BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Como começar a guardar dinheiro e conquistar meus sonhos?

Como começar a guardar dinheiro (mesmo ganhando pouco)

Como começar a guardar dinheiro é um desafio que você se propôs esse ano? Isso pode parecer muito difícil para quem não tem o hábito de economizar e, no caso de quem têm que lidar com dívidas. Porém, com sua força de vontade e as dicas deste conteúdo, com certeza você vai tomar as rédeas das suas finanças! Confira.

Está precisando organizar sua vida financeira e aprender dicas de como economizar e guardar dinheiro? Esse é o pontapé inicial para começar a realizar seus sonhos!

Sabemos que os brasileiros têm uma grade dificuldade para conseguir poupar. É uma minoria que tem essa consciência e grau de educação financeira. Então, como começar a guardar dinheiro?

Sim, economizar não é uma tarefa simples, contudo, é plenamente possível e você vai conferir neste artigo como atingir esse objetivo!

Por isso, preparamos este conteúdo com dicas de como economizar e guardar dinheiro para qualquer tipo de objetivo. Vamos lá?

7 dicas de como economizar e guardar dinheiro

Se você está aqui, é porque com certeza tem se perguntado “como faço para guardar dinheiro?”. O primeiro passo para saber como começar a guardar dinheiro e colocar em prática é fazer um bom planejamento agora mesmo.

Então, você precisa fazer a economia se tornar um hábito e investir o dinheiro poupado quanto antes, pois essa é a melhor forma de construir uma reserva financeira.

Por fim, você pode começar com pouco, mas o importante é iniciar. Confira agora as dicas como começar a guardar dinheiro!

O importante é começar

Conforme já falamos, para pessoas que nunca tiveram o hábito de poupar, é mais difícil iniciar essa jornada. Não à toa se questionam “como faço para guardar dinheiro?”.

Portanto, o que importa é começar, mesmo que devagar. Separe uma pequena quantia mensal e coloque na poupança logo que você receber seu salário. Não precisa ser um valor alto.

Anote todos os gastos

A importância de anotar seus gastos é simples: dessa forma é possível saber exatamente com o que você mais gasta e onde é necessário e possível economizar. 

Portanto, faça uma análise de suas despesas e veja se há alguma categoria em que você pode cortar os gastos para juntar esse dinheiro.

Tenha um sistema de controle

Existem aplicativos de controle financeiro que são muito úteis para ter uma visão geral das suas finanças e ajudam a controlar de forma eficaz as receitas e gastos.

Aliás, você pode usá-los para anotar suas despesas, e ver quanto é possível economizar e guardar.

Pague todas as suas dívidas para começar 

Para conseguir ter sucesso e responder a sua questão “como faço para guardar dinheiro?” é preciso ter todos os seus débitos quitados. 

Portanto, comece priorizando as dívidas mais caras, que normalmente são os cartões de crédito e cheque especial. 

Então, tente renegociar com a instituição para a qual você está devendo. Se for necessário, tente conseguir um crédito consignado que tenha taxas mais baixas.

Tenha objetivos que te impulsionem

Como começar a guardar dinheiro se você não tiver um objetivo claro? Isso porque ter um motivo maior ajuda a manter a disciplina e a te impulsionar durante a jornada. 

Para isso, uma boa ideia de como guardar dinheiro na poupança é definindo três desejos ou sonhos: um de curto prazo, um de médio e outro de longo prazo. Então, faça uma análise das coisas que são importantes para você.

Aliás, seu propósito pode ir de quitar dívidas até comprar um apartamento ou até mesmo atingir a independência financeira.

Estabeleça uma quantia para poupar

Independentemente de quais forem seus objetivos e desejos, para formar uma reserva de emergência e conquistar a independência financeira, é necessário guardar em média, 15% da sua renda líquida.

Escolha como vai guardar o dinheiro

Um ponto muito importante de como começar a guardar dinheiro é escolher com cuidado o tipo de investimento em que vai aplicar seu dinheiro para que ele possa render.

Isso porque, a poupança tem baixo rendimento e só é uma boa opção para guardar valores a curto prazo.

Por exemplo, quem quer aprender como guardar dinheiro na poupança porque deseja juntar dinheiro para complementar o INSS na aposentadoria, deve pensar em partir para um plano de previdência privada ou títulos públicos do Tesouro Direto com vencimento longo.

Isso porque os títulos são opções seguras e, geralmente, mais rentáveis.

Como começar a guardar dinheiro com planilha de gastos

 Como começar a guardar dinheiro (mesmo ganhando pouco)

Contar com uma planilha de gastos ajuda a monitorar o destino do seu dinheiro e, dessa forma, fazer um melhor planejamento financeiro.

Para isso você pode usar uma planilha do Google Planilhas ou algum aplicativo. Para facilitar sua vida, criamos uma planilha de organização financeira, saiba mais clicado no banner abaixo.

O mais importante é anotar todas as despesas, pois é assim você vai saber definir exatamente o que pode cortar para economizar e juntar mais dinheiro.

Como guardar dinheiro na poupança aumentando sua renda

Uma forma eficaz de juntar dinheiro é ganhando mais. No seu emprego você pode pedir um aumento, além disso, você pode tentar encontrar outro emprego que pague melhor ou ainda encontrar uma renda extra.

Para isso existem muitas formas de obter mais renda, como dar aulas particulares, vender marmitas e doces, vender objetos que já não tem mais uso ou ainda revender cosméticos. 

Ao ter mais dinheiro entrando, separe um valor maior para poupar, ou se puder, todo o lucro.

Pronto para iniciar a jornada? 

Neste conteúdo você aprendeu como começar a guardar dinheiro não é assim tão complicado, não é mesmo?

Afinal, com as 7 dicas que te passamos, mais um bom planejamento e comprometimento, é super possível atingir seus objetivos!

Você entendeu que a melhor resposta para a questão “como faço para guardar dinheiro?” é poupar dinheiro e investir, não importando qual seja o prazo do seu objetivo.

Além disso, você viu que uma planilha de organização financeira é sua aliada durante a jornada de como começar a guardar dinheiro. Preenche-la é um hábito que você precisa incorporar ao dia a dia. 

Aprender como juntar dinheiro rápido é possível. Pronto para dar o primeiro passo?

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat