BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Entenda o impacto dos dias comemorativos no comércio brasileiro

Dias comemorativos

Alguma vez você já se viu contando os dias para algum feriado? Se a resposta for sim e você gostar de comemorações, celebrações e festas, não pode perder esse conteúdo que mostra os principais dias comemorativos do Brasil.

As expectativas dos dias comemorativos são variadas. Seja no intuito de poder ter mais tempo com a família, descansar um pouco, viajar, celebrar um evento importante da cultura do país ou até mesmo para vender mais.

Como assim vender mais? Sim! Você com certeza já deve ter percebido como as marcas fazem diversas propagandas nessas épocas. No dia das mães, por exemplo, é quando as promoções dos produtos são feitas em disparada.

Isso porque a maioria das pessoas faz toda uma preparação na intenção de poder proporcionar os feriados mais incrível a si, seus familiares e amigos. Então é claro que vai existir uma preocupação com relação aos presentes, alimentação, entre outros.

É tão importante que até mesmo alguns detalhes são planejados para o dia. Que podem ser desde uma toalha de mesa ou até um jogo de pratos especial.

E quando essas datas comemorativas obtém algum tipo de tradição, essa preparação se inicia muito antes. E é com essa brecha que o comércio consegue lucrar ainda mais, com as compras de comidas e presentes tradicionais.

Mas, o importante mesmo é cada um aproveitar da melhor maneira que preferir. Então para te ajudar a ficar por dentro das datas e práticas.Separamos os tópicos a seguir:

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO
  • A importância dos dias comemorativos
  • Principais datas comemorativas no Brasil
  • O marketing e vendas nas principais datas comemorativas
  • Aproveite os dias comemorativos!

 

A importância dos dias comemorativos

Os dias comemorativos são importantes pois mostram diversos marcos da história, simbolizam tradições e costumes antigos, os quais continuam a ser praticados atualmente. Além de manter uma conexão com todas as pessoas que o comemoram e o realizam.

A união trazida pelos mesmos à população é tão grande que até juntam as famílias nas suas casas em torno de momentos de celebração. Os quais ficam marcados como ótimas lembranças na vida de uma pessoa.

Então, além da “magia” trazida pelo dia, estar com as pessoas que você ama é o que torna tudo mais especial.

Pois, são as fortes conexões que trazem um maior relaxamento e energia  no dia a dia.

Por isso, no intuito de ter uma melhor qualidade de vida, é interessante aproveitar os feriados para passar a maior parte do tempo que você conseguir com a sua família e amigos.

Caso queira manter essa união dos dias comemorativos e ainda ter um amplo acompanhamento e convívio com os mesmos, procure formas de como trabalhar em casa.

E já que estamos falando de trabalho, que tal ver como ele ocorre em todas as datas comemorativas. O comércio considera muito importante essas datas, pois com as mesmas ele consegue alavancar as suas vendas e ter um reconhecimento de marca maior perante o público.

Pois, como abordado anteriormente os dias comemorativos atraem a necessidade da compra de presentes, ou então preparação de alguma tradição pela população.

Enfim, a partir disso podemos concluir que no geral  a essência das datas comemorativas e sua importância vai girar em torno das pessoas e na sua preocupação com a festividade tanto para o comércio como para a solenidade.

 

Principais datas comemorativas no Brasil

Calendário

Para você marcar no seu calendário e não esquecer de nenhum dos dias comemorativos mais  importantes, vamos apresentar algumas datas a seguir:

Ano Novo – 1 de janeiro

Carnaval- fevereiro ou março

Páscoa- móvel e acontece tradicionalmente aos domingos (abril)

Dia das mães- segundo domingo de maio

Dia dos pais- segundo domingo de agosto

Dia da independência do Brasil – 7 de setembro

Dia das crianças- 12 de outubro

Finados-2 de novembro

Proclamação da república- 15 de novembro

Natal- 25 de dezembro

 

O marketing e vendas nas principais datas comemorativas

Depois de ver alguns dias comemorativos, é interessante saber como eles são comemorados, quais são as principais tradições e o significado. Para poder desvendar por fim quais estratégias são utilizadas pelos comerciantes nessas épocas.

 

Ano Novo

O ano novo também chamado de Réveillon, é comemorado sempre quando um outro ano termina.

A população o celebra no intuito de receber a chegada de um novo ano. O qual simboliza um recomeço, novas oportunidades e histórias.

Geralmente as pessoas fazem promessas e traçam planos na intenção de tentar alcançar durante o ano, pois um sentimento de renovação se instaura na época.

Também existem diversas tradições, onde algumas pessoas acreditam que podem atrair coisas para a sua vida de acordo com a cor das roupas que ela estiver usando na virada do ano.

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Geralmente as cores são:

  • Branco: paz
  • Verde: esperança
  • Vermelho: amor
  • Amarelo: dinheiro

E claro não podemos nos esquecer que ao observar esse contexto a indústria têxtil e as lojas de roupas lucram e muito, com o lançamento de novas peças e coleções.

Existem muitas outras crenças, como por exemplo comer lentilha, pois atrai riquezas, ou então pular sete ondinhas e enquanto for pulando, ir fazendo os pedidos do ano ou comer sete uvas e fazê-lo, entre outras.

Mas, o que fazer vai ir realmente de acordo com os costumes de cada um. Porém é interessante verificar como essa data tem uma influência nos pensamentos e até nas atitudes de compra de uma pessoa.

 

Carnaval

O carnaval foi criado, com a intenção de ser uma  “despedida da carne”. Na qual as pessoas podiam comemorar e festejar, antes do período da Quaresma (sem carne) se iniciar.

Atualmente, cada estado do Brasil tem seus costumes para os dias comemorativos, entre elas são bloquinhos de carnaval, onde tocam diversas músicas da época e outros estilos.

Existem também desfiles das escolas de samba, trios elétricos, frevo, entre outros. Tudo vai de acordo com os costumes de cada lugar.

Mas, uma coisa é certa a maioria das pessoas sempre vão procurar se caracterizar das maneiras mais criativas e inovadoras.

Por conta disso, quem aparece em cena de novo? O grupo varejista. Então tanto lojas de fantasias, como o setor de cosméticos tem oportunidades de lucrar com a ocasião.  

 

Páscoa

Páscoa

A páscoa é um tradição cristã, na qual se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Um costume que cresceu bastante e se popularizou nessa época do ano foi a troca de presentes.

Mas, não eram quaisquer presentes e sim ovos decorados, com diversas pinturas e desenhos.

Em alguns lugares do mundo essa tradição permanece. No entanto, no Brasil e em outros países, o costume da troca de ovos continua, com a diferença de que agora, os ovos são feitos de chocolate.

Um símbolo criado nessa época foi o coelho da páscoa, o mesmo foi utilizado, pois ele simboliza a fertilidade, nascimento e a esperança da vida. Por conta disso, é algo que se liga, para os cristãos, a ressurreição de Jesus.

Mas, é claro que as empresas e o marketing não podem perder essa oportunidade. Então as lojas vão aproveitar esse símbolo do coelho para atrair mais clientes e os comerciantes de chocolate irão fazer as mais variadas vendas.

Com todo esse contexto e chamadas, muitas crianças são impactadas e esperam os ovos de chocolate do coelhinho da páscoa.

E é com esse apelo, não só por parte das crianças, mas das pessoas em um geral que o comércio ganha uma maior atenção.

 

Dia das mães e dia dos pais

Esses dias comemorativos foram criados no intuito dos filhos prestigiarem e agradecerem  o carinho e cuidado despendido pelos pais aos mesmos.

Geralmente, a tradição é presenteá-los com alguma coisa, seja com cartões, café da manhã, roupas, entre outros.

Esses dias comemorativos portanto vai ser uma ótima oportunidade para quem trabalha com revendas.

Exemplo: o revendedor de cosméticos pode acelerar as suas vendas com a criação de kits e promoções especiais para as mães e os pais.

Além de ser possível divulgar mais a sua marca e conseguir um reconhecimento maior perante o mercado com a publicação de seus produtos ou até mesmo com algum tipo de sensibilização (vídeo, foto, mensagem) em homenagem aos pais.  

 

Dia das crianças

Entre os dias comemorativos, é claro que esse é um dos mais aguardados pelas crianças, pois a tradição é as mesmas receberem algum presente.

Então, o comércio também não deixa de arrecadar bastante com os apelos e pedidos de brinquedos das mesmas aos pais.

Perceba também que é com esse gancho que o comércio vai se utilizar do marketing televisivo para atrair as crianças em comerciais.

 

Natal

Natal

O natal é uma data comemorativa, inicialmente apenas de tradição cristã, pois celebra o nascimento de Jesus. Mas, com o tempo se espalhou para fora do âmbito religioso e cada pessoa comemora de acordo com as suas crenças e tradições.

Essa época é revestida de uma certa “magia”. Isso pois a maioria das pessoas procuram fazer ações de caridade e também passam seus dias com uma alegria maior.

Um grande costume do período é a reunião da família, para fazer uma ceia de Natal. Além do hábito das pessoas fazerem trocas de presentes, umas com as outras.

Por conta disso, um personagem foi criado para simbolizar essa época, o Papai Noel. De acordo com as histórias, o Noel entra na casa da pessoa e deixa um presente para elas embaixo da árvore de natal.

Por isso os vendedores de diversos setores se beneficiam disso com a venda de produtos para essa troca de presentes.

A árvore de natal também vai ser um item importante no comércio, porque as pessoas procuram enfeitá-la para ter uma decoração que celebre a época. Então, diversos artigos de enfeite são vendidos, além da própria árvore. 

Aproveite os dias comemorativos!

Depois de ter visto todas as principais datas comemorativas. As quais são feitas para celebrar, algum tipo de costume ou um evento importante e até alavancar as vendas nos diversos âmbitos comerciais.

Aproveite esses dias comemorativos, para criar estratégias de venda caso tenha algum tipo de comércio e também para poder passar um tempo com a sua família. Além de adentrar na alegria, a qual todas as datas comemorativas proporcionam.

Então marque todas no seu calendário para não se esquecer e divirta-se!

CTA 11 PASSOS PARA O SUCESSO

Deixe uma resposta

WhatsApp chat