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6 profissionais de agência de marketing digital para se ter em sua equipe

Profissionais de marketing digital

As marcas vêm reconhecendo que uma boa estratégia de inbound marketing proporciona muito mais retorno dos clientes do que as estratégias de marketing tradicional. Por isso, contar com uma agência de marketing digital tem sido um dos principais investimentos das marcas.

Dessa forma, elas conseguem crescer no mercado e gerar novos leads e clientes. Porém, geralmente elas pouco conhecem as funções desempenhadas pelos profissionais de agência. Aliás, até pequenas agências têm dificuldade em delegar as funções para cada profissional. 

Sendo assim, a seguir, iremos compreender quais são os principais profissionais que atuam nas agências e quais são as suas funções. Além disso, veremos quais são as habilidades que eles precisam ter para desempenhar tais funções, começando pelo designer.

1. Designer

O designer não é um mero profissional que ilustra e faz algumas artes. Ele é responsável pela pesquisa de referência com base no branding do cliente para, então, criar peças gráficas que vão atrair e converter o público.

Para isso, ele precisa ser proativo, ter um olhar crítico e ser criativo. Seus conhecimentos devem abranger mais a área de design, mas também ele precisa conhecer um pouco sobre marketing para aplicar em suas peças as técnicas que atrairão mais os consumidores.

Então, seu papel numa agência não é só ilustrar desenhos. Na verdade, ele faz as artes para as redes sociais, para as postagens do blog, diagrama e-books e cria outras peças gráficas que vierem a surgir. No dia a dia ele também contribui ao sugerir novas ideias de formato ou de materiais para para gerar mais resultados, por exemplo.

O designer também precisa estar por dentro das tendências de mercado, como cores e estilos, para oferecer peças gráficas atuais e que estejam em conformidade com cada cliente. Além disso, se houver mais de um designer na agência, é preciso que um seja responsável pela revisão dos materiais produzidos, para que todas as normas sejam atendidas.

2. Analista de conteúdo

O analista de conteúdo desempenha funções que englobam todo o processo de desenvolvimento do Inbound Marketing para os clientes. Ele atua ao fazer o planejamento de conteúdo, criar as pautas, gerir a demanda da produção, entregar o conteúdo para o cliente e fazer o monitoramento. 

Então, ele exerce funções que vão do início ao fim do processo de criação de conteúdo. Isso exige do analista de conteúdo uma visão estratégica, conhecimento das técnicas de Inbound Marketing, habilidade em gestão, saber se comunicar com o cliente e analisar as métricas.

Isso porque, diariamente, ele vai estar em contato com o cliente, com o redator e desempenhar as outras funções que necessitem do conhecimento dele. Aliás, por exemplo, na Contentools, uma plataforma de gestão de conteúdo, o analista consegue gerir tanto o cliente como o redator. Além disso, ele pode criar todo o calendário editorial dentro da própria plataforma.

Além dessa ferramenta, o analista de conteúdo pode fazer uso de outras que possibilitam otimização do tempo. Assim, o dia a dia dele se torna mais simples de ser gerido e, podendo até gerar mais resultados para os clientes da agência.

3. Analista de Inbound Marketing

O analista de Inbound Marketing trabalha junto com o analista de conteúdo e com o social media para criar conteúdos que estejam em conexão com a marca dos clientes e, assim, levem informação e conhecimento para os usuários, de forma que eles sejam convertidos em leads e depois em clientes.

Sendo assim, é preciso entender como o Inbound Marketing funciona para poder aplicar as técnicas e conceitos dele no planejamento de marketing de cada cliente da agência. Afinal, hoje o Inbound Marketing está muito em alta, pois a proposta dele é oferecer conhecimento ao usuário e não apenas tentar vender um produto.

Além disso, o analista de Inbound Marketing também utiliza de outras técnicas, como o marketing direto. Por meio dele, é feito um contato mais direto com os usuários, por meio de e-mail marketing, ligação ou mensagem. Isso faz com que os usuários conheçam a marca e, assim, possam ser convertidos mais rapidamente.

4. Social media

O social media ou analista de redes sociais tem foco apenas nas redes sociais. Sua função é produzir conteúdos com o objetivo de obter mais engajamento e visibilidade nesses canais. Ele trabalha com o planejamento, produção e publicação do conteúdo nesses canais de comunicação. 

Suas principais funções envolvem saber gerenciar a publicação dos conteúdos, identificar quais são os melhores horários de postagem, saber se comunicar com os consumidores de forma alinhada com a linguagem do cliente e analisar as métricas. 

Sendo assim, além de publicar o conteúdo é preciso interagir com os consumidores de forma rápida. Então, essa é uma função que exige dinamismo, além de ter atenção ao que está fazendo. Contudo, é importante que ele tenha uma visão estratégica para saber sobre quais assuntos publicar nos perfis do cliente.

5. Analista de UX

O analista de UX é responsável pela experiência do usuário. Sendo assim, ele cuida para que o consumidor e usuário de blog, site ou rede social esteja tendo uma boa experiência. Isso porque, com uma boa experiência, é mais certo que a taxa de conversão aumente. 

Sendo assim, o analista de UX foca, principalmente em duas características: responsividade e intuitividade. A responsividade está relacionada em como o site ou blog irá se comportar em diferentes dispositivos (computador e celular, por exemplo). Já a intuitividade tem relação em como o site ou blog é intuitivo e permite com que o usuário encontre o que procura no site e avance pelo funil de vendas.

Geralmente, o analista de UX é um webdesigner ou uma pessoa da área de comunicação que tem especialidade em UX. Assim, ele aplica as melhores técnicas de como melhorar a experiência do usuário em seu trabalho.

6. Analista de SEO

Apesar de estar em último nessa lista, o analista de SEO (Search Engine Optimization) é muito importante para que os produtos digitais, como blog ou site, sejam bem ranqueados pelo Google e, assim, apareçam nos primeiros resultados das buscas. Ou seja, ele trabalha para que todos os canais de comunicação melhorem a sua indexação e ranqueamento.

Porém, a função do analista de SEO não é só entender bem de palavras-chave, mas sim de fazer pesquisa de mercado, saber o que os usuários buscam e quais são as expectativas deles. Só com o resultado dessa pesquisa é que ele vai saber quais são as melhores palavras-chave para determinados nichos de mercado. 

Além disso, há todo o conhecimento de estruturação de conteúdo, de site e de outros formatos. Sendo assim, é um trabalho que influencia diretamente na relevância dos conteúdos para os motores de busca.

Estes são os principais profissionais de agência de marketing digital. Claro que, além deles, há a equipe do financeiro e atendimento. Porém, essa é a equipe que é específica de uma agência de marketing e que faz as campanhas e tudo o que é relacionado com a marca do cliente. 

Sendo assim, fica mais fácil de identificar o papel de cada profissional dentro da agência e do gestor da equipe delegar as tarefas de forma mais certeira. Aliás, essa lista também é importante para perceber quais profissionais seriam interessantes de serem contratados para compor a equipe da agência e, assim, oferecer mais serviços ou um serviço melhor aos clientes.

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Conteúdo produzido por: Ingage Digital

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