BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Trabalho freelancer realmente compensa?

Trabalho freelancer

O trabalho freelancer desperta muitas dúvidas na maioria das pessoas, seja com relação a que áreas esse tipo de trabalho abrange, qual o rendimento que esse mercado gera, como ser um freelancer, entre tantas outras. Para saber mais sobre a área e esclarecer todas as dúvidas que tiver, acompanhe este conteúdo!

O Brasil se encontra entre os países em que o trabalho freelancer cresce cada vez mais, o alto número de desemprego foi um dos critérios que acabou alavancando essa procura maior por esse tipo de trabalho.

Mas você já deve ter escutado de diversas pessoas que esse tipo de serviço não te oferece segurança, por conta do trabalho freelancer ser algo que te disponibiliza uma atividade por determinado período de tempo e, normalmente, quando esse tempo acaba a sua renda também.

Entretanto, a questão é como se preparar para esse tipo de trabalho, como procurá-lo, desenvolvê-lo e ainda de qual maneira se portar perante um contratante, sejam empresas ou pessoas.

Já que todas esses pontos são necessários para ter sucesso exercendo trabalho freelancer, acompanhe nos itens que serão abordados a seguir, de quais maneiras conseguir resolver essas questões e como obter um bom desempenho.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • O que é trabalho freelancer?
  • Benefícios e riscos na contratação de freelancers
  • Qual emprego freelancer escolher?
  • Organização no trabalho freelancer
  • Como ser freelancer?

O que é trabalho freelancer?

O trabalho freelancer é uma prestação de serviços de forma autônoma para uma empresa ou pessoa. O profissional que exerce esse tipo de função é chamado, como o nome da atividade, de freelancer.

Porém, é difícil de saber como esse profissional consegue se estabilizar economicamente, pois como ele não contará com um salário fixo, quem estipula o quanto ele vai ganhar? Ele mesmo ou o contratante?

Cada caso é um caso, normalmente é o próprio freelancer que estipula o valor a ser cobrado pela atividade exercida, mas há também casos onde é o contratante do serviço quem estipula o valor, mas tudo depende do combinado entre as partes.

Como freelancer a pessoa pode decidir se deseja ou não aceitar o preço de pagamento para aquele trabalho. Tudo vai de acordo com a quantidade de esforço, tempo e inovação gerada a partir do emprego freelancer.

Agora vamos ver um pouco das vantagens desse trabalho, a primeira delas é que esse mercado tem amplas oportunidades de trabalho freelancer encontradas no meio digital. O outro benefício é que o freelancer pode ser favorecido por questões tributárias.

Por isso, é importante saber quais questões um cliente deve se atentar para contratar um freelancer. Existem, dependendo da situação vantagens e desvantagens para ambos os lados, mas isso iremos ver isso mais a frente.

 

Benefícios e riscos na contratação de freelancers

Antes de se aventurar na contratação de pessoas que fazem trabalho freelancer é importante ponderar os riscos como os benefícios que essa ação pode gerar. 

Riscos

Os freelancers têm vantagens em relação às questões tributárias, pois como muitas vezes são pessoas físicas (PF), obtêm um maior auxílio no pagamento dos tributos, como o alívio da taxa. Isso ocorre justamente porque é um trabalho temporário e o rendimento poder alcançar altos e baixos dependendo do mês.

Mas, em contrapartida as empresas têm um gasto um pouco maior quando contratam as PF, porque precisam pagar, normalmente 20% do valor do contrato para um tributo municipal, Imposto Sobre Serviço (ISS).

A mesma só não precisa pagar o imposto quando contrata uma pessoa jurídica (PJ). O qual é um profissional que emite nota fiscal e paga impostos normalmente.

Outro desafio para os contratantes de freelancers é que eles não podem, contratar diversas vezes a mesma pessoa, para fazer os mesmos serviços em atividades que envolvem os objetivos principais da empresa.

Isso porque se não o emprego deixa de ser freelancer e começa a se caracterizar como vínculo empregatício, o que pode gerar diversos processos.

 

Benefícios

Depois de ter visto as possíveis desvantagens, é interessante observar os benefícios que a contratação do trabalho freelancer pode trazer. Os quais muitas vezes superaram em vantagens todos os riscos.

O primeiro de todos os benefícios é que o freela não tem um vínculo empregatício com o contratante, o que o isenta de pagar encargos como por exemplo o INSS, FGTS, entre outros.

Assim, isso acaba sendo um grande alívio na questão econômica e te proporciona ter mais possibilidades financeiras.

Outra vantagem é que você consegue encontrar uma ampla gama de profissionais de diversas áreas para trabalharem.

 

Qual emprego freelancer escolher?

Emprego freelancer

Saindo um pouco da visão de contratantes, vamos pensar sobre como ser freelancer e para isso existe algo primordial, o qual deve ser considerado.

Esse algo é o que vamos falar logo a seguir, o qual é um apanhado de diversos emprego freelancer.

Antes de começar a explorar, é interessante se atentar ao fato, discutido anteriormente, de que o mercado digital é uma área, a qual proporciona diversos tipos de trabalho freelancer. Então, nas profissões a seguir iremos encontrar uma incrível variedade de trabalhos dessa área.

 

Design Gráfico

Nos tempos atuais existe uma grande demanda para a produção de peças gráficas. Os usos delas são variados, então podem estar em flyers, revistas, redes sociais, blogs, entre outros.

Essa carreira está entre uma das mais promissoras e é possível cobrar por peças individuais ou então fazer algum contrato mais longo.

 

Redator

A produção de conteúdo está sendo cada vez mais valorizada e é um dos auges em questões de demanda.

Muitas empresas recorrem a blogs para conquistarem mais clientes. Então, um bom  profissional para a área vai ser aquele que conseguir ter amplos conhecimentos.

Seja em SEO (Search Engine Optimization), que é otimizar e melhorar o posicionamento de um site, através de estratégias. Além, de precisar ter boa escrita, criatividade, entre outros.

 

Fotógrafo

Trabalhar com fotografia é uma ótima alternativa para quem gosta de registrar momentos, fazer edições e ir em eventos.

A demanda dessa área pode ser muito boa. Isso porque constantemente as pessoas precisam de um fotógrafo em eventos, seja casamentos, aniversários, chá de bebê, entre outros.

Mas, para conseguir ter um maior reconhecimento perante a área é interessante fazer alguns cursos que possam aprimorar o seu repertório, além de ter os aplicativos de edição como aliados no seu dia a dia.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

 

Músico

Caso você saiba tocar algum instrumento ou cantar, investir em uma carreira solo/ montar uma banda pode ser interessante.

Pois esse serviço muitas vezes é requisitado para eventos, o que então se enquadra como uma ótima oportunidade para exercer a atividade de freelancer.

 

Revendedor

O setor de revendas com certeza também é uma ótima oportunidade de trabalho freelancer, com o mesmo além de garantir uma renda extra, é possível construir uma ampla lista de contatos.

Para trabalhar na área vai ser necessário ter uma boa capacidade de passar confiança para as pessoas.

E essa capacidade vai ser conseguida através de diversas estratégias de inteligência emocional, pois com a mesma é possível identificar as necessidades e desejos das pessoas. E assim convertê-las em clientes com uma maior facilidade.

 

Trabalho freelancer vira trabalho autônomo

Como vimos, existem diversas formas de trabalho freelancer. Acontece que dependendo da sua dedicação e esforço nessa atividade é possível que a mesma se torne a sua principal fonte de renda.

Então caso isso aconteça é interessante você se empenhar para transformar esse trabalho freelancer em autônomo, pois assim será possível obter mais lucros e assim, você conseguirá ter um maior visibilidade como profissional.

Por exemplo: caso você esteja ingressado na área de revendas, existe um segmento chamado marketing multinível.

Neste trabalho autônomo é possível obter diversas possibilidades de crescimento. Como prêmios, alcançar posições de liderança e ainda receber bonificações por mérito.

Por isso, muitas vezes é interessante fazer essa transição, de transformar esse trabalho secundário, feito apenas aos fins de semana ou depois do expediente “real”, em um trabalho autônomo que te ofereça mais oportunidades.

 

Organização no trabalho freelancer

Organização

Vimos tipos de trabalho freelancer, mas para conseguir um melhor desenvolvimento, é essencial ter uma boa organização.

Sendo assim, existem algumas formas de fazer isso:

  • A escolha de um emprego freelancer: a primeira coisa é escolher entre as profissões que possibilitam o freela, uma pela qual você mais se identifique;
  • Definir um preço: o preço deve ser definido de acordo com um estudo do mercado e fazendo uma apuração dos preços mais comuns, avaliação do tempo e esforço dedicados ao trabalho;
  • Portfólio: a criação de um portfólio é interessante, pois com ele você consegue apresentar os seus trabalhos e projetos. Além de gerar mais confiança aos possíveis clientes;
  • Criação de rotina: não deixe o seu trabalho de lado e crie uma rotina. Isso é preciso pois a maioria das pessoas que exercem o trabalho freelancer em casa podem se distrair, porque como estão em um ambiente acolhedor se distraem com outras coisas e assim deixam a as suas tarefas acumularem para a última hora.Porém, isso não pode acontecer, o foco é primordial. E caso você tenha muitas dificuldades em se concentrar em casa, é interessante buscar outros espaços em que você se concentre em suas entregas.

 

Como ser freelancer?

No intuito de começar um trabalho freelancer, uma das premissas é procurar por clientes, afinal, para quem está começando, dificilmente eles irão até você.

Por isso, você deve procurar adquirir uma ampla gama de contatos ao seu redor. Existem diversos sites que podem facilitar essa procura de trabalho freelancer, como:

  1. Workana
  2. Freelancer.com
  3. InfoJobs
  4. 99 freelas
  5. GetNinjas

Esses são alguns exemplos, mas existem outros que você também pode fazer uma procura e encontrar um trabalhos extras.

 

Afinal, trabalho freelancer compensa?

O trabalho freelancer pode ser uma ótima oportunidade para quem está precisando de uma renda extra, experiência, ou então criar contatos e desenvolver o seu trabalho. Pode até ser útil para quem deseja aplicar uma mudança em sua carreira.

Mas esse crescimento dá certo apenas para pessoas que sabem de qual maneira procurar um freela. Além de como se apresentar aos possíveis clientes, montar um portfólio e se dedicar nos trabalhos, buscando sempre um contínuo aprimoramento.

Por isso, lembre-se de focar nas tarefas e prazos que você tem a cumprir e esteja preparado para procurar outro emprego freelancer quando uma atividade acabar. Nesse intuito esteja aberto a novas experiências e descobertas.

Agora que você viu como ser freelancer e quais são os benefícios de uma contratação. Caso queira, inicie um trabalho freelancer. Mas se seu objetivo for contratar um freela, lembre-se de ponderar os benefícios de uma contratação. Enfim, busque o aprimoramento e terá sucesso seja qual for a sua escolha.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta

WhatsApp chat