BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como fazer para guardar dinheiro de forma rápida e segura

Como fazer para ganhar dinheiro

Como fazer para guardar dinheiro se todo mês não sobra R$1,00 na conta bancária? Confira neste artigo as melhores dicas para alcançar esse objetivo e passar a ter uma vida financeira saudável!

Se você sonha em se livrar das dívidas, ter uma vida financeira mais saudável ou está querendo alcançar sua independência financeira, provavelmente já se perguntou como fazer para guardar dinheiro de modo a conquistar seus objetivos.

Bem, independentemente de qual for seu objetivo, tenha a certeza de que é muito mais fácil planejar e realizar sonhos quando se tem controle financeiro e uma reserva de dinheiro. 

Isso porque, o dinheiro traz segurança, estabilidade e ainda permite que possamos ter mais qualidade de vida e condições para realizarmos nossos sonhos.

A fim de te ajudar, preparamos este artigo com o intuito de ensinar como economizar e guardar dinheiro. 

Como cada pessoas tem um objetivo diferente em cada fase da vida, aqui você encontra diversas dicas para diferentes situações. Boa leitura!

Afinal como economizar dinheiro ganhando pouco

Todos sabem que economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem ganha pouco dinheiro. Para quem tem o orçamento apertado, guardar uma parcela do salário se torna uma tarefa desafiadora.

Mesmo que sua renda não seja tudo aquilo que você deseja, saiba que é possível economizar. No entanto, para conseguir cumprir essa tarefa, é preciso fazer boas escolhas e dar prioridade ao que realmente importa.

Classifique suas despesas e rendas

Registre todas as suas movimentações financeiras e classifique-as por categorias. Por exemplo, inclua o cinema do sábado à noite na categoria Lazer e o gasto de R$200,00 no supermercado, na categoria Alimentação.

Entretanto, esse controle de gastos vai te permitir entender o que está pesando mais no seu bolso, para depois pensar em formas de diminuir os custos. 

E isso pode ser feito sem você ter que abrir mão de tudo o que mais gosta, é claro.

Reveja seus hábitos

Portanto pós conhecer seus gastos e ganhos, o próximo passo é ver onde você pode diminuir ou cortar despesas. Muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês.

Compre á vista

Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista. Se não tem o dinheiro total, faça um plano de quanto consegue economizar mensalmente e em quanto tempo poderá realizar a compra.

Então você evita contrair dívidas no cartão de crédito (que costumam ter as taxas de juros mais altas do país) e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto pagando à vista.

Aproveite sua cozinha

Muitas vezes, o gasto com a alimentação fora de casa pesa muito no orçamento.

Portanto, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho.

Ou seja, além de economizar, você também vai dar um incentivo para a sua saúde e ainda fugir das tentações do self-service.

Utilize a regra dos 50 – 35 – 15

Esta regra é bastante simples de ser colocada em prática. Você vai dividir suas despesas em 3 categorias e reservar uma parte da sua renda para cada uma delas:

  • 50% da sua renda para gastos essenciais (como aluguel, luz, condomínio, água, supermercado).
  • 35% para investir em aplicações financeiras mais rentáveis.
  • 15% para gastar com o que gosta.

Desapegue do cartão de crédito

Dito isso, utilize o cartão de crédito apenas em situações em que ele é realmente necessário, como a compra de passagens aéreas.

Então, se você tiver o hábito de usá-lo com muita frequência, pode acabar fazendo compras por impulso e se enrolando com os perigosos juros rotativos.

Curta o tempo livre sem gastar

Quem disse que você precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar?

Por isso, a dica aqui é escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa com os amigos ou ir a shows e festivais gratuitos.

Programe suas dívidas

Quem tem pouco dinheiro, às vezes acaba se enrolando com as contas.

Então, se esse é o seu caso, faça um planejamento para realizar os pagamentos pendentes. Você pode classificar as dívidas por ordem de importância, por exemplo.

Busque uma renda extra

Em vez de depender apenas do seu salário, procure por novas alternativas de renda. Descubra algo que você tem talento, gosta de fazer e que possa gerar dinheiro.

Sendo assim, uma boa ideia para você ganhar dinheiro em casa é se tornando uma representante de uma marca de cosméticos.

Além de o público feminino ser bem grande, agora os homens também têm recorrido à esses itens para tratar principalmente a barba e os cabelos.

Aliás, existem muitas empresas de marketing digital de afiliados de confiança que oferecem excelentes oportunidades para seus revendedores.

Inclusive, trabalhar como distribuidor tem muitos benefícios, como o trabalho em meio período, horários flexíveis, mais tempo com sua família, remuneração justa conforme o esforço do representante, entre outros.

De fato vale a pena pesquisar e conhecer melhor.

Como fazer para guardar dinheiro economizando no supermercado

Existem vários fatores que podem contribuir para a conta do supermercado ficar alta, porém muitas pessoas não se dão conta disso.

Dito isso, veja alguns pontos para se lembrar na sua próxima ida ao supermercado:

Planeje o cardápio da semana

Ao montar um cardápio semanal, você vai conseguir ter mais foco nas compras porque saberá ao certo quais produtos precisa comprar.

Faça uma lista de compras

Quando você cria o hábito de fazer uma lista, acaba reduzindo o tempo gasto com as compras e também controla o orçamento.

Ou seja, para não perder muito tempo escrevendo todos os itens na hora de sair de casa, é legal já ir anotando os produtos em falta alguns dias antes. Assim, metade da sua lista estará pronta quando decidir ir ao mercado.

Confira os preços ao passar pelo caixa

Quem nunca pegou um produto na prateleira pelo preço X e quando passou no caixa o valor registrado era outro? Mesmo uma diferença de centavos pode trazer impactos para o seu orçamento.

Como economizar dinheiro para casar

Comemorar a união junto a pessoas queridas, muitas vezes, é um grande sonho. E, como qualquer sonho, é preciso guardar dinheiro para realizá-lo.

Mas, para fazer o casamento que você sempre quis, algumas dicas importantes são:

Faça um planejamento

Antes de marcar a data do casamento, verifique o valor que pretende gastar com a cerimônia e quanto tempo vai levar para juntar a quantia necessária.

Portanto, coloque no papel todo o planejamento do seu casamento: decoração, convidados, vestido, buffet, entre outros.

Assim, você consegue ter a dimensão de quanto vai precisar desembolsar e pode se planejar para bancar tudo sem se endividar.

Seja realista

É importante que o casal tenha noção de quanto dinheiro realmente conseguem juntar todo mês.

Assim, será possível estabelecer um limite, dentro das suas reais condições, para a cerimônia e a festa de casamento.

Faça você mesmo

Fazer alguns enfeites ou lembrancinhas do casamento pode diminuir alguns gastos, além de deixar seu casamento ainda mais a cara do seu relacionamento.

Como fazer para guardar dinheiro construindo

A casa própria é o sonho de muitas pessoas. Mas, para realizá-lo, é importante que se tenha um bom planejamento financeiro, porque isto gera gastos que podem pesar muito no bolso. Alguns pontos principais desse planejamento são:

Escolha bem o terreno

Se você ainda está pesquisando onde construir, escolha um terreno mais plano possível.

Com isso, a opção poderá te ajudar economizar na fundação, estruturas de concreto e nivelamento do espaço, por exemplo.

Faça vários Orçamentos

Independentemente do tamanho da construção, faça mais de um orçamento. Dessa forma, você conseguirá escolher o mais adequado e o custo final poderá ser menor do que você tinha imaginado.

Negocie com fornecedores

Não compre os materiais de construção já na primeira loja. Faça vários orçamentos em diversos locais e verifique quais produtos realmente valem a pena serem comprados em cada estabelecimento.

Como render seu dinheiro ainda mais

É muito comum ouvir de quem não possui o hábito de poupar que “fazer uma reserva de emergência ou realizar um investimento é muito difícil”. Mas você verá a seguir que isso não é verdade.

Existem 3 passos importantes para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira: 1) economizar, 2) poupar e 3) investir. Entenda direitinho cada um deles:

Economizar

Você pode economizar de diversas formas, seja negociando descontos em pagamentos à vista, revendo suas prioridades ou repensando os gastos que já tem.

Poupar

Você começa a poupar a partir do momento que deixa de gastar uma parte da sua renda. Ou seja, você deve gastar menos do que ganha e reservar um percentual para planos futuros.

Investir

A partir do momento que você possui uma quantia de dinheiro poupada, é possível utilizá-la em investimentos que trarão bons resultados no futuro.

Agora o dinheiro será uma solução

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Neste artigo, você percebeu como economizar dinheiro não é tão complicado quanto pode parecer. As dicas de economia apresentadas tornam a tarefa de poupar muito mais simples.

Controlar as despesas e cortar os gastos desnecessários são os primeiros passos.

Também é importante ter consciência na hora das compras, fugir das dívidas comprando sempre à vista o que for possível e pagar as contas sempre em dia.

Além disso, defina seu objetivo e monte metas para a poupança.

E para quem quer/precisa aumentar os rendimentos, o ideal é buscar um talento pessoal que tenha valor no mercado.

Com certeza, se você tiver disciplina, dedicação e estiver sempre atento ao seu orçamento, logo conseguirá poupar muito dinheiro e até superar suas expectativas!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat