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Saiba como acabar com a insônia de uma vez por todas

Como acabar com a insônia?

Descubra como acabar com a insônia. O problema que dentre os distúrbios do sono, como o ronco e a apneia, se enquadra, como sendo um problema que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.

Para ser considerado um bom sono, os médicos indicam que as pessoas durmam pelo menos 8 horas por dia. Mas com a agitação e correria do dia a dia, dormir essas oito horas completas é considerado um privilégio para alguns.

Portanto, caso você já tenha se encontrado em uma situação na qual deseja dormir mas não consegue, por mais que troque de posição na cama várias vezes, conte até “100 carneirinhos”, e tente todas as outras formas possíveis, você provavelmente sofre de insônia.

O maior problema da insônia é que ela vai começar a afetar além do seu sono, diversos pontos importantes. Como: a concentração, a memória, a disposição, o humor, entre outros.

Quem sofre de insônia costuma ficar cansado em horas de expediente. E todo esse cansaço pode te levar a ter irritações com uma maior frequência.

Com a intenção de te oferecer maiores esclarecimentos e tirar as possíveis dúvidas sobre o assunto, colocamos em pauta os tópicos a seguir:

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  • O que é insônia
  • Sintomas da insônia
  • Causas da insônia
  • Como acabar com a insônia

 

O que é insônia

A insônia pode ser designada tanto como uma dificuldade para dormir ou para voltar a dormir, no caso dos despertares durante a madrugada.

Existem alguns tipos de classificações de insônia, e dependendo das suas características podem sinalizar algo no físico do ser humano.

 

Tipos de insônia

  • Insônia aguda: esse tipo de problema, é a dificuldade para pegar no sono por conta de uma situação de estresse, problemas no trabalho, casamento ou pela perda de um ente querido;
  • Insônia crônica: é quando a pessoa apresenta os problemas de insônia constantemente e isso se prolonga por meses;
  • Insônia inicial: quando o indivíduo demora para dormir (relacionado ao estresse e ansiedade);
  • Insônia no meio da noite: a pessoa acorda no meio da noite e não consegue mais dormir.

 

Sintomas da insônia

Sintomas da insônia

Caso você tenha dificuldades para dormir e quer saber se é algo com o qual tenha que se preocupar, veja os sintomas da insônia a seguir:

  • Baixo rendimento: é interessante ficar atento ao seu rendimento. Principalmente, se ele tem decaído, seja no seu trabalho, tarefas de casa, entre outros;
  • Distração: a distração e falta de atenção com as coisas do dia a dia também podem identificar a insônia;
  • Problemas de memória: lapsos de memória, ou esquecimentos recentes;
  • Cansaço durante o dia: sono excessivo e falta de disposição;
  • Irritabilidade: brigas ou irritações por qualquer motivo;
  • Mau humor.

 

Causas da insônia

Depois de descobrir os sintomas da insônia, é importante saber as causas da mesma. Afinal, a insônia é um problema secundário, assim como a febre.

Portanto, ela seria como um aviso de que algo de errado ou diferente está acontecendo com o seu organismo.

As causas mais comuns são:

  1. Transtorno de ansiedade
  2. Gestação
  3. Má alimentação
  4. Depressão
  5. Acúmulo de trabalho
  6. Uso do álcool, cigarro ou drogas
  7. Dores musculares
  8. Doenças nos ossos
  9. Problemas hormonais

 

Como acabar com a insônia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, quais são os sintomas e as possíveis causas da falta de sono, é preciso saber como tratar insônia e finalmente dormir bem.

Uma maneira interessante para acabar com a insônia é criar hábitos de sono, pois assim o seu corpo se acostuma com uma rotina diária e isso facilita na hora de dormir.

Como curar insônia com a criação de hábitos antes de dormir?

Com o intuito de curar a insônia é interessante implementar alguns hábitos na sua rotina antes de dormir. Como por exemplo: evitar tomar café, pois a cafeína desperta as pessoas.

Outra coisa interessante de se fazer é tentar apagar as luzes e fechar a porta do seu quarto, porque isso cria um ambiente melhor para o sono.

Também, evite a televisão, celular e outros tipos de distrações, pois, caso ocorra a conexão algum tipo de problema antes de dormir, é muito provável que você fique preocupado e apenas consiga pensar nele.

Pode acontecer ainda de você ficar muito envolvido com algum filme ou série e por conta disso, perder todo o sono por causa da sua empolgação com a história.

Além, das luzes desses aparelhos fazerem com que o nosso organismo entenda que não é hora de dormir.

Apenas deite quando estiver com sono, pois se tentar se deitar quando estiver sem, a insônia pode te “atacar” por horas a fio.

Caso realmente não esteja conseguindo dormir, busque tomar um banho quente para descansar. Ou então faça alguma atividade que te relaxe.

Essa ação vai fazer com que o seu corpo desestresse e entenda que é um momento para se acalmar.

As atividades podem ser variadas como: ler algum livro, tomar um chá, ouvir músicas calmantes, entre outras.

Alguns detalhes simples, também podem fazer toda a diferença na hora de dormir. Como por exemplo manter os seus pés aquecidos e não colocar relógios no seu quarto.

Em relação aos relógios, essa prática é importante, pois eles podem te fazer ter preocupações com os horários.

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Técnicas e soluções que irão esclarecer como tratar insônia

Além dos hábitos citados anteriormente, é interessante estabelecer algumas “regras” para a sua rotina, ou tentar tratar a causa direta da insônia. Como por exemplo:

  • Evite sonecas ao longo do dia;
  • Faça exercícios físicos e de preferência ao ar livre;
  • Mantenha os seus horários de sono constantes, mesmo aos finais de semana;
  • Caso você tenha muito estresse no trabalho, isso pode afetar o seu sono, pois o seu pensamento pode se voltar apenas para os assuntos do mesmo.

Dessa forma, outras áreas da sua vida vão sendo comprometidas e quando menos perceber, está desgastado com as suas atividades e não consegue dar atenção para a sua família.

Por isso uma boa saída é realizar um trabalho autônomo. Porque, além do benefício de diminuir uma das causas da insônia que é o estresse, também te permite planejar os seus horários e com isso, você consegue se organizar para dormir as tão desejadas 8 horas por dia.

Uma dica de trabalho autônomo é o marketing multinível. Caso queira saber mais, sobre quais os benefícios que o mesmo pode oferecer, confira o e-book.

  • Caso a causa dessa insônia for algum tipo de ansiedade, é interessante realizar terapias com um profissional qualificado, porque assim ele irá te ajudar a resolver esse problema.
  • Uma outra dica é ter algum aplicativo no seu celular que te ajude a verificar como anda a qualidade do seu sono e a criar hábitos e horários mais saudáveis para o seu descanso. Um exemplo é o app: Sleep Better.

 

Tenha bons sonhos!

Bons sonhos

Ainda que a quantidade de casos de insônia que podemos verificar no Brasil contemple mais de 70 milhões de pessoas, não pense em desistir de resolver esse contratempo.

Como visto, a insônia vai te prejudicar nas mais diversas áreas da sua vida. Seja no seu trabalho, estudos, relacionamentos, convívio com a família, amigos, entre outros. Isso porque, ela causa irritabilidade, estresse e baixo rendimento.

Mas, caso você se esforce, provavelmente sairá dessa estatística. Lembre-se que a primeira coisa a se fazer é tentar identificar a causa original do seu problema com o sono.

Após isso, com a ajuda das diversas sugestões de como acabar com a insônia, procure aplicá-las em seu dia a dia. E assim, provavelmente logo perceberá os resultados e conquistará as tão sonhadas tranquilas noites de sono.

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