BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como fazer marketing digital?

Marketing digital

Philip Kotler, o homem que é considerado o pai do marketing, conceitua marketing, como um meio onde as pessoas conseguem aquilo que necessitam ou desejam, por conta da criação e negociação de produtos e serviços.

O marketing tem como objetivo divulgar, promover e fidelizar clientes. Portanto, para fazer um plano de marketing digital, não precisaremos pensar em propósitos muito diferentes desses.

No intuito de conhecer um pouco mais sobre o assunto é interessante saber os princípios básicos de qualquer plano de marketing.

Os 4P’s do marketing:

  • Preço (o valor ou custo do serviço, que deve ser atrativo para o público)
  • Praça (o local de vendas, exemplos:loja física, online, locais de distribuição)
  • Produto (o que é ofertado, tem relação direta com a demanda)
  • Promoção (forma de divulgação do produto, suas ações, canais de divulgação)

Todo esse conhecimento é necessário para começar a entender sobre o marketing on-line. Isso porque esses conceitos e estratégias de venda serão utilizados em um ambiente online.

Para adentrar e abranger um pouco mais nos conhecimentos sobre área, como por exemplo as ferramentas de marketing digital e os segmentos do mesmo, vamos conferir os tópicos a seguir:

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • O que é marketing digital?
  • Diferenças entre marketing digital e tradicional
  • Estratégias do marketing digital
  • Em quais segmentos o marketing digital pode ser utilizado

 

O que é marketing digital?

Marketing digital é uma forma de fazer divulgações online. Essas promoções podem ser feitas em locais como: redes sociais, sites, blogs, mobile e em todos os outros meios digitais existentes.

E as ações do marketing digital feitas nesses meios se intitulam como, e-mail marketing, SMS e interações nas redes sociais.

 

O plano de marketing digital também traz vários benefícios:

  • Acessibilidade: o marketing digital é vantajoso por conta do fácil acesso, pois é possível acessar a internet, 24h por dia. E ainda em qualquer lugar que você estiver;
  • Agilidade: a velocidade com que as compras ocorrem são muito mais viáveis do que um meio offline. Porque, não existe a necessidade de locomoção e as ações são mais  instantâneas;
  • Ajustável: é possível fazer ajustes caso algum erro ocorra, ou quando um percurso escolhido, não esteja gerando resultados.

Esse ajuste pode ser feito a qualquer momento. E isso permite  que a verba investida não seja perdida e uma divulgação errada não crie muitos problemas perante o público;

  • Sem barreiras: esse benefício de não existirem barreiras online, permite com que um grande número de pessoas seja atingido.

Pois pessoas do mundo inteiro conseguem ter acesso aos conteúdos publicados na internet;

  • Compartilhamento: o seu conteúdo pode alcançar mais pessoas e se tornar mais famoso. Caso as mesmas compartilharem e reagirem a eles;
  • Análise de dados: existe a possibilidade de saber a quantidade de pessoas que interagem com as suas publicações. E até mesmo quanto tempo passam no seu site ou blog;
  • Direcionamento: no marketing digital é possível direcionar a sua mensagem. Pois assim, é possível encaminhar o conteúdo mais apropriado aos interesses do público que você quer atingir. Então é possível criar diversos tipos de temáticas de acordo com os gostos, faixa etária, cidade, entre outros.

 

Diferenças entre marketing digital e tradicional

Como dito anteriormente, o marketing digital é feito de forma online. Agora vamos abordar um pouco mais sobre o marketing tradicional para conseguir entender qual a diferença entre os dois.

O marketing tradicional, pode ser as divulgações na TV (comerciais), panfletos, jornais, banners, revistas, entre outros.

As principais vantagens são a visibilidade alcançada. Que pode atingir até locais que não conseguem ter um acesso a internet, por meio da televisão ou rádio.

E a outra é a sensação de realidade, pois por conta do material impresso ser tangível, as pessoas dão uma maior credibilidade para as suas informações.

Ou quando é um comercial de tv, por exemplo, os indivíduos confiam na divulgação por conta do canal transmissor, ou por causa das grandes empresas que estão fazendo o anúncio.

Então, com base nessas informações, é possível descobrir que a principal diferença entre o  marketing digital e o tradicional é que enquanto um se passa de maneira online, o outro é de modo offline.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Mas dessa maneira, fica a pergunta: “Qual dos dois é o melhor para se utilizar?”

A resposta é depende, pois é de acordo com os seus objetivos, que você vai analisar as vantagens de cada um traçar as suas estratégias. Porém, um não impede a utilização do outro.

Caso queira, é possível fazer os dois tipos de marketing ao mesmo tempo e obter bons resultados.

Além do que , esse seria o modo ideal, pois a comunicação, divulgação e convencimento perante o público, encontrariam-se mais funcionais e completas.

 

Estratégias do marketing digital

Estratégias do marketing digital

O plano de marketing digital tem como um dos seus principais conceitos, se utilizar de estratégias para atingir os seus objetivos.

Algumas estratégias são:

 

Inbound Marketing

No Inbound Marketing procuram entender as necessidades e desejos do seu público alvo, para depois começar a fazer algum tipo de divulgação.

E essas informações vão ser direcionadas para as pessoas que já tem algum tipo de interesse ou querem saber sobre o assunto.

Algumas técnicas utilizadas são:

  • SEO (Search Engine Optimization), que serve para se obter um melhor posicionamento do site;
  • E-mail marketing, é interessante enviar conteúdos informativos e campanhas;
  • SMS marketing, como as pessoas estão sempre conectadas ao seu celular, as chances de visualização dessas mensagens são maiores.

Marketing de conteúdo

Tem o propósito de trazer informações relevantes, no intuito de atrair, converter e encantar o público.

Com esses conteúdos é possível ganhar um melhor posicionamento da marca. E a sua criação é pensada para trazer um material útil e diferenciado, além de se utilizar das técnicas de SEO.

 

Redes Sociais

Nas redes sociais é possível conseguir uma maior interação com o público. Assim é possível alimentar ele com conteúdos semanais, seja com publicações de textos, imagens, vídeos, stories (no Instagram), entre outros.

Elas são uma ótima estratégia, pois é possível conversar diretamente com o público, além de ser um gatilho para o encantamento do mesmo com a sua marca ou produto.

Então, as redes sociais se tornam uma forma de novas pessoas conhecerem o seu trabalho, adentrarem na sua empresa e se fidelizarem à marca.

 

Blog

Blog

O blog será onde o marketing de conteúdo é inserido. Porque, com esse tipo de comunicação, existem mais chances do seu público permanecer exclusivamente na sua página.

Porque as redes sociais oferecem diversos tipos de distrações. Os benefícios de utilizar o blog como estratégia, é que o mesmo oferece custos mais rentáveis e os conteúdos podem ser postados de uma forma prática e rápida.

 

Em quais segmentos o marketing digital pode ser utilizado

O plano de marketing digital pode ser utilizado em todos os segmentos do mercado. Justamente por causa dos enormes benefícios que traz para uma empresa e produto.

Veja alguns exemplos de utilização e seus benefícios:

  • Alimentação: um restaurante precisa ter uma boa divulgação para atrair os clientes. E está relação precisa ser mantida, com o objetivo do público retornar ao estabelecimento e fazer indicações do mesmo para outras pessoas.
  • Saúde: é surpreendente saber que no setor de saúde o plano de marketing digital, pode ser utilizado. Mas sim, ele pode ser muito útil para divulgar campanhas, novas descobertas e  notícias, acerca da área.
  • Cosméticos: tanto no setor de vendas e revendas, o marketing digital é intenso, pois a divulgação e promoções precisam ser feitas. Além da necessidade de manter uma relação com o público.

Com base em tudo que foi dito, podemos concluir que para fazer um bom plano de marketing digital, o grande diferencial serão as estratégias a serem utilizadas.

E essas implementações podem ser feitas tanto com o plano de marketing tradicional, estratégias ensinadas em livros de marketing multinível e  claro, com tudo o que você aprendeu neste conteúdo. É hora de colocar a mão na massa!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

1 comentário até agora

leandro higuara Publicado em06:33 - 28 de junho de 2019

gostei muito do seu site. conteúdo muito interessante

Deixe uma resposta

WhatsApp chat