BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Entenda de uma vez por todas a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira

Muitas pessoas ficam na dúvida quando recebem uma proposta para trabalhar no marketing multinível por acharem que é um esquema de pirâmide financeira. Mas você sabia que existem grandes diferenças entre os dois termos? Venha entender de vez o que é cada um!

Ao conhecer o sistema do marketing multinível, a maioria das pessoas ficam maravilhadas com as grandes oportunidades que o mesmo oferece.

Mas, quando estão prestes a entrar no negócio e iniciar um novo caminho em suas vidas, comentam com alguém da família ou amigos sobre o seu empreendimento. E os mesmo no intuito de auxiliar alertam que é um esquema de pirâmide.

Porém, marketing multinível é totalmente diferente de pirâmide, e é uma ótima oportunidade para quem quer começar a trabalhar.

No intuito de entender melhor o conceito de cada um dos dois, explore o conteúdo, dos itens abaixo:

  • O que é pirâmide financeira?
  • Como funciona o esquema de pirâmide?
  • Exemplos de empresas que foram consideradas de pirâmide
  • Diferenças entre marketing multinível e pirâmide financeira
  • Benefícios do Marketing multinível

 

O que é pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é considerada um sistema ilegal, pois trabalha com um modelo comercial não sustentável e possui diversas armadilhas para as pessoas que se associam a esse tipo de trabalho.

Na pirâmide não existe o comércio de um produto ou serviço, apenas é preciso conseguir novos integrantes para o negócio.

Para começar a entender os reais objetivos do esquema de pirâmide é interessante ver a sua história, quando começou, rentabilidades e consequências.

 

Como surgiu?

A pirâmide financeira surgiu na década de 20, nos Estados Unidos, mas quem deu início ao esquema de pirâmide não foi um americano, e sim um imigrante italiano chamado Charles Ponzi.

O seu plano oferecia uma rentabilidade de 50% em apenas 45 dias. Bastava apenas trocar cupons postais por selos dos EUA. Toda essa trama causou prejuízos em mais de 17 mil pessoas, isso porque, é praticamente impossível conseguir um lucro tão alto em poucos dias e sem nenhum planejamento ou esforço.

Depois de ter causado toda uma situação desagradável para milhares de indivíduos, Ponzi foi preso e após um tempo deportado para a Itália.

Depois de ser solto, nos anos 40, foi transferido pela sua companhia aérea (emprego que ele tinha conseguido) para o Brasil e faleceu em 1949, pobre, no Rio de Janeiro.

 

Como funciona o esquema de pirâmide?

Depois de conhecer um pouco das origens do esquema de pirâmide é preciso entender como ela funciona, para não cair nesse golpe!

Como dito anteriormente, na pirâmide não é necessário vender algum tipo de produto ou serviço, apenas é preciso fazer indicações no intuito de conseguir novos integrantes.

“Mas como assim?”, exatamente o erro já começa pela inexistência de algo real para o uso de clientes.

O termo utilizado nesse negócio (pirâmide), demonstra mais ou menos como as funções se desencadeiam.

Basicamente o que ocorre é que as pessoas do topo são sustentadas pelas demais, então os investidores recebem pelas aplicações que os novos recrutados irão fazer.

Você já deve ter ouvido essa frase: “ O que é mais fácil: ganhar um milhão sozinho, ou ganhar com 1 real de um milhão de pessoas?”.

Podemos considerar essa ação uma “cilada”, pois a pirâmide financeira é um esquema que oferece lucros elevados, com baixo investimento e sem a demanda de esforços. De forma que uma hora causará efeito contrário.

Além do que, apenas os indivíduos que estão no topo lucram com as aplicações, enquanto os da base ficam na dependência dos novos que entrarem no falso negócio.

Mas essa situação não se sustenta a médio ou a longo prazo, pois em um momento os  integrantes da pirâmide financeira não vão conseguir recrutar novas pessoas, simplesmente por conta desse número de indivíduos existentes chegar a uma quantia irreal.

Por isso, a pirâmide financeira é considerada um sistema insustentável e com diversas armadilhas para as pessoas que aderem.  Porque, com o tempo é natural que a pirâmide “desabe” e quem entrou perca tempo e dinheiro investido.

 

Exemplos de empresas que foram consideradas pirâmide

É interessante fazer o estudo desses casos no intuito de não cometer os mesmos erros novamente. Conheça agora algumas empresas que foram consideradas uma pirâmide financeira:

 

TelexFree: a TelexFree foi acusada de ser uma das maiores fraudes financeiras do Brasil. A empresa arrecadou cerca de 1 bilhão de dólares em torno do mundo com falsas promessas de rápido retorno financeiro. E por conta disso, acabou sendo suspensa em 2014.

Posteriormente, o Ministério Público declarou que a mesma teria ligação com a empresa BBOM.

 

BBOM: essa empresa alegava trabalhar com o sistema de marketing multinível, mas o foco era apenas em trazer pessoas para a rede.

E assim,maiores premiações eram prometidas. Mas nenhum produto era vendido, o que tornava a empresa uma pirâmide. Dessa forma a empresa foi suspensa em 2013, por tais motivos.

 

Blackdever:  a Blackdever prometia altos lucros por mês para quem se tornasse um consultor, mas esse dinheiro era adquirido pelas aplicações que novos recrutados faziam. Então em 2013 foi suspensa.

Com esses exemplos é possível observar que os esquemas de pirâmide financeira sempre prometiam grandes quantias de dinheiro, em pouco tempo e com muita facilidade. Então é bom ficar atento nesses tipos de discursos para não ser enganado.

 

Diferenças entre marketing multinível e pirâmide financeira

Por conta do marketing multinível ter como um dos objetivos recrutar afiliados, muitas pessoas acabam confundindo esse modelo honesto de negócio com o esquema de pirâmide financeira.

Mas um não condiz com outro, e por conta dessa confusão, diversas oportunidades excelentes de trabalho no marketing multinível são perdidas.

No intuito de entender melhor essas diferenças entre MMN e pirâmide, é importante conhecer também a história do marketing multinível.

A história do MMN

Carl Rehnborg era um químico que fabricava suplementos alimentares. Em 1941 nos EUA, ele criou o modelo do marketing multinível, com o intuito de expandir as vendas dos seus produtos.

Nesse processo ele contava com a ajuda de distribuidores mais experientes, os quais treinavam os novos para a realização de vendas. E dessa forma, a empresa teve um alto crescimento e se tornou uma potência multimilionária.

Comparando as histórias da pirâmide financeira com a do marketing multinível, podemos enxergar diversas diferenças. Enquanto uma promete fáceis lucros, a outra oferece treinamentos e suporte.

Além das consequências finais dos projetos criados, em uma, várias pessoas são enganadas e o precursor vai preso, em contrapartida, na outra a empresa existe legalidade e crescimento.

 

As diferenças

Caso queira mais informações e descobrir como evitar possíveis fraudes no sistema  de pirâmide financeira, entenda as diferenças entre pirâmide e multinível.

Marketing Multinível

  • Existem produtos ou serviços;
  • Os ganhos são proporcionais aos esforços;
  • Foco no desenvolvimento de pessoas;
  • Sistema legal de distribuição.

Pirâmide Financeira

  • Não existe venda de produtos ou prestação de serviços;
  • Apenas as pessoas que estão no topo lucram;
  • Foco em dinheiro fácil;
  • Ilegal.

Agora, já é possível saber que o melhor investimento com certeza é o marketing multinível, até porque não é ilegal.

 

Benefícios do Marketing multinível

Vale a pena ressaltar, para você não perder oportunidades, que esquema de pirâmide é ilegal. Enquanto o MMN é legal e gera diversos benefícios!

Entre os benefícios do marketing multinível estão:

  1. Flexibilidade no horário de trabalho
  2. Ter o seu próprio negócio
  3. Possibilidade de crescimento
  4. Criação de uma rede de contatos
  5. Ser o seu próprio chefe
  6. Renda extra

Depois de saber como identificar possíveis fraudes nos esquemas de pirâmide financeira e saber todos os seus malefícios, fuja dessas enganações e caso queira trabalhar com algo que seja autorizado, é importante buscar uma empresa séria de marketing multinível.

Para saber mais como entrar nesse ramo vantajoso, acesse esse conteúdo de treinamento de MMN e se torne o melhor profissional da área!

Deixe uma resposta

WhatsApp chat