BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como aplicar o marketing de relacionamento em seus negócios

Marketing de relacionamento

Com o intuito de fidelizar clientes, a tática principal é o marketing de relacionamento, então entenda o que ele significa e permaneça com os seus consumidores.

E aproveite para utilizar algumas estratégias de marketing, que são cada vez mais recorrentes para uma boa divulgação e reconhecimento de uma marca ou produto.

O marketing é a arte de criar e explorar valores para satisfazer as necessidades ou desejos dos clientes. Dentro do marketing existem várias segmentações, como por exemplo o marketing de produto.

Esse tipo de marketing busca utilizar a criação de planos de lançamento, conteúdo, estudo dos consumidores. No intuito de promover e fazer melhores vendas.

Outro estilo é o marketing pessoal,este tem o objetivo de promover uma pessoa e é necessário se utilizar de algumas estratégias que o mesmo propõe.

Geralmente são com ações, comentários ou relacionamento nas redes sociais que uma pessoa consegue valorizar a sua imagem pessoal.

Já o marketing de relacionamento, se torna uma mistura dessas várias estratégias utilizadas e cria um convívio junto ao público.

Com o intuito de entender melhor esses métodos, funcionamento desse nicho e porque ele é tão importante para quem busca alcançar o sucesso nesse ramo descubra o seu significado e suas vertentes.

E para isso vamos adentrar nos seguintes tópicos:

  • O que é marketing de relacionamento
  • Marketing de relacionamento na prática
  • Público alvo
  • E-mail marketing
  • Programa de fidelidade
  • Marketing de relacionamento e multinível

 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing do relacionamento busca a disseminação e construção de uma marca, além da prospecção de clientes. Depois dessa captação de clientes, existe a procura de fidelizar o mesmo ao seu trabalho.

Com essa fidelização, os clientes se tornam  defensores e divulgadores da marca. Porém, para essa relação se tornar possível é preciso ter um acompanhamento contínuo do público.

Para alcançar essa relação, no relacionamento de marketing são utilizadas estratégias nas redes sociais. Como conversar com o público, através de respostas rápidas e personalizadas ou então publicação de conteúdos relevantes.

Além das redes sociais, diversas outras táticas são exploradas, como o estudo de perfil dos clientes, direcionamento de conteúdo, entre outras, que serão abordadas ainda no conteúdo.

Mas, antes é interessante saber de uma curiosidade: marketing de relacionamento é a mesma coisa que marketing multinível.

E o ramo além do foco de vendas e relacionamento com o cliente, usando as estratégias faladas anteriormente, também incentiva que o profissional recrute novos vendedores e construa uma equipe.

Com qual objetivo? De obter lucros tanto pelas compras dos consumidores, como pelo esforço de angariar novos membros para a equipe de vendas.

Agora sim, vamos entender mais profundamente o que é marketing de relacionamento e como ele funciona na prática.

Marketing de relacionamento na prática

Depois de entender o conceito de marketing de relacionamento, é interessante saber como colocar ele em prática e construir um relacionamento tanto com o cliente, como com os possíveis futuros integrantes da sua equipe de vendas.

 

Como conseguir clientes e montar uma equipe no MMN

Com o intuito de construir uma equipe e angariar mais clientes é possível se utilizar de algumas estratégias:

 

Marketing digital

O marketing digital, são todas as estratégias de marketing, utilizadas em um ambiente online.

Isso inclui desde SEO (Search Engine Optimization), que dispõe de ações que contribuem para um melhor posicionamento de páginas e conteúdos. Até CTAs (Calls-to-Action), que são chamadas ou botões que direcionam o usuário à uma página que você queira.

Para adentrar um pouco mais no assunto e saber outras maneiras da sua utilização, acesse o conteúdo de marketing digital.

 

Inbound marketing

O inbound, é uma ótima maneira de praticar o marketing de relacionamento, pois esse método procura direcionar para a pessoa conteúdos do interesse dela.

Então ele passa a ser uma forma de atração do público e não algo forçado, como por exemplo propagandas no início dos vídeos do youtube.

Diferente desses vídeos “obrigatórios”, a pessoa que apresenta uma disposição para saber sobre o assunto. Ou então receber algum tipo de propaganda.

Essas aptidões são descobertas através das pesquisas e interações que as mesmas realizam em uma plataforma.

Depois do usuário interagir com o seu conteúdo é válido encaminhar para ele outros tipos de informações, as quais ele possa se interessar.

Isso deve ser feito de uma maneira planejada, para que ele se encante com a empresa ou os serviços que ela oferece.

E assim o cliente passa por um processo de “convencimento”, o qual procura mostrar que os benefícios oferecidos pela marca são os melhores em relação às outras.

Esse processo ocorre em várias etapas. Desde a apresentação dos serviços oferecidos, descoberta de problemas, até o cliente se tornar um fã da empresa e além de se fidelizar à ela, indicar para outras pessoas.

 

Conteúdo

A publicação de informações também é um bom modo de tornar os serviços da sua empresa conhecidos. Os conteúdos podem ser publicados nas redes sociais e blogs, onde é possível ter um contato constante com o público.

A partir dos comentários você consegue ter um feedback das suas publicações e assim, é interessante investir em melhoramentos para a sua empresa e criar novas pautas de acordo com a vontade do seu público.

 

Público alvo

No marketing de relacionamento, a questão do público alvo é algo que você deve ficar muito atento, pois é ao saber o perfil do público, que o conteúdo vai ser direcionado de uma melhor maneira.

Para criar o perfil do público alvo é preciso analisar  os costumes, tendências e características dos consumidores mais frequentes. E assim traçar uma “ficha técnica” contendo as principais informações sobre esses clientes.

E então, fazer conteúdos relativos aos assuntos que chamem a atenção do público e os façam interagir com a marca.

 

E-mail marketing

E-mail marketing

Os e-mails também são muito utilizados no marketing de relacionamento, pois eles criam uma relação de proximidade com os clientes.

As mensagens encaminhadas pelos e-mails, podem ser enviadas em datas comemorativas, como por exemplo nos aniversários, contendo uma parabenização.

Do mesmo modo, é interessante enviar campanhas ou conteúdos relevantes para o engajamento do cliente.

Após ele adquirir algum produto ou serviço, é oportuno enviar e-mails com outras ofertas ou então questionários, para conseguir um perfil mais completo do seu consumidor e assim conseguir ter um melhor relacionamento.

 

Programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma das táticas mais utilizadas no marketing de relacionamento. Isso porque cria um tipo de relação de confiança com o consumidor.

Esse programa consiste em oferecer benefícios aos consumidores. No intuito de facilitar a sua compreensão iremos explicar como funciona.

No caso de restaurantes, por exemplo, o estabelecimento pode oferecer refeições grátis, para clientes que sempre vão ao local ou então hotéis podem oferecer promoções no aluguel dos quartos.

Essas vantagens irão estar diretamente relacionadas aos produtos ou serviços que a empresa oferece, para ganhar um maior engajamento do público e conquistar uma fidelidade continua.

 

Marketing de relacionamento e multinível

Marketing de relacionamento e multinível

Recapitulando um pouco, entre as maiores dúvidas das pessoas, está a relação entre o marketing de relacionamento e o marketing multinível. Mas afinal as duas coisas tem diferença?

Como dito anteriormente os dois são a mesma coisa.  E o principal objetivo desse ramo é prospectar pessoas para formar uma rede, além de vender produtos e serviços e fidelizar clientes.

Por conta desse objetivo, com a intenção de que esse trabalho ocorra da melhor maneira e dê certo, as diversas técnicas, relatadas no conteúdo, são utilizadas.

Em uma venda, por exemplo, o profissional deve saber divulgar o seu produto ou serviço. Então, ele irá utilizar o relacionamento com o cliente, na parte que se refere à convencê-lo.

Portanto, para isso, é necessário ter uma inteligência emocional. Onde seja possível identificar os interesses do consumidor e ofertar o que ele deseja com um maior direcionamento, e mais chances de êxito.

Dessa forma, com todas essas reflexões, podemos concluir são as estratégias de relacionamento, que irão fazer você alcançar o sucesso em seu negócio. Por isso, siga-as e provavelmente será bem sucedido!

Deixe uma resposta