BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Os benefícios do esporte e saúde no seu dia a dia

Esporte e saúde

Constantemente somos lembrados que esporte e saúde são coisas primordiais em nossa vida. Mas você realmente sabe os benefícios do esporte para a saúde, ou quais as consequências de não praticá-lo? Acompanhe este conteúdo e descubra tudo isso!

Alguma vez você já teve preguiça de ir pegar o controle da TV, comida ou fazer qualquer outra coisa quando está assistindo a um filme? Ou então ao invés de subir uma escada, pegou um elevador porque era mais conveniente?

Se a resposta a essas perguntas forem afirmativas e isso ocorrer de uma maneira constante, fique atento com essas suas atitudes. Isso pois você pode ser uma pessoa que inventa desculpas para não praticar exercícios.

Muitas vezes, as pessoas gostam de assistir as olimpíadas, ou outras competições esportivas, admiram as atividades exercidas pelos atletas, gostariam de pelo menos praticar um pouco algum deles. Mas na hora da prática a história é outra.

Muita gente usa como desculpa a falta de tempo e a correria do dia a dia. Seja por conta do trabalho, reuniões, compromissos, estudos, tarefas de casa, entre outros.

Porém, não podemos esquecer que existem consequências ruins para a sua saúde caso você não pratique exercícios.

No intuito de te ajudar a implementar o esporte e saúde no seu cotidiano, separamos alguns tópicos para a sua análise:

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • Conceito de esporte e saúde
  • Qual a importância do esporte?
  • Como se preparar para realizar atividades físicas?
  • Qual esporte praticar para melhorar a sua saúde?

Conceito de esporte e saúde

Com a finalidade de entender um pouco mais sobre esporte e saúde, é preciso entender o significado de cada um.

Esporte: é classificado como uma atividade física que tem diversas finalidades: recreativa, sociocultural, profissional, educativa ou como meio de melhorar a saúde.

Saúde: A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Como podemos observar esporte e saúde caminham juntos, pois com o objetivo da sua saúde melhorar, o esporte se faz necessário.

Com intenção de te ajudar a entender um pouco mais sobre essa relação, vamos abordar sobre a importância das atividades físicas a seguir.

 

Qual a importância do esporte?

A importância do esporte

Existem vários motivos que justificam a importância do esporte. Que podem ser tanto os seus benefícios como as complicações que podem ocorrer com a sua saúde caso não haja a realização deles.

 

Motivos para praticar atividades físicas

As atividades físicas podem melhorar tanto o seu corpo como a sua mente, em vários campos:

  • Melhoram o seu humor: quando um esporte é praticado o seu cérebro libera substância químicas que te fazem se sentir mais relaxado e feliz;
  • Reduz estresses e depressão: se você está ativo fisicamente, o seu corpo produz mais endorfina, que é um hormônio responsável pelo bom humor e também reduz os de estresse, pois a sua mente fica ocupada com outros objetivos;
  • Ajuda a melhorar o seu sono: os esportes fazem você dormir mais rapidamente, portanto se enquadram em uma das formas de como acabar com a insônia.

E ter uma boa noite de sono faz com que você acorde mais disposto e tenha um dia melhor;

  • Evita doenças crônicas: os sedentários são mais propensos de desenvolver doenças cardíacas. E os atividades físicas reduzem as taxas de açúcar no sangue, o que diminui os riscos de diabetes;
  • Capacidade mental: a sua capacidade mental aumenta, e assim a sua memória e concentração ficam melhores;
  • Retardação do processo de envelhecimento: com os esportes é mais fácil para manter as suas habilidades físicas e mantêm a sua independência para o trabalho;
  • Melhora a autoestima: Como a sua capacidade e resistência aumentam, você se sente com um vigor e energia maiores para realizar as suas tarefas diárias, então a probabilidade de ter sucesso com a ajuda do autocontrole e reforço vai ser grande;
  • Vida saudável: além de diminuir os riscos de diabete, também reduz os riscos de colesterol, hipertensão e obesidade, o que justifica muito bem a importância do esporte e saúde;
  • Desenvolvimento de espírito de equipe e liderança: os esportes praticados coletivamente, fazem despertar nas pessoas as suas qualidades para se trabalhar em equipe;
  • Ossos fortalecidos: exercícios regulares são bons para a construção de massa óssea.

 

Consequências na saúde de não praticar esportes

Depois de ver os benefícios do esporte, fica um pouco mais simples entender os prejuízos que não praticar os exercícios pode causar.

As consequências são: maiores riscos de ter doenças como diabetes, colesterol, hipertensão e obesidade. Além de danos à respiração e funcionamento do organismo.

 

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Como se preparar para realizar atividades físicas?

Agora que os motivos para praticar algum esporte já estão mais do que claros, chegou a hora de começar a pensar em colocar esses exercícios em prática.

Mas, para melhor a sua saúde e bem-estar, são necessárias algumas preparações, antes mesmo da realização das atividades físicas.

A preparação física inclui :

  1. Avaliação física: Procure um médico e um instrutor físico adequados a fazerem uma avaliação das suas condições físicas e de saúde para iniciar a atividade física desejada. A avaliação provavelmente vai incluir as áreas de força muscular, flexibilidade, IMC e sua capacidade respiratória.
  2. Tenha uma alimentação saudável, evitando gorduras e frituras. Acrescente verduras e legumes na sua refeição. Quanto mais diversificado os tipos de alimentos e os nutrientes que eles agregam, mais balanceada será a sua saúde.
  3. Hidrate-se: A água é um fator essencial para manter o corpo hidratado e garantir o seu melhor funcionamento.
  4. Faça alongamentos antes de iniciar os seus exercícios. Isso pois o alongamento pode evitar a ocorrência de alguma contusão ou tensões musculares.
  5. Tenha um planejamento dos seus exercícios, pois o esporte deve ser praticado de acordo com as suas possibilidades, de intensidade, frequência e até a escolha do tipo de esporte, deve ser vista previamente.
  6. Procure usar roupas leves para conseguir se movimentar melhor e se sentir mais confortável.

 

Qual esporte praticar para melhorar a sua saúde?

Esportes

A escolha do esporte vai de acordo com as suas preferências e disponibilidade. Porque você deve se sentir confortável e feliz para fazer praticar a atividade.

Mas se você busca alguma atividade física específica, no intuito de melhorar algum problema de saúde, é interessante ir ao médico. Para que ele possa te orientar corretamente sobre o tipo de esporte mais adequado para o seu bem estar.

Exemplo: Normalmente pessoas com reumatismo, são orientadas a fazer natação. Isso é dado pois a água pode ajudar a melhorar o funcionamento das suas articulações. No entanto, cada caso é um caso, então procurar a orientação médica é o ideal.

Algumas sugestões de esporte são: natação, ginástica olímpica e artística, futebol, vôlei, judô, basquete, entre tantos outros. Basta verificar com o qual você mais se identifica e dar início às atividades.

 

Pratique em casa e ao ar livre

Deixar de praticar uma atividade física por preguiça de sair de casa ou falta de dinheiro para pagar uma academia não pode ser a sua desculpa. É possível praticar exercícios em casa, na rua ou em parques da sua região.

Opções de atividades eficazes e que não custam nada:

  • Caminhada;
  • Pular corda;
  • Andar de bicicleta;
  • Treinos físicos: para realizar os mesmos, existem vários vídeos no youtube, com instruções de realização, como também aplicativos de celular. Os quais podem analisar a sua frequência de exercícios e dar sugestões para que você tenha um melhor desempenho.

 

Comece a praticar!

Depois de conhecer mais sobre a importância do esporte e saúde, deixe de lado as desculpas de falta de tempo livre, pois como visto, os dois são muito importantes para a sua vida.

Fato aliás que é comprovado cientificamente. De acordo com pesquisas do hospital Brigham and Women (Boston, EUA) caminhadas de 75 minutos podem trazer 1,8 anos a mais na expectativa de vida de uma pessoa.

Então fique atento nesses benefícios, tanto para o corpo como para o equilíbrio pessoal. À vista que fatores como por exemplo a melhora de humor irão ser acrescentados no seu cotidiano.

Agora basta só começar a praticar algum esporte, para que desta maneira melhore cada vez mais a sua saúde e qualidade de vida.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta