BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como alcançar a realização profissional?

Realização profissional

A realização profissional é o objetivo de quase todas as pessoas, encontrar o emprego ideal, ter um bom relacionamento de equipe, ou até mesmo abrir uma empresa. Então saiba como como atingir as suas metas e objetivos de carreira.

Na vida temos diversas necessidades (comer, dormir, ter onde morar, entre outras). Mas essas necessidades não param no “básico”.

Você também tem diversos sonhos, nos quais coloca todo o  seu empenho e dedicação em torno deles.

E se você põe a sua vida em torno de algo, significa que isso trará um grande valor e diferença no seu cotidiano. Por isso, normalmente dois fatores importantes são a realização profissional e pessoal.

Sendo assim, é importante saber como conseguir a sua realização profissional de uma forma que não ocorram frustrações futuras e arrependimentos.

Com o intuito de atingir esses objetivos, descubra a seguir algumas formas de autoconhecimento. E assim saiba o que é prioridade em sua vida.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • Escolhas na realização profissional
  • Autoconhecimento
  • Planejamento e realização
  • Trabalho autônomo X CLT

 

Escolhas na realização profissional

Desde quando uma pessoa nasce a maioria dos pais ou responsáveis visam colocar as crianças nas melhores escolas. Ou até na maioria dos cursos e treinamentos que conseguem, no intuito delas se tornarem profissionais de sucesso e se darem bem na vida.

Esses mesmos pais e familiares também visam constantemente um futuro onde os filhos sejam médicos, advogados, empresários, entre outros. Mas nem sempre as profissões e planejamentos que os pais fizeram para os filhos são os mesmos que eles querem para a sua realização profissional.

Até mesmo quando os filhos decidem seguir as preferências pré-estabelecidas pelos familiares existe a possibilidade de uma frustração futura.

Exemplo: a pessoa resolve seguir a carreira de medicina para atingir sua realização, pois o seu pai quando era jovem queria ser médico mas não conseguiu. Então para agradar o mesmo, ele entra na faculdade.

E já quase terminando, no período de residência ele descobre que não gosta de atender o público ou não consegue lidar com sangue. Todo o planejamento inicial vai por “água abaixo” e acaba tendo que recomeçar do zero.

Como a situação descrita anteriormente demonstra, não é o que os outros visam para nós que vai nos fazer ter realização profissional. Ou até mesmo quando é uma escolha nossa de agradar o outro, a opção desejada pode não dar certo na sua vida.

 

Autoconhecimento

Autoconhecimento

Na intenção de fazer uma escolha é interessante ter autoconhecimento. Isso porque saber o que você gosta de exercer, preferências e ideais se tornam essenciais para ter sua realização profissional.

As formas de autoconhecimento são diversas. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Psicólogo: no consultório o profissional vai conversar com você e assim irá saber te indicar os melhores caminhos de realização profissional que se enquadram com o seu perfil. E então você poderá fazer a sua escolha.

Pontos fortes e fracos: com o intuito de facilitar o processo, em um papel descreva os pontos da sua personalidade e veja como é possível aproveitar os pontos fortes ou aprimorá-los  e quais dos fracos é interessante superar para utilizar na sua realização profissional.

Conheça ambiente a sua volta: perceber o ambiente ao seu redor é importante pois eles têm uma influência direta na sua vida e decisões. Exemplo: caso você seja uma pessoa que prefere trabalhar com tranquilidade irá sentir dificuldades em trabalhar em um ambiente agitado.

Questionamento e anotações: repasse o seu dia e faça anotações do que você gostou de fazer ou não para saber quais atividades são suas preferidas no dia a dia. Depois escolha quais gostaria de levar ao futuro e utilizar na sua realização profissional.

Teste de personalidade: o teste de personalidade te dá um panorama geral das suas preferências e te mostra diversos caminhos que podem te possibilitar ter uma realização.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

 

Planejamento e realização

Muitas pessoas, mesmo escolhendo quais coisas querem exercer, acabam se frustrando ao se deparar com o  mercado de trabalho. Pois o ambiente influencia diretamente nos resultados que as mesmas vão trazer para alcançar a realização.

Com a intenção de que  isso seja evitado é interessante executar um planejamento da sua rotina e afazeres. Uma dica é anotar em uma planilha os seus objetivos e idealizações.

Mas para conseguir alcançar o seu objetivo não basta sonhar. É preciso colocar tudo em prática, com dedicação e esforço em torno de seus planos, vai ser possível alcançar a realização profissional.

No intuito de facilitar o seu desempenho, uma dica é estipular metas e prazos.

Ao fazer coisas simples, uma de cada vez, o projeto se torna mais próximo da realização. Primeiro crie sua meta diária e todos os dias vão ser gerados pequenos resultados. Os quais fazem toda a diferença quando visto como um todo. E a partir de então metas semanais, mensais e anuais serão atingidas.

Caso queira saber um pouco mais sobre planejamento e metas para aprimorar a sua rotina explore um pouco  o conteúdo e aprenda a traçar metas e otimize os seus resultados.

Trabalho autônomo X CLT

Com o objetivo de conseguir a sua realização profissional, após ter feito todo o percurso de autoconhecimento e planejamento, é preciso escolher uma empresa ideal.

A empresa é que vai te dar toda a estrutura do ambiente de trabalho e apresentar as suas possibilidades de crescimento. Portanto pesquise muito bem antes de optar por alguma e “vestir a camisa”.

Outra coisa, que a empresa também vai exercer influência para a sua realização pessoal e profissional  é o tempo de trabalho.

Podemos citar como exemplo, quando a pessoa pensa que passar em um concurso público vai ser a porta de entrada para uma vida estável e sem preocupações. Mas caso o indivíduo não se adapte ao modo de trabalho e com rotinas ele pode acabar se frustrando.

Essa frustração ocorre justamente por conta da falta de tempo que a pessoa tem para fazer passeios e passar momentos de lazer com a família. Nisso, percebemos que a realização profissional está diretamente atrelada à realização pessoal.

Então de nada adianta você conseguir um trabalho que não esteja relacionado aos seus ideais e princípios. Isso porque não vai te levar a uma realização, apenas vai conflitar com os seus valores.

Porém, conseguir essa imensa gama de requisitos para a sua realização profissional não é tão fácil. Visto que a maioria das empresas podem não te oferecer a oportunidade de realizar tal feito. Então os trabalhos autônomos entram como uma ótima saída.

Os trabalhos autônomos oferecem vários benefícios para conseguir uma conciliação com a sua vida pessoal.

Entre os benefícios estão:

  • Flexibilidade no horário de trabalho;
  • Autonomia nas suas atividades;
  • Ser o seu próprio chefe;
  • Lucros extra;
  • Criar contatos.

Portanto, opte pela melhor maneira de conseguir conciliar seus objetivos de vida com o trabalho e dessa forma, você vai conseguir alcançar a sua realização profissional.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta

WhatsApp chat