BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Tipos de empreendedorismo: descubra quais são os mais eficientes da atualidade

Quais são os tipos de empreendedorismo mais eficientes de atualidade

Tipos de empreendedorismo tem se diversificado cada dia mais no Brasil e no mundo todo. Você já sabe qual é o seu perfil de empreendedor? Do informal ao franqueado, veja os perfis mais encontrados no empreendedorismo brasileiro e descubra qual é o seu!

Você provavelmente já sabe que o empreendedorismo vem crescendo em todo o mundo com o passar dos últimos anos. Mas você sabia que existem vário tipos de empreendedorismo?

Só no Brasil, 38% da população economicamente ativa tem seu próprio negócio, de acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Pois é, apesar da complexa e alta carga tributária, os brasileiros somam mais de 52 milhões de pessoas que decidiram aprender como empreender e aproveitar as vantagens de ser empreendedor.

Mas você sabe qual perfil de empreendedor você tem? 

Se você gosta deste assunto, já é um empreendedor ou pretende se tornar um, acompanhe a leitura e descubra qual é o seu perfil!

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

O que é ser um empreendedor

Quando falamos de empreendedor, é comum que nos venha à mente uma pessoa sonhadora, que está sempre em busca de realizações e de colaborar com o meio em que está inserido por meio de soluções inovadoras e melhorias.

Sim, isso faz parte do perfil de qualquer empreendedor, de todos os tipos de empreendedorismo. 

Um empreendedor de sucesso é aquele que cria coisas novas, identifica oportunidades e concretiza sonhos. 

Para isso, tem que gostar de assumir responsabilidades, ter sua independência e se tornar um protagonista. 

Ele sabe como empreender, conseguindo entender como as suas ideias podem resolver problemas ou atender necessidades. 

Portanto, ele não tem medo de colocar a mão na massa e transformar aquilo que tem em mente em produtos e serviços que serão ofertados no mercado.

É claro que ele tem uma motivação financeira, mas a busca por autorrealização e o sentimento de cumprir sua missão são o que o incentiva.

Sendo assim, o empreendedor é aquele que, quando tem uma meta, não dorme no ponto e faz a própria oportunidade acontecer.

Vale ainda citar a definição da organização sem fins lucrativos Endeavor:

“Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias. Ao inovar e solucionar problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, um empreendedor promove um grande desenvolvimento”.

Principais perfis de empreendedores

Agora que você entendeu quem é o empreendedor e quais são suas características, é hora de entender cada um dos tipos de empreendedorismo mais comuns no Brasil.

Entenda o que marca cada perfil e tente se encaixar em pelo menos um deles.

Cético

Esse empreendedor está sempre questionando o sucesso dos outros. Ele examina outros tipos de negócio e busca entender por que eles cresceram. 

Geralmente, os céticos não acreditam que as pessoas possam ser bem sucedidas sem contarem com o universo conspirando a favor, mas querem desfrutar das vantagens de ser empreendedor.

Imitador

Quem tem esse perfil busca replicar as coisas que outros empreendedores já fizeram. 

Eles copiam planos de negócios, fazem sites idênticos e se tornam clones de companhias de sucesso. Não há nada de errado em buscar inspirações, mas copiar totalmente um modelo de negócio, não é algo recomendável.

Determinado

O perfil determinado costuma ser ótimo em marketing pessoal, mas também faz o possível e o impossível para conquistar seus sonhos.

Ele sabe da importância e da responsabilidade de abrir um negócio e enxerga a possibilidade do sucesso sem a necessidade de copiar ninguém. É focado e resiliente.

Conservador

O empreendedor conservador gosta e sabe muito bem fazer gestão do tempo, calcular riscos e tem os pés no chão.

Porém, tem uma tendência a não deixar o negócio crescer por insegurança ou medo. Ele acaba se esquecendo de que se não promover a inovação, o negócio provavelmente não terá um alto impacto e o sucesso pode não chegar.

Experiente

Ele gosta de escalar a empresa e criar um legado para a vida inteira. 

Como tem carreira longa, esse empreendedor já passou por todos os estágios de desenvolvimento de um negócio e carrega consigo muita experiência. 

Por conta disso, geralmente está sempre à disposição para ajudar quem está começando agora e quase sempre têm capacidade criativa para resolver problemas.

Tipos de empreendedorismo

Agora que você conheceu os principais perfis de empreendedores, conheça alguns tipos de empreendedorismo.

Empreendedorismo informal

Entre os tipos de empreendedorismo esse é o praticado pela maioria dos brasileiros que não conseguiram abrir o próprio negócio formalmente.

Nesse tipo de negócio, a ideia é atender às necessidades de curto prazo e, de modo geral, só garante o básico para sobrevivência.

São as barraquinhas de rua, por exemplo, que funcionam sem CNPJ ou qualquer outro registro da atividade.

A desvantagem desse tipo de negócio é que, por ser informal, sofre uma série de restrições, como acesso a serviços de crédito e outros benefícios.

Empreendedorismo Individual

Basicamente, são duas possibilidades de o empreendedor individual se formalizar: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Microempreendedor Individual (MEI). 

Nas duas situações, a iniciativa de empreender é exclusiva de uma única pessoa.

Entre os tipos de empreendedorismo esse é o que tem menor escala, mas, como é formal, tem os mesmos direitos e obrigação de uma grande empresa.

Empreendedorismo de franquias

É aquele que já recebe um modelo pronto de negócio e só precisa executá-lo.

Como vantagem, na franquia, o empreendedor não precisa esquentar a cabeça em começar tudo do zero.

Afinal, os produtos, preços, uniformes da equipe e tipos de serviços, por exemplo, já estarão previamente estabelecidos. Para quem não gosta de assumir riscos, é uma opção a se considerar.

Havaianas, O Boticário, escolas de idiomas e fast foods em geral são exemplos de franquias no Brasil.

Empreendedorismo digital.

Entre os tipos de empreendedorismo esse é um dos que mais tem crescido no país, principalmente por conta da forma de consumir atualmente, que é cada vez pelos meios digitais. 

Alguns exemplos desse modelo são os e-commerces e os infoprodutos, como cursos virtuais e e-books.

Uma grandes vantagens desse modelo é a acessibilidade, ou seja, qualquer pessoa com acesso à internet pode se tornar um empreendedor digital.

Empreendedorismo social

A vontade de fazer algo bom pelo mundo aliada a ganhar dinheiro move este empreendedor.

Este tipo tem crescido muito, principalmente entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue.

Nesta categoria, trabalho em equipe é primordial e o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Empreendedorismo cooperativo

É aquele que trabalha em conjunto com alguma cooperativa ou comunidade, cujos membros dividem interesses comuns.

Geralmente, não dispõe de muitos recursos, mas tem uma forte cultura de trabalho em equipe, segundo a qual cada um colabora como pode. 

Como exemplos, podemos citar cooperativas de artesãos, de costureiros e de atividades culturais em geral.

Com várias cabeças pensando e investindo recursos, entre os tipos de empreendedorismo esse pode ser vantajoso quando o foco é a realização de novos projetos ou a concretização de ações para um bem coletivo.

Os três pilares de um empreendedor

Marketing de afiliados como começar uma carreira de sucesso nessa área

Você já viu todos os tipos de empreendedorismo, e já tem uma ideia de como empreender e sabe algumas das vantagens de ser empreendedor. 

Agora, chegou a hora de saber se você tem uma veia empreendedora pulsando aí dentro. Confira abaixo quais são os três pilares que um empreendedor deve ter. 

Se você tem essas bases, independente dos tipos de empreendedorismo, você tem muitas chances de ter sucesso em seu negócio próprio e conseguir aproveitar as vantagens de ser empreendedor. 

Visão

Todo empreendedor tem metas, sonhos e objetivos.

E, a visão é a capacidade de enxergar algo antes de todo mundo, mas não precisa necessariamente ser uma invenção mirabolante.

Sabe aquele olhar diferente que alguém teve sobre algo e você pensa: “Caramba! Por que não pensei nisso antes?”. Isso é ter visão.

Coragem de assumir riscos

Entendo que, não adianta ter visão se não houver coragem para colocar em prática.

É claro que ainda vivemos em uma situação de instabilidade financeira, porém, o bom empreendedor deve saber que assumir riscos é algo inerente aos negócios.

Aliás, esses momentos de crise podem ser vistos como oportunidades de fortalecimento da marca da empresa no mercado.

Competência

Precisa ter disposição para botar a mão na massa, trabalhar duro até fazer a coisa acontecer.

Aqui, o objetivo não é ter horário para entrar e para sair, mas atingir uma meta.

Falta pouco para empreender? Precisa dar o primeiro passo

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

O empreendedorismo no Brasil não é somente uma realidade, mas uma forte tendência que deve continuar crescendo nos próximos anos. Ele é cada vez mais valorizado e praticado no país, mesmo com as dificuldades e altos tributos. 

Neste conteúdo você aprendeu que o empreendedor não é apenas quem abre o próprio negócio. É um indivíduo em constante preparação, que acredita na sua ideia e faz o possível para que ela se torne realidade.

Você entendeu também que existem várias perfis de empreendedores e tipos de empreendedorismo. 

Portanto, há diversas formas de como empreender, e certamente você pode ter se identificado com alguma delas. 

Sendo assim, entender sua forma de trabalhar é essencial para concretizar o sonho de aprender como empreender e colocar o seu plano em ação.

No fundo, todos procuram satisfação pessoal, autonomia financeira e queremos deixar um legado. Se é o seu caso, agora é o momento de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Espero que, depois desta leitura, você possa se inspirar para tornar seus sonhos realidade, afinal, existem muitas vantagens de ser empreendedor.

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat