BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como economizar dinheiro ganhando pouco: confira o passo a passo

Passo a passo: como economizar dinheiro ganhando pouco

Como economizar dinheiro ganhando pouco? Pode parecer complicado, mas com este conteúdo você conseguirá começar a montar sua poupança. Confira 15 dicas de como guardar dinheiro ganhando pouco e comece a realizar seus sonhos!

Vamos ser sinceros, para quem vive no aperto ou com dívidas, até mesmo pensar em guardar uma parcela do salário se torna um desafio.

Se você tem o sonho de viajar para o exterior, está pensando comprar uma casa ou um carro, provavelmente já se perguntou como conseguir guardar dinheiro para isso.

Mas, independentemente do seu objetivo, tenha a certeza de que é muito mais fácil planejar e realizar sonhos quando se tem controle financeiro e uma reserva de dinheiro.

Todo mundo sabe como economizar dinheiro ganhando pouco não é uma tarefa fácil. 

Mas saiba que mesmo que sua renda não possua muitos dígitos, é possível economizar. Porém, para conseguir cumprir essa tarefa, é preciso mudar os hábitos financeiros e abrir mão de algumas coisas. 

Para te ajudar nesta tarefa, produzimos este conteúdo com 15 dicas de como economizar dinheiro para você aprender como guardar dinheiro ganhando pouco. Além disso, você confere a importância de ter uma reserva de emergência. Confira!

Por que poupar dinheiro? 

Poupar dinheiro é difícil, principalmente na era digital, já que somos bombardeados de propagandas e anúncios de produtos o tempo todo. 

Mas esse é um objetivo muito importante de se ter e é extremamente satisfatório quando é alcançado.

Por exemplo, em períodos de crise econômica e recessão, uma reserva financeira ajuda a trazer tranquilidade. Ela serve como um plano B caso a situação se complique. 

Outro ponto de como economizar dinheiro ganhando pouco pode ser útil é em casos de imprevistos. Afinal, acidentes, problemas de saúde e desemprego, podem acontecer.

Esses imprevistos podem desencadear uma série de problemas, e é comum que demandem mais gastos do que prevemos.

Porém, aprender como economizar dinheiro ganhando pouco também é muito importante para a realização de sonhos e objetivos que muitas vezes parecem ser impossíveis.

Afinal, quem nunca sonhou em fazer uma viagem internacional, comprar uma casa ou até mesmo fazer uma faculdade, ou pós-graduação de prestígio?

Entender como economizar dinheiro ganhando pouco traz todos esses benefícios e muitos outros.

15 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Agora que você já entendeu a importância de aprender como economizar dinheiro ganhando pouco, chegou a hora de conferir as dicas de como economizar dinheiro de fato.

Se você sonha em se livrar das dívidas, mudar de vida ou está se preparando para dar mais um passo rumo à sua independência financeira, anote esses passos!

Registre seus gastos 

Este é o primeiro passo para que você aprenda como conseguir guardar dinheiro. O segredo para ter controle financeiro total é a organização e a disciplina.

Para isso você pode utilizar planilhas financeiras, agendas e aplicativos de finanças pessoais em seu smartphone. Veja qual é a melhor maneira para você e comece a anotar todos os seus gastos a partir de hoje.

Conheça seus ganhos e gastos

Uma das dicas de como economizar dinheiro é saber exatamente quais são os seus principais gastos e quanto você ganha. Ter uma visão completa das suas finanças é essencial para que você possa elaborar um planejamento financeiro.

Enxugue o que puder e reveja seus hábitos

Agora, é o momento de ver onde é necessário e possível fazer cortes de despesas. Com quais categorias você gasta mais?

Lazer? Alimentação? Combustível? Roupas e acessórios? 

Com certeza quando você fizer uma análise cuidadosa das suas despesas variáveis, vai encontrar alguns gastos desnecessários ou excessivos que podem ser cortados.

Uma das dicas de como economizar dinheiro tem a ver com seu consumo básico diário, com água e energia elétrica, por exemplo. Tente ver se é possível diminuir esses custos também.

Como economizar dinheiro ganhando pouco fica bem mais fácil quando você consegue ver onde é necessário e possível fazer cortes de despesas, não é?

Crie metas

O próximo passo de como guardar dinheiro ganhando pouco é estabelecer metas de gastos relativo a cada uma das categorias de despesas.

Uma boa divisão para isso é usar metade da sua renda líquida para gastos essenciais, como água, luz, moradia e alimentação. Utilizar 15% para o pagamento de dívidas ou poupança. E, os outros 35%, ficam livres para gastos com lazer, estilo de vida, entre outros.

Passo a passo: como economizar dinheiro ganhando pouco

Reserve um valor todo mês 

Como conseguir guardar dinheiro? Simples, reserve entre 10 e 15% da sua renda líquida todo mês logo que receber o seu salário .

Se isso ainda não for possível, veja uma quantidade acessível para guardar e aumente o valor pouco a pouco conforme sua situação financeira for melhorando.

Pague suas contas no mesmo dia

Você pode mudar a data de vencimento de todas as suas contas para o mesmo dia. 

Dessa forma, assim que receber seu salário, você paga tudo e pode ficar mais tranquilo no restante do mês.

Faça uma lista de compras

Esse é um hábito muito simples de criar, e com ele você acaba reduzindo o tempo gasto para fazer as compras e como conseguir guardar dinheiro se torna um pouco mais fácil.

Uma dica é já ir anotando os itens em falta antes de decidir ir no mercado, assim você economiza ainda mais tempo e não tem perigo de acabar esquecendo alguma coisa.

Domine a regra dos 30 dias

Um dos truques para aprender como economizar dinheiro ganhando pouco é evitar o prazer instantâneo que o ato de comprar proporciona. 

Por isso, esperar 30 dias para decidir sobre uma compra é uma forma de como conseguir guardar dinheiro.

Diversas vezes, depois de passado um mês, você verá que o desejo de comprar também passou e você vai ter guardado algum dinheiro simplesmente por ter esperado.

Compre usado quando for possível

Essa é uma forma de como guardar dinheiro ganhando pouco. Você pode economizar muito e encontrar exatamente o item que deseja, basta ter paciência e procurar. 

Para esse tipo de compra existem sites de artigos usados, e que permitem a venda de produtos também.

Siga a regra dos 10 segundos

Como economizar dinheiro ganhando pouco? Essa tarefa pode se tornar simples se ao pegar algo para comprar você parar por 10 segundos e se perguntar o motivo de estar comprando aquilo e se realmente é necessário.

Se não encontrar uma boa resposta, não leve o produto. Isso vai te impedir de fazer compras por impulso e pode se tornar um hábito.

Seja minimalista

É impressionante o quanto consumimos todos os dias, e isso em todos os âmbitos de nossas vidas. Como economizar dinheiro ganhando pouco com esse estilo de vida?

Por isso, é interessante você parar para analisar todas as coisas que você tem e quais não usa muito. Sejam roupas, acessórios, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, e por aí vai. 

Que tal se desfazer dessas coisas? Com certeza, você vai achar algo e ainda poderá ganhar um dinheiro extra para colocar em sua poupança.

Compre à vista 

Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista.

Com isso, você evita contrair dívidas e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto. Como economizar dinheiro ganhando pouco vai se tornando cada vez mais simples com essas dicas, não é mesmo?

Aventure-se na cozinha 

É comum que o gasto com a alimentação fora de casa pese muito no orçamento das pessoas. Isso porque perdemos o hábito de cozinhar em casa.

Então, por que não tentar cozinhar e sempre que possível, levar marmita para o trabalho? 

Essa é uma forma de como economizar dinheiro ganhando pouco, e você também vai ter uma vida mais saudável.

Economize no lazer 

Quem deseja aprender como guardar dinheiro ganhando pouco não precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar. 

Para economizar no lazer, basta escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa com os amigos, ir a eventos gratuitos, passear em parques, e por aí vai.

Procure uma renda extra

É comum que os ganhos não sejam suficientes para pagar as contas fixas e ainda garantir uma sobra para poupar dinheiro. 

Então, como economizar dinheiro ganhando pouco? Em muitos casos é necessário aumentar o saldo positivo.

Por isso é muito interessante buscar uma forma de renda extra, pois com esse dinheiro a mais é possível pagar suas dívidas, poupar para poder realizar seus sonhos, comprar itens que precisa, e por aí vai.

Muitas pessoas se tornam distribuidores de grandes empresas para conseguirem uma renda extra. 

Essa é uma boa saída, porque esse é um trabalho que oferece horários flexíveis, você pode trabalhar de onde quiser, consegue ganhos proporcionais às horas trabalhadas, e muitas das empresas oferecem bonificações e treinamentos gratuitos. 

A importância da reserva de emergência

Construir uma reserva de emergências também é importante para quem quer economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco. 

A reserva de emergência funciona como um cheque especial que irá ajudá-lo a manter o padrão de vida nos momentos de dificuldades.

Saiba que depender de empréstimos de bancos é a pior das ideias, e vem com altas taxas de juros — das instituições financeiras. Recorrer ao uso do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos consignados pode deixar você em dívida por muito tempo.

O aconselhável é que a sua reserva de emergência consiga cobrir e manter o seu padrão de vida por, no mínimo, 6 meses. O ideal mesmo é que ela consiga dar a você a tranquilidade de um ano.

Para calcular as suas despesas, faça uma soma dos gastos fixos e variáveis que você tem todos os meses.

Por exemplo, se você tem uma despesa mensal de R$ 2 mil  por mês, sua reserva de seis meses deve ser de R$ 12 mil.

Pronto para economizar?

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Chegamos ao final do conteúdo, e esperamos que a sua pergunta “como economizar dinheiro ganhando pouco” tenha sido esclarecida.

Você conseguiu entender os motivos para guardar dinheiro. Ter uma poupança significa tranquilidade em momentos de crises e imprevistos, além de ser uma forma de conseguir realizar seus sonhos e objetivos de forma prudente e mais rápida.

O principal ponto para realizar essa tarefa portanto é modificar a forma como você encara a riqueza.

Para isso é necessário adotar novos hábitos, e com o tempo, você conseguirá valorizar o dinheiro usá-lo com inteligência.

Sendo assim, foque mais naquilo que pode gerar resultados para a economia de dinheiro. Faça uma análise das 15 dicas que te passamos neste artigo e veja qual é a melhor forma de aplicá-las na sua realidade.

Uma vez que começar a praticar essas dicas, você será mais responsável com a forma como você gasta dinheiro e, em função disso, conseguirá economizar.

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat