações devem ser contínuas;
  • Saiba escutar o cliente para melhorias;
  • Observe os resultados das ações criadas.

Personalização do atendimento

O cliente gosta de se sentir especial. Por isso, se as ações forem voltadas especificamente para suas necessidades, ele terá a sensação de ser compreendido.

Por exemplo, as novidades anunciadas por e-mail e redes sociais podem ter opções do que a pessoa gosta, com base naquilo que a mesma pesquisou no site.

Além disso, outras ações customizadas para clientes seriam, por exemplo: newsletters com ofertas e novidades dos produtos, promoções especiais apenas para clientes, conteúdos exclusivos, e a parabenização na data de aniversário.

Aliás, para criar ações não se esqueça das redes sociais, pois atualmente, elas são de grande importância para criar uma conexão rápida e eficaz com o cliente.

Benefícios

Entender o que é marketing de relacionamento com o cliente é essencial para que ele volte para uma próxima compra.

Para isso, ações que garantam o retorno do consumidor podem ser feitas por meio de planos de fidelidade, como descontos especiais nas próximas compras, por exemplo.

Além disso, outra forma de gerar retorno são pesquisas online que oferecem brindes na próxima compra se responder um questionário fornecido pela empresa. Essa pesquisa também se trata de uma forma de avaliar a satisfação do cliente.

Escute o cliente

No processo de desenvolver ações pensadas para o consumidor, saiba prestar atenção no feedback dado. Afinal, os comentários servem para entender como o cliente está em relação aos produtos e serviços oferecidos.

É com base nessas opiniões que mudanças ou upgrades serão feitos para que a empresa melhor se adapte para atendê-los.

Observe o resultado das ações criadas

É importante prestar atenção no engajamento dos clientes com as ações criadas. Por isso, observe se os resultados estão dentro do esperado ou se surtiram o efeito esperado.

Quando a estratégia não funciona dentro da expectativa ou deixa de engajar respostas, é o momento de refazer o plano de ação. O foco é buscar que a pessoa prefira a sua empresa em relação às outras porque confia e se identifica com os seus serviços.

É imprescindível adotar o marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, então, uma estratégia de como fidelizar o cliente ao construir uma relação. Trata-se de um conjunto de ações que possuem grande importância e que traz vantagens tanto para a empresa quanto para os clientes.

Então, para colocá-lo em prática, lembre-se de quem é o cliente para, então, poder elaborar as ações que melhor se encaixem em seu público-alvo. Lembre-se de personalizar o atendimento e ouvir o cliente.

É a relação de fidelização de clientes que fará com que os mesmos não abandonem a empresa, e engajem mais com os serviços oferecidos. E em consequência trará mais clientes consigo.

A relação de fidelização e o engajamento criado com os benefícios oferecidos fará com que os clientes se identifiquem com a marca e, consequentemente, divulgue para seus conhecidos.

Deixe uma resposta