BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Entenda tudo sobre marketing e suas estratégias

Marketing

O marketing é utilizado em diversos tipos de estratégia. Basicamente a sua função é entender e atender as necessidades dos consumidores. Além de aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca.

O conceito de marketing foi mudando conforme o tempo, passou por diversas fases para poder se adaptar às mudanças do cotidiano e adotar estratégias mais atraentes e precisas ao público.

As fases dessa estratégia podem ser divididas em quatro até os dias atuais, porém, novas mudanças podem ser criadas ao longo dos anos, por conta dos avanços e alterações de pensamentos das pessoas conforme  a época e contexto.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

 

Fases do marketing

A fase 1.0, foi alavancada no período da Revolução Industrial. Então, o consumo em massa começou a expandir e o foco se voltava diretamente para os produtos.

O consumidor era tratado como um detentor de necessidades físicas, que precisavam ser atendidas com os produtos oferecidos. E assim o objetivo se tornava vender essas mercadorias.

Já na fase 2.0, o consumidor começou a ser tratado de uma forma um pouco mais humanizada. O mesmo era um comprador inteligente e dotado com uma mente e coração.

Então se iniciou algo mais voltado para a tecnologia, no intuito de ser funcional e emocional para conseguir manter os consumidores.

No marketing 3.0 a transformação foi maior e com mudanças mais significativas. Os valores e emocional  do cliente se tornou o principal, e nas empresas o conceito de missão,visão e valores é implantado.

Por último, o marketing 4.0, continua com essa preocupação em torno dos valores. Mas, também é instituído o conceito de atração, onde a pessoa não é incomodada com informações e propagandas fora de seu interesse e sim apenas com conteúdos de sua conveniência.

Para se inserir mais nesse assunto e saber tudo sobre marketing, explore os tópicos abaixo:

  • Conceito de marketing: entenda de fato o que é
  • Objetivos do marketing
  • Os 4P´s do marketing
  • Qual a diferença entre marketing tradicional, digital e multinível?

 

Conceito de marketing: entenda de fato o que é

Segundo Philip Kotler, americano considerado o maior especialista na área, marketing é uma forma das pessoas obterem aquilo que necessitam e desejam por meio de estratégias e negociações.

Então, a partir disso, podemos entender que existem diversas demandas que as pessoas procuram saciar. E essas requisições são separadas em dois grupos: necessidades e desejos.

As necessidades são coisas básicas, essenciais para qualquer ser humano. Como por exemplo: comer, beber, dormir, ter um local para se abrigar. Então as pessoas vão procurar um meio de se alimentar, uma moradia, entre outros.

Em contraponto os desejos, são apenas anseios e não uma coisa realmente necessária para a sobrevivência.

Por exemplo: você tem a necessidade de se alimentar, porém caso queira ir apenas em um restaurante X, é uma escolha que você faz, e não é algo que seja uma questão de obrigatoriedade.

Outra situação é que as pessoas têm a necessidade de ter um local para morar. Mas a moradia se torna um desejo no caso de você querer especificamente uma determinada casa, onde tenha por exemplo vista para o mar ou um quintal grande.

Depois do marketing verificar essas necessidades e desejos das pessoas, ele tem que partir para uma próxima etapa que, não menos importante, vai fazer o processo de convencimento do público por meio de diversas estratégias.

 

Objetivos do marketing

Objetivos do marketing

Já que o marketing tem como o seu grande objetivo convencer as pessoas. Vamos entender o que exatamente ele procura com essa persuasão:

  • Vender;
  • Gerenciar marcas;
  • Aumentar a visibilidade de produtos, serviços e marcas;
  • Educar o mercado;
  • Fidelizar clientes;
  • Construir uma boa relação com os clientes e parceiros;
  • Engajar.

Mas para conseguir realizar esses objetivos, é preciso entender, além das necessidades e desejos o valor que as pessoas dão para o produto, serviço e marca.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Valor

O valor que um indivíduo dá para alguma coisa, determina as suas escolhas. Por exemplo:

Uma água: certa barraquinha vende água na frente de uma faculdade por R$ 12,00. Mesmo que um estudante esteja com sede e tenha a intenção de saciá-la, ele provavelmente não vai comprar, pois o preço é considerado abusivo.

E é presumível que deva existir uma cantina, dentro da faculdade. Onde ele possa comprar a água por um preço mais barato, ou um bebedouro no qual ele vai suprir a sua necessidade sem pagar nada.

Já em uma outra situação, em que essa mesma pessoa se encontre em uma praia sem comércios por perto, com muita sede depois de ter caminhado e se exposto ao sol, ao encontrar um comerciante, vendendo água a R$ 12,00, possivelmente ela compre.

Por isso, os valores que um indivíduo estipula para algo, são importantes para compreender o que ele considera relevante, e assim usar essa informação no processo do marketing.

E isso nada mais é que a oferta de procura e demanda. Saber aplicar os valores certos nos momentos certos.

 

Estratégias

No intuito de agregar valor em suas variadas ofertas, o marketing pode se utilizar de algumas estratégias. Um vendedor de pipoca pode criar um cartão fidelidade, para que depois de certo número de vezes, as pessoas possam trocar o seu cartão por uma pipoca grátis.

Isso faz com que vários objetivos do marketing sejam estimulados, e é muito provável que essa estratégia alcance os seus propósitos.

 

Os 4P´s do marketing

Os 4P’s do marketing são elementos essenciais para realizar as suas estratégias.

  1. Preço: o preço é variável e deve ser atrativo para o público, além do que, alguns fatores precisam ser levados em consideração como os lucros e gastos.
  2. Praça: a praça é onde você faz a oferta. Nesse quesito entra a parte de logística e distribuição.
  3. Produto: é o que você oferta, pode ser algo tangível ou intangível. O marketing leva em conta os atributos e fatores como embalagem, conteúdo, cor, forma e tamanho.
  4. Promoção: engloba as estratégias de divulgação utilizadas.

Qual a diferença entre marketing tradicional, digital e multinível?

Marketing

 

Marketing tradicional

A estratégia de  marketing tradicional é aquela que se utiliza de canais offline. Como por exemplo: comerciais na TV, panfletos (distribuídos nos semáforos), anúncios em jornais e rádios, entre outros.

Esse meio de marketing oferece diversos benefícios, entre eles está a visibilidade. Essa vantagem possibilita que o alcance do anúncio seja muito grande, o que ajuda a também a  alcançar o público idoso que geralmente não costuma utilizar a internet ou não confia na mesma.

Por conta dessa estratégia de marketing tradicional, a visibilidade online também cresce, pois algumas pessoas começam a migrar e procurar o virtual.

Outro benefício do marketing tradicional é a sensação de realidade, pois as pessoas costumam confiar mais em coisas tangíveis ou em grandes empresas que veem na TV.

Dica: para os meios do marketing tradicional ficarem mais em conta,  é viável utilizar flyers ou procurar jornais de bairro para divulgação.

E por mais que seja bom aplicar essa estratégia, hoje em dia, com os meios digitais ganhando cada vez mais espaço, é importante ter o marketing digital integrado a ele.

Marketing digital

O marketing digital, por sua vez, se utiliza de meios online. As estratégias são utilizadas em blogs, design, conteúdos, multimídia, redes sociais, anúncios, e-mail marketing, SMS, entre outros.

As vantagens são: grande alcance, pois na internet não existem barreiras; é possível mensurar resultados; as consequências dessa estratégia de marketing são mais instantâneas e é possível ajustar alguma ação rapidamente, evitando comprometimento com muitos gastos.

Então é interessante investir em novas criações, divulgação, comunicação e conteúdos completos/ informativos.

Marketing Multinível

O marketing multinível ou marketing de rede, é um modelo de negócio em que o profissional tem a oportunidade de captar afiliados e assim formar uma equipe.

Esse pode ser um sistema lucrativo, pois possibilita o crescimento acelerado de membros do grupo e com isso os lucros e divulgação se tornam maiores por conta dessa estratégia.

Atualmente, esse é o ramo que mais cresce no mercado, justamente por oferecer maiores chances de avanço.

A integração de uma equipe nessa estratégia de marketing, também se faz presente, pois os líderes de cada rede precisam oferecer treinamentos para os seus afiliados.

Assim, são nesses treinos que as estratégias de venda, relacionamento e inteligência emocional em geral, vão ser desenvolvidos.

Os benefícios dessa estratégia de marketing são: flexibilidade no horário de trabalho, autonomia, possibilidade de criar uma rede de contatos, se tornar um líder, poder trabalhar em casa, entre outros.

Para o marketing multinível ter um melhor desdobramento, é interessante agregar essa estratégia com o marketing online e se possível, com o tradicional também.

Agora, é só começar a utilizar as estratégias do marketing, para conseguir sucesso em seus negócios!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta

WhatsApp chat