BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Descubra como conquistar o sonho da casa própria

Casa própria

Conquistar a casa própria é o sonho de muita gente, mas pode também ser um grande desafio. Aprenda neste conteúdo os passos fundamentais para alcançar este objetivo!

Computadores e smartphones de última geração, viagens para os quatro cantos do mundo, roupas bonitas e carro do ano são sim o desejo de muita gente, mas a verdade é que o sonho da maior parte dos brasileiros é conquistar a casa própria.

Por mais que os tempos mudem, essa ambição continua a mesma entre as gerações, e isso tem um motivo: quem gosta de pagar aluguel? Ninguém, não é mesmo?!

Os gastos com aluguel podem atrapalhar muito as chances de conquistas de outros objetivos, afinal, grande parte da renda mensal de uma pessoa destina-se ao imóvel.

Além disso, diferente da casa própria, a despesa do aluguel é um dinheiro sem retorno, ou seja, não pode ser considerado um investimento. Por isso, para muitas pessoas a sensação que permanece após alguns anos pagando aluguel é de um dinheiro mal gasto.

Por outro lado, saber como comprar uma casa e realizar esse sonho pode não ser uma conquista tão simples, pois requer muitos esforços.

Existem também alguns hábitos cultivados pelas pessoas que podem atrapalhar ainda mais nesse percurso, pois prejudicam o equilíbrio das finanças e o foco na realização do sonho.

Então por onde começar? Como conquistar a casa própria?

Isso você vai conferir nos próximos parágrafos!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • Poupe e planeje
  • Analise as possibilidades
  • Esteja preparado para os esforços
  • Tenha a casa própria como seu principal objetivo

 

Poupe e planeje

Essas dicas parecem óbvias, e apesar de serem de extrema importância para quem deseja saber como conquistar a casa própria, muitas pessoas esquecem de segui-las.

Analise o que você possui guardado hoje, o quanto pode economizar e em quanto tempo conseguirá alcançar o seu objetivo. Esse planejamento é essencial, ainda que ele sofra alterações em determinado momento.

Sem um bom planejamento você não chegará às economias necessárias. E sem elas, será praticamente impossível alcançar também o sonho da casa própria.

POUPAR! Essa é a palavra de ordem para quem deseja comprar um imóvel, principalmente no Brasil, onde os preços são altos e as condições de pagamento bastante exigentes.

Estima-se que o número inicial essencial de investimento, é economizar pelo menos 20% do valor recebido mensalmente. Esse dinheiro pode ser investido em aplicações onde não haja riscos, como na poupança ou um fundo de renda.

Entretanto, esse número não é regra. Quanto mais você conseguir poupar, maior a entrada do imóvel e menos juros pagará. Além do mais, uma boa entrada também pode ser a chave de negociações melhores com as construtoras.

Economia

 

Qual o melhor momento para começar a poupar?

Guardar dinheiro é, na verdade, uma necessidade em qualquer momento da vida. Ter uma poupança pode te resguardar caso haja a perda de um emprego, um familiar doente, viagem inesperada ou qualquer outra situação.

Mas para quem deseja comprar uma casa própria, há momentos da vida mais apropriados, e outros nos quais se deve tomar cuidado antes de pensar em adquirir o imóvel.

Se você mora com os pais, por exemplo, essa é a hora de guardar o máximo de dinheiro possível. Ainda que você tenha outras despesas como carro ou estudos, boa parte da sua renda ainda deve ser planejada com o objetivo de dar a entrada em um imóvel nos próximos anos.

Já o início de carreira é um momento que requer atenção. Nesse caso, o ideal é pensar e aguardar um pouco antes de procurar como comprar uma casa.

Um profissional em ascensão pode estar sujeito a viagens, mudanças de cidade e nem mesmo tem a previsão de estabilidade no novo emprego a ponto de assumir um investimento tão grande como a compra da casa própria.

 

Entenda para onde vai o seu dinheiro

Muita gente quer saber como comprar um apartamento ou casa, mas para isso é necessário contar com uma vida financeira saudável.

Um passo importante é entender o destino do seu dinheiro. Ou seja: quanto você gasta, quais são as suas principais despesas e o quanto você tem deixado de investir corretamente.

O seu dinheiro vai principalmente para gastos essenciais como moradia, transporte e alimentação ou supérfluos, como roupas, jantares e passeios?

Se a segunda opção tiver mais a ver com você significa que é o momento de rever o seu estilo de vida. É preciso reequilibrar os seus gastos a fim de atingir um objetivo maior posteriormente.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Analise as possibilidades

O mercado de imóveis oferece muitas opções, inclusive referente ao financiamento. Mas para não se afogar em dívidas é preciso analisar as possibilidades e entender o que está ao seu alcance.

É natural ter de abrir mão de algumas coisas em prol de um objetivo maior, como comprar uma casa própria. No entanto, é preciso saber também até onde isso vale a pena.

Conquistar a casa própria e passar anos preso às dívidas nunca é a melhor opção. Até porque, a sua moradia nova também estará em risco.

Muitas pessoas esquecem  que além do valor da entrada do imóvel e das parcelas mensais, é necessário ter também um valor reservado para a documentação.

Além da documentação do banco, o comprador terá que arcar com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), custos de cartório e análise jurídica de documentação em alguns casos. Esses gastos costumam somar cerca de 4% do valor do imóvel.

Outro ponto antes de comprar um imóvel é escolher a vizinhança. A região onde se pretende morar diz muito sobre o valor a ser investido.

Estar localizado numa região sofisticada, com centros de comerciais e bom acesso de transportes normalmente pesará um pouco mais no bolso.

Dessa forma, tentar optar por um “meio termo”  pode fazer toda a diferença, principalmente se você não pretende investir um valor alto ou passar muitos anos pagando o imóvel.

Esforço

 

Esteja preparado para os esforços

Como citamos no tópico anterior, toda grande conquista demanda de um grande esforço. Para quem planeja como comprar uma casa não é diferente.

Abrir mão de algumas coisas e momentos faz parte do processo de quem busca conquistar um casa para chamar de sua.

Em fases como essa algumas pessoas buscam por recolocações profissionais, um aumento de salário, ou até mesmo uma renda extra. Essas ações podem ser essenciais a quem precisa juntar o dinheiro necessário para a compra de um imóvel.

Para quem opta pela renda extra, há algumas opções simples como vender algo produzido por si próprio ou mesmo revender algum tipo de produto.

Atualmente, outra opção bastante escolhida são as empresas de Marketing Multinível. Isso porque, para iniciar um trabalho nesse ramo não são necessários grandes investimentos ou mesmo estar desempregado.

Com o Marketing Multinível é possível manter o emprego fixo e levar a revenda como uma forma de adquirir renda extra.

Além disso, esse ramo tem sido cada vez mais procurado em todo o mundo, pois tem revelado milionários e mudado a vida financeira de muitas pessoas, ajudando inclusive na conquista da casa própria.

Você também pode conhecer as 5 vantagens do Marketing Multinível que vão te fazer querer apostar na área.

Essa pode ser a opção que vai fazer a diferença nas economias. 

Tenha a casa própria como seu principal objetivo

Quantas vezes você já comprou algo que não precisava ou sem tanta utilidade? Todo mundo já fez isso algumas vezes.

A questão é que quem busca realizar o sonho da casa própria precisa ter o foco todo voltado a esse objetivo. Abrir mão de coisas supérfluas é indispensável.

De nada adianta sonhar com a casa própria e continuar com os mesmo hábitos, ou ao mesmo tempo planejar viagens, a compra de um carro e outros gastos.

Foque naquilo que realmente é importante para você, caso contrário, pode acabar não realizando nenhum objetivo e se frustrando.

O sonho da casa própria não é impossível, mas requer foco, determinação e organização financeira.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta