BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Marketing de rede no Brasil: descubra tudo sobre esse mercado promissor

Marketing de rede no brasil: descubra tudo sobre esse mercado promissor

Marketing de rede no Brasil, o que esse mercado tem a oferecer? Descubra tudo o que precisa saber sobre o mercado multinível e passe a ganhar dinheiro na comodidade da sua casa! 

Conseguir ter uma vida menos estressante, sem horários fixos podendo montar sua rotina do jeito que quiser, sem chefes, sem horas no trânsito, e ainda por cima conseguir a tão desejada liberdade financeira.

Essa com certeza é a proposta dos sonhos de qualquer trabalhador, convenhamos. Mas parece história de milagres e contos de fadas, não é? 

Apesar disso, as estatísticas de resultados do marketing de rede no Brasil apontam que isso está longe de ser uma mentira e está se tornando a realidade de muitos brasileiros.

A proposta do marketing de rede é oferecer aos representantes lucros ao invés de salários. Basta se empenhar muito, ter paciência e ser profissional. Dessa forma, você pode criar uma rede de revendedores bastante ampla.

Inclusive, nesse modelo de negócio você pode conseguir fazer com que a quantidade de comissões aumente de forma inversamente proporcional ao tempo de trabalho.

E então, ficou curioso? Essa proposta é bastante chamativa, não é mesmo?

Então, vamos mostrar para você o que é marketing de rede, a diferença entre marketing multinível e piramide financeira, as melhores empresas de marketing multinível, e muito mais. Saiba como entrar nessa tendência e começar a ganhar dinheiro de. Boa leitura!

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

O que é marketing de rede

O marketing de rede é um modelo comercial que foi criado nos Estados Unidos. Ele surgiu a partir das vendas diretas e é pautado na ideia de distribuir bens ou serviços no qual o lucro vem da venda de produtos e do recrutamento de novos vendedores.

Com esse pensamento, o produtor vende para um revendedor e este repassa ao cliente. Assim funciona as vendas multinível.

Portanto, a ideia desse modelo é que o produtor crie a sua rede de distribuidores dando suporte e treinamento para que estes revendedores – ou parceiros – procurem o cliente pessoalmente ou façam a divulgação de forma automatizada.

Eles são responsáveis pela prospecção de novos clientes, nutrição informativa e fechamento das vendas. Quando concluem o processo, recebem uma comissão por cada venda realizada.

Aprenda a diferenciar e não se confunda mais

Com certeza essa é a maior polêmica com relação ao mercado multinível. Isso porque muitas pessoas não sabem a diferença entre marketing multinível e piramide financeira. 

A diferença entre marketing multinível e piramide financeira é que, enquanto o primeiro é uma prática legal, a pirâmide é completamente ilegal.

Diferença entre marketing multinível e piramide financeira

Enquanto as vendas multinível oferecem produtos ou serviços com valor comercial, são produtos reais e é estimulada a criação de equipes para crescimento mútuo de pessoas, no sistema piramidal, os produtos/serviços não têm valor comercial, ou muitas vezes nem existem. 

Outra diferença entre marketing multinível e piramide financeira é que, no modelo pirâmide o recrutamento de novos participantes é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil, mas quem realmente ganha são os primeiros que entraram no negócio.

Ou seja, só algumas pessoas realmente teriam crescimento, as demais sustentariam o crescimento das primeiras. Por isso, o esquema pirâmide é crime.

Além disso, as pirâmides não costumam oferecer treinamentos para os seus revendedores e os processos são descontinuados com o tempo, diferente do que acontece na rede multinível.

Agora que você já sabe a diferença entre marketing multinível e piramide financeira, aprenda a diferenciar outras nomenclaturas. Vamos lá?

Marketing de rede x marketing direto

O marketing direto tem uma estratégia diferente em relação à possibilidade do revendedor entrar em contato e recrutar novos distribuidores.

Nele, o pagamento é feito diretamente para o revendedor, sem a necessidade de isso se tornar uma rede.

Já no caso do marketing de rede, pode se criar uma teia de pessoas que vendem o produto e cada uma delas pode conseguir novos vendedores para a empresa.

Como o vendedor tem duas funções, a de vender para clientes e convidar novos vendedores, ele também recebe uma segunda remuneração.

Afinal, conseguir novos vendedores aumenta o público e a rede de contato da empresa, nada mais justo do que receber por isso, certo?

Esse modelo de negócio tem como base um sistema comercial mais democrático, onde cada esforço é recompensado.

Marketing de rede x Marketing multinível

Marketing multinível e marketing de rede são sinônimos.

Ou seja, os dois se referem ao mesmo sistema comercial. A expressão multinível quer dizer que os distribuidores estão dispostos de maneira ramificada, e não linear como acontece na maioria das empresas.

Marketing de rede no Brasil 

O marketing de rede é uma das formas mais utilizadas para conseguir renda extra no Brasil, além de ser a principal fonte de renda de milhares de pessoas.

O marketing de rede no Brasil começou de maneira muito diferente do que vemos hoje, com pessoas batendo de porta em porta oferecendo produtos. Isso já não é mais tão comum, mas antigamente era.

Novos métodos e oportunidades surgem com o passar dos anos, e quem trabalha com venda direta precisa se adaptar às novidades para continuar no mercado.

Um fator que revolucionou os métodos de divulgação do marketing de rede no Brasil e no mundo foi a internet. Ela veio para facilitar o alcance dos representantes aos consumidores. 

Com ela fica mais fácil divulgar os produtos e encontrar pessoas interessadas neles, aumentando assim o número de vendas.

Esse aperfeiçoamento do processo fez com que surgisse uma nova modalidade dentro das vendas multinível: o marketing multinível (MMN). Seu sistema se baseia na formação de equipes de vendas, permitindo ganhar tanto pela venda de produtos quanto pela entrada de novos consultores.

Melhores empresas de marketing multinível

O Brasil ainda não é um grande representante do setor, mas é importante dizer que temos uma regulamentação de empresas de venda direta. A ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) é a responsável por regularizar esse setor.

Vale ressaltar que, existem mais de 40 empresas de vendas multinível no país, que atuam em diversos ramos da economia. Desde cosméticos e produtos de limpeza a recipientes plásticos para alimentos e suplementos nutricionais.

Conheça algumas das melhores empresas de marketing multinível e as responsáveis por mover o marketing de rede no Brasil:

  • Herbalife: Nutrição
  • DeMillus: Acessórios e vestuário;
  • Rede Fácil Brasil: Alimentício;
  • Lyconet: Software;
  • Tupperware: Utensílios;
  • Pholishop: Lazer e eletrônicos;
  • Anne Caroline: Cosméticos

Quais as vantagens da rede multinível

Você certamente já entendeu que o marketing de rede no Brasil surgiu como uma opção de renda extra para muitas pessoas. Isso porque é um sistema que permite que você mesmo faça seu horário e tenha lucros de acordo com o tempo que você tem disponível.

Com a crise econômica, muitos perderam o emprego e o mercado multinível acabou se tornando a fonte de renda primária de muitos brasileiros.

Inclusive, muitos caíram de paraquedas nesse mercado. Mas, antes de começar em qualquer negócio é muito importante que se tenha conhecimento sobre a área e busque se desenvolver.

Esse é o primeiro passo para o sucesso em seu empreendimento.

Por conta do crescimento desse modelo de negócio, surgiram muitos cursos na área. Como a plataforma Meu Ideal, que é gratuita e dá acesso ao  melhor sistema de treinamento de marketing de relacionamento. 

Essa é uma maneira de o empreendedor estar na sua melhor versão antes de iniciar a jornada no marketing de rede, sabendo tudo sobre o nicho de mercado, inclusive a diferença entre marketing multinivel e piramide financeira, que é a dúvida de muitas pessoas.

Vale ressalta que, muitas pessoas decidiram abandonar o emprego CLT para viver apenas da rede multinível. 

Mas, o que levaria uma pessoa a deixar um emprego estável para se dedicar a um negócio de rede multinível?

Veja agora alguns benefícios do marketing de rede no Brasil e de trabalhar no mercado multinível.

Modelo escalável de Ganhos

O marketing de rede no Brasil é um sistema que não tem um teto. Então, você não vai ter um limite de 100 clientes, ou 10 revendedores, por exemplo. Este limite é imposto por você, segundo o que consegue administrar.

Então, quanto mais você divulgar a empresa, mais contatos terá e maiores serão suas comissões. 

No mercado multinível, o sucesso não está pautado em horas trabalhadas e sim na capacidade que você tem de formar uma equipe produtiva e competente.

Entenda que, o negócio de vendas multinível quer que muitas pessoas trabalhem por períodos menores e façam isso pensando no longo prazo.

A sua rede vai estar em constante crescimento e, consequentemente, seus ganhos também.

Suporte das melhores empresas de marketing multinível

As melhores empresas de marketing multinível oferecem treinamentos para seus distribuidores e os ensinam como usar todas as ferramentas disponíveis.

Fora que elas facilitam todo o processo de logística e burocrático. Você tem que focar apenas em vender o produto.

Basta o iniciante desenvolver um plano de ação com o seu patrocinador (pessoa que o cadastrou no negócio) e usar as ferramentas disponibilizadas pela empresa.

Baixo investimento inicial 

Você alguma vez já procurou se informar sobre os custos para abrir uma empresa? Existe uma lista grande de impostos, taxas, licenças e vários documentos burocráticos só para registrar a empresa. 

Depois disso você precisa se preocupar com toda a infraestrutura para o negócio. É, o custo para montar uma empresa está longe de ser baixo.

Outro problema é o tempo para recuperar o dinheiro investido. Em média, um empreendimento leva 2 anos para se pagar.

Já no mercado multinível, a empresa fornece toda a infraestrutura necessária e por isto os custos iniciais são extremamente pequenos e podem ser recuperados em alguns meses.

Basicamente, para começar numa empresa de MMN você paga uma taxa de cadastro e adquire alguns produtos para distribuir.

Renda extra e lucro de até 100% do produto

Existem empresas que trabalham com revenda nas quais é possível ter 100% do retorno investido e 100% de lucro.

Ou seja, se um produto é comprado por R$ 15,00 ele é vendido por R$30,00 para qualquer revendedor.

Pilares das vendas multinível 

Marketing de rede no brasil: descubra tudo sobre esse mercado promissor

Boas empresas mantém seus pilares em pleno funcionamento, e suas engrenagens sempre bem lubrificadas para rodarem perfeitamente. Dessa forma, a rede multinível tem seu projeto sempre caminhando rumo ao sucesso.

O marketing de rede no Brasil segue uma estrutura de 4 pilares que serve como base para que cada nível do sistema consiga atingir suas metas e objetivos. Os pilares são:

A empresa

Quando vamos escolher onde investir nosso dinheiro, precisamos fazer uma pesquisa de mercado e analisar todos os pontos e possibilidade das opções em questão. O mesmo ocorre com o marketing de rede.

Se decidir investir nesse mercado, fique atento se a empresa da qual você será um distribuidor corresponde a esses itens abaixo:

  1. Bom histórico;
  2. Relevância e representatividade no mercado;
  3. Plano de marketing.

O sistema ou a rede

A rede pode ser extensa ou limitada. Pode haver uma grande variação nas comissões estipuladas e como elas vão ser repassadas para os afiliados.

A variação é natural e aceitável dentro de qualquer negócio. Porém, escolha uma empresa que tenha esse formato de sistema muito bem delimitado.

Se a empresa não tem seu formato de rede bem definido ela, é provável que ela faça vários ajustes e reajustes, por não saber exatamente onde quer chegar e o que quer formar.

O produto

Com certeza você jamais investiria dinheiro em um produto que não fosse bom, e é exatamente por isso que ele é um dos pilares do marketing de rede.

Não existe estratégia de marketing que mantenha uma empresa lucrando a longo prazo se o produto não for bom, atrativo ou agregar valor para os clientes.

Bom, mas se você gostaria de ser um revendedor, como analisar se o produto é o ideal?

Tente responder às perguntas abaixo e faça uma análise:

  1. Ele tem utilidade?;
  2. Ele tem qualidade?;
  3. Quanto ele vai custar para os clientes? Pense se o seu público-alvo pagaria o  valor estipulado pelo produto ofertado, e compare-o com outros do mercado;
  4. Existe uma gama de produtos? A empresa tem um grande portfólio? Note que as empresas que mais se destacam no MMN são aquelas que possuem um leque maior de produtos.

Liderança

Se você não tem habilidade de liderança, não tem um líder forte ou não pretende desenvolver essa característica, as chances do seu negócio ir para frente são pequenas.

Entendo que o sistema de marketing multinível exige compreensão das informações básicas e complexas, gerenciamento e relacionamento de equipe e cliente, além de um alto poder de convencimento.

Veja bem, a minoria das pessoas tem o dom de liderar, porém, todos são capazes de desenvolver essa habilidade. É necessário treinamento e capacitação.

Por isso, aqui  estão algumas características de líder que precisam ser estimuladas na equipe:

  • Busca por conhecimento, principalmente do plano das empresas, suas metas e valores
  • Saber o momento de falar e o de ouvir
  • Disponibilidade de tempo, atenção e principalmente paciência. Mesmo que seja em meio período, a entrega deve ser de qualidade
  • Desperte motivação – essa talvez seja uma das características mais intrínsecas de um líder, ele precisa contagiar pessoas
  • Ser exemplo.

Técnicas para ganhar dinheiro com rede multinível 

CTA - PLANILHA - ORÇAMENTO.jpg

Chegou o momento de montar seu plano de ação, pois se você deseja saber como ganhar dinheiro nesse segmento, precisa ter em mente que como em qualquer, é necessário muito planejamento e organização.

As melhores empresas de marketing multinível encorajam o uso de algumas técnicas e fatores que sempre funcionam e agregam valor para o sucesso de seus revendedores. Confira agora!

Trabalhe bem o seu networking

Networking é um item indispensável para criar uma estratégia de marketing de rede eficiente.

Isso porque a formação de uma boa rede de distribuidores depende diretamente de contatos. Você precisa falar e ouvir pessoas para entender como funciona o mercado.

Então, as conexões que você criar vão colaborar para que você possa criar um planejamento estratégico, entender melhor o que as pessoas estão fazendo e o que elas estão deixando de fazer, além de descobrir as necessidades do seu público-alvo.

Seja proativo e não reativo

Lembra que o perfil de líder pode facilitar sua jornada no marketing de rede? Ter essa postura é essencial para a construção da sua rede, tanto de clientes quanto de distribuidores.

Ser proativo é uma das características que todo líder deve ter. Ele tem o hábito de tomar o problema para si e buscar uma solução rápida e eficaz.

Mas o comum é encontrar profissionais que esperam o problema chegar até eles em estado crítico para só então decidirem reagir.

Ou seja, enquanto o profissional proativo tenta antecipar possíveis demandas e falhas, encontram a solução e se desenvolvem com isso, o reativo espera.

Identifique interesses em comum

Traçar pontos em comum é muito interessante para criar padrões. Principalmente, em relação a rede de distribuidores.

Essa técnica é útil, porque ao identificar interesses em comum o trabalho em equipe é estimulado. 

Nesse mercado, é fundamental que a sua rede tenha interesses em comum, afinal, vocês devem acreditar na necessidade e utilidade daquele produto.

E quanto mais você entender sobre o setor mais fácil será usar o poder de persuasão. Portanto, crie uma rede de apaixonados!

Contribua com algo de valor fora do óbvio

Fabricar coisas novas em um mundo vasto de produtos e serviços é uma tarefa que pode ser muito difícil. Afinal, o que ainda não foi produzido?

Ao pesquisar o mercado e conhecer o nicho que você escolher trabalhar, é natural que encontre algumas brechas. E isso pode servir de estímulo para a criação de conteúdos que fujam do óbvio.

Quais tipos de conteúdos você pode criar para mostrar aos clientes em potencial que o seu produto é a escolha mais assertiva? Tente produzir e disponibilizar conteúdos que agreguem valor.

Encontre um propósito por trás do relacionamento

O seu cliente em potencial é o foco dessa estratégia. Responda a pergunta: por que você quer entrar em contato com ele?

Enquanto o seu único objetivo for vender, você vai continuar no mesmo ciclo de trabalho e seus resultados não vão mudar.

Entenda que vender deve ser uma consequência e não o seu propósito.

Crie um relacionamento com o seu cliente em potencial porque você conheceu a dor dele e quer, de alguma maneira, sanar a necessidade dele. Ouça as pessoas e divida o seu conhecimento.

A venda vai ocorrer quando o cliente estiver preparado!

Definir o público-alvo

É simples: saber quem você quer atingir minimiza a taxa de investimento sem retorno.

Criar uma persona – uma representação do seu cliente ideal – e definir suas características é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida.

Treinamento

A fase de treinamento é essencial para você construir uma rede de distribuidores homogênea.

Procure desenvolver um treinamento baseado no seu produto e nos seus objetivos. Na internet você encontra diversos e-Books, workshops e cursos que te ajudarão a criar um treinamento ideal.

Com um sistema bem estruturado você pode replicar inúmeras vezes a sua estratégia. Dessa forma fica fácil transmitir todas as suas experiências de sucesso para cada um dos seus revendedores.

Portanto, desenvolva – ou adquira – um treinamento com instruções claras e objetivas, com padrões de abordagem, ações, vendas e de gerenciamento. 

Essa é a melhor forma para você criar uma equipe bem estruturada e padronizada.

Crie seu futuro através do marketing de rede no Brasil

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

A jornada do marketing de rede é realmente fascinante, e certamente você teve seu interesse despertado, não é mesmo?

Neste post você aprendeu sobre o marketing de rede, como ele surgiu no Brasil. Alertamos você sobre a diferença entre marketing multinivel e piramide financeira. Esteja atento às dicas para diferenciar esses dois sistemas.

Também passamos para você todas as vantagens que esse modelo de negócio trouxe para os brasileiros que decidem empreender, além de algumas das melhores empresas de marketing multinível para se trabalhar.

Trabalhar meio período, ganhos escaláveis, baixo investimento inicial e possibilidade de lucrar 100% em cima das vendas. Essas são apenas algumas das vantagens que esse modelo oferece. 

Você também viu  quais são os pilares que sustentam o marketing multinível. Empresa, sistema, produto e liderança são vitais para que o negócio tenha sucesso. 

Além disso, você conferiu 7 técnicas para ganhar dinheiro no mercado multinível. Não se esqueça de anotá-las para colocá-las em prática depois.

Ficou interessado e deseja entender mais sobre marketing de rede no Brasil? Acesse a plataforma Meu Ideal.

Ela é gratuita e te dá acesso ao  melhor sistema de treinamento de marketing de relacionamento, para que você esteja na sua melhor versão antes de iniciar a jornada no mercado de vendas multinível!

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat