BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Trabalho autônomo é possível e mais simples do que você imagina: Saiba como

Praticar o trabalho autônomo é o sonho de muita gente, mas a maioria das pessoas não sabem por onde começar ou não têm coragem. Veja aqui os principais passos para quem deseja trabalhar como autônomo e ter sucesso.

Para muitas pessoas o trabalho autônomo é um desejo muito forte, podemos chamar até de sonho. Mas precisamos ressaltar que, apesar de ser o seu próprio patrão, o trabalho por conta também exige muitas responsabilidades.

O trabalho autônomo pode garantir muito retorno financeiro e uma mudança de vida, mas também necessita de muito mais disciplina e atenção ao negócio.

Embora haja mais tranquilidade quanto a não precisar bater ponto e ter mais liberdade, não há uma garantia da renda mensal. Normalmente ela é medida de acordo com o trabalho da pessoa.

Um profissional autônomo precisa de tempo, um certo investimento e até renunciar de alguns prazeres em prol do negócio.

Para empreender, é preciso ter claro que você não terá mais as coberturas oferecidas por uma empresa: almoço, transporte, férias remuneradas, entre outros benefícios. E a partir daí, avaliar o quanto é necessário guardar por mês para viver tranquilamente.

Por outro lado, com o controle correto das despesas, o retorno virá e a tão sonhada liberdade financeira poderá virar realidade.

Trabalhar para si mesmo pode ser uma boa alternativa a quem pretende mudar de vida, mas é importante saber a sua competência no ramo, estudar o mercado onde está entrando e oferecer um diferencial a fim de garantir o sucesso.

Se você também tem o desejo de trabalhar como autônomo, não sabe por onde e como começar, acompanhe este artigo que vai te ajudar a descobrir o caminho.

Confira:

  • O que é trabalho autônomo?
  • Dicas de como trabalhar autônomo
  • Escolhendo o trabalho autônomo

O que é trabalho autônomo?

Toda atividade exercida por um profissional liberal, que presta serviços para uma empresa ou pessoas, sem vínculo empregatício, é considerado um emprego autônomo.

O trabalho autônomo tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o ano de 2017 encerrou com 34,31 milhões de profissionais autônomos.

Esse número superou até mesmo a quantidade de pessoas com carteira assinada no país.

O trabalho autônomo muitas vezes é favorecido pela facilidade em encontrá-lo, principalmente para quem investe na presença on-line, oferecendo os seus produtos ou serviços.

Dicas de como trabalhar autônomo

Hoje, o trabalho autônomo ocupa grande parcela da ocupação dos brasileiros. E isso se deve muitas vezes à falta de oportunidades de emprego, ou mesmo a falta de crescimento profissional.

Apesar de ser uma boa oportunidade de mudar de vida, para se dar bem como autônomo é necessário saber administrar a própria carreira, conquistar clientes e entender as preocupações de trabalhar para si mesmo.

Para te ajudar nisso, selecionamos 6 passos importantes para você que é ou pretende ser um profissional independente de sucesso.

1. Seja determinado

Parece uma dica óbvia, mas ao decidir mudar de um emprego formal para o trabalho autônomo, muita gente se arrepende ou desiste ao se deparar com a primeira barreira.

Saber de onde partir e aonde quer chegar é essencial com o propósito de alcançar qualquer objetivo. Principalmente a quem pretende trabalhar para si mesmo.

Conhecer o mercado a entrar, os investimentos necessários e fazer um planejamento é muito importante para quem vai trabalhar por conta, evitando surpresas indesejáveis no futuro.

Para trabalhar como autônomo, você precisa primeiro acreditar e se empenhar naquilo que você faz.

2. Se organize financeiramente

Um dos principais desafios de quem opta pelo trabalho autônomo é manter as contas em dia e ainda conseguir um bom lucro sobre o seu serviço.

O primeiro ponto em alguns casos é saber quanto cobrar pelos serviços oferecidos, a fim de suprir os gastos para a produção dele e obter os ganhos esperados.

Qualquer pessoa tem familiaridade em organizar um orçamento doméstico, mas quando se trata da administração de um negócio, essas dificuldades parecem muito maiores que a realidade.

Para algumas pessoas, a organização financeira parece a tarefa mais difícil, mas ela é também a mais importante. Uma forma de facilitar essa missão é criando planilhas no Excel e inserir todos os gastos diários e também os ganhos.

Outra alternativa é contar com aplicativos de gestão financeira, como o Guia Bolso. Hoje em dia eles são bastante conhecidos e utilizados, pois  funcionam de forma simples e ajudam a saber de onde o dinheiro vem e para onde ele está indo.

Nunca esqueça de colocar todos os seus gastos relacionados ao trabalho na ponta do lápis, para ter uma organização eficiente e alcançar o sucesso do seu negócio.

3. Desenvolva um diferencial

Já ouviu aquela história sobre ser “nota 7” não é o suficiente, pois existem muitas pessoas assim no mundo?

O empresário José Paulo Pereira Silva, proprietário do Grupo Ideal Trends, a qual agrega 19 empresas de diferentes segmentos, afirma: “para ter o melhor, dê o seu melhor”. Então nada como seguir os conselhos de um empresário de sucesso.

Ser bom naquilo que você faz nem sempre é o bastante. Pois, o seu mercado pode ser muito competitivo e com bons profissionais. Portanto, buscar um diferencial é essencial para quem deseja seguir o trabalho autônomo.

“Mas como se destacar no segmento no qual vou atuar?”, você deve estar se fazendo essa pergunta. É simples: desenvolva o seu diferencial.

Para encontrar esse destaque em seu trabalho autônomo, você precisará buscar por novas técnicas, cursos, assistir workshops e palestras.

Além disso, quando possível esteja em contato, frequente locais ou tente estudar a vida de pessoas bem-sucedidas desenvolvendo uma atividade parecida com a sua. Afinal, não há aprendizado maior que a troca de experiências.

Quanto mais você se dedicar a trabalhar como autônomo, maiores serão as chances da sua carreira dar decolar.

Mas para isso, é importante buscar um aprendizado e renovação constante como profissional. Com o objetivo de se aperfeiçoar e ser um dos melhores no seu ramo de atuação.

4. Crie uma rotina de trabalho

Assim como qualquer outra ocupação, o trabalho autônomo também exige dedicação e disciplina diariamente. Como citamos no início deste artigo, não é porque você não bate ponto mais que não precisa se preocupar com a rotina.

Seja como confeiteiro, revisor de conteúdos, designer, vendedor de cosméticos ou qualquer outra ocupação, é essencial investir tempo todos os dias nisso, pois só assim o seu trabalho de fato funcionará.

Mesmo que sua atividade não exija um horário muito estendido de dedicação, reserve parte desse tempo livre com o objetivo de estudar e se aprimorar.

O indispensável é estabelecer uma rotina, principalmente quanto aos horários, e segui-la diariamente.

Tenha um compromisso com você mesmo como profissional. A disciplina e a organização são os passos mais importantes a quem vai trabalhar para si mesmo.

5. Trabalhe as suas redes sociais

Ao começar a trabalhar como autônomo, você provavelmente precisará divulgar o seu trabalho, e contratar alguém a fim de fazer isso pode sair bem caro.

Hoje em dia, a melhor forma de “vender o seu peixe” sem ter que gastar muito é usando as suas próprias redes sociais. Antes disso, há um ponto muito importante: fortalecer a sua presença nelas.

Mas o que isso significa? É simples: ver e ser visto.

Adicionar novos amigos, entrar em grupos de interesses similares ao seu produto ou serviço no Facebook, criar uma página, iniciar um blog, postar fotos do que você tem a oferecer. Tudo isso pode ajudar na estratégia.

A dica aqui é não ficar parado. Arrume sempre novas formas das pessoas conhecerem o seu trabalho e virarem os seus clientes.

Atualmente, já existe uma empresa que oferece o trabalho autônomo de revenda de cosméticos, e ainda uma plataforma de divulgação nas redes sociais simples para ajudar o autônomo a encontrar os seus clientes.

Escolhendo o trabalho autônomo

Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando por onde começar. É porque provavelmente não sabe qual área seguir ou em que investir a fim de trabalhar para si mesmo.

Nessa situação, o primeiro caso é saber se você se identifica. E o que você acredita ter mais facilidade para o trabalho autônomo.

Atualmente existe uma infinidade de possibilidades a quem deseja trabalhar como autônomo. Até mesmo para quem não pode investir muito. Mas, tem o desejo de crescer profissionalmente e alcançar a sua liberdade financeira.

Uma alternativa bastante interessante atualmente a quem deseja iniciar o trabalho autônomo. É se filiar a uma empresa de marketing multinível. Esse ramo vem crescendo e ganhando cada vez mais confiança em todo o Brasil, além de estar formando muitos milionários.

Apesar de muita gente confundir com o esquema de pirâmide, que é ilegal. O marketing multinível funciona de forma diferente e proporciona ganhos reais e permitidos no país.

Nesse ramo existem basicamente duas formas de ganhar dinheiro. Com vendas diretas, por meio dos lucros obtidos pelas vendas, ou pelo recrutamento de novos revendedores.

Mas é claro, de nada adianta entrar em um negócio que exige pouco investimento. No caso de você não se identificar com o segmento ou não acreditar no potencial de mudança de vida. Principalmente financeiramente.

Retomando todas as dicas deste conteúdo, podemos dizer que antes de iniciar o trabalho autônomo é preciso conhecer o mercado. Além de fazer um investimento nele, ter força de vontade e buscar sempre a inovação em sua área.

Não perca tempo tentando de tudo um pouco.  Invista seu tempo, dinheiro e conhecimento naquilo que tem a ver com o seu perfil. E também com os seus desejos futuros, afim de conquistar o seu espaço no mercado.

Conheça mais vantagens do marketing multinível para o trabalho autônomo. E entenda porque esse é um segmento que têm criado milionários em todo o mundo.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat