BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Gestão na Advocacia: 5 hábitos de sucesso

Gestão Jurídica

A gestão na advocacia é um desafio enorme. Além de ganhar casos e atender os clientes, é necessário ter noções de administração de empresas para poder garantir que o escritório seja bem-sucedido.

Para quem não é especializado em administração e gestão, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, selecionamos os cinco principais hábitos de sucesso que levarão o seu escritório de advocacia para o próximo nível.

Quer saber quais são? Siga a leitura do artigo e confira.

1. Usar um software jurídico para administrar os casos

Uma das principais ações de escritórios bem-sucedidos é o uso de um software jurídico para fazer a gestão de controle de processos judiciais

O uso de programas do tipo ajuda a melhorar a taxa de sucesso dos processos, além de garantir que haja mais tempo para os profissionais do escritório. 

Por exemplo, o SAJ ADV é um software jurídico que garante uma economia de 20 horas por mês aos advogados de um escritório de advocacia.

Com esse tempo economizado, os profissionais podem se dedicar a se capacitarem no mercado, pensar em melhores estratégias jurídicas ou simplesmente descansar a mente para performar melhor.

Além disso, o SAJ também garante um aumento de 74% no cumprimento de prazos por causa do programa (o que aumenta as chances de ganhar um caso e se reverte em 30% mais lucratividade para os escritórios).

O uso de um software jurídico de qualidade se traduz em maior economia de tempo, mais eficiência dos advogados e maior lucratividade. É ou não é a definição perfeita de uma excelente gestão na advocacia?

2. Planejar todas as ações da gestão na advocacia

É impossível realizar uma boa gestão na advocacia sem planejamento, percepção de tendência e pensamento em longo prazo. Isso porque fazer planos é essencial para gerir a empresa em curto prazo e garantir sua sobrevivência em longo prazo.

Por exemplo, o planejamento ajuda na gestão de contas, no trato com clientes e na formulação de estratégias para vencer determinados casos. Isso tudo é benéfico em curto prazo e traz resultados imediatos.

Além disso, o planejamento deve pensar também em longo prazo, entendendo as tendências do setor e se adaptando para surfar ondas temporárias e se estabelecer como um ator importante em setores do futuro.

Hoje em dia o compliance empresarial (tanto para falhas financeiras quanto para crimes de outras naturezas) é uma onda interessante. Quem se preparou para ela, está aproveitando para fechar dezenas de negócios.

No entanto, o futuro reserva outras tendências, como o uso de blockchain, o acirramento do Direito Eleitoral, a relevância do Direito Ambiental e várias outras áreas. Os principais escritórios de advocacia já estão se adaptando para abordar esses assuntos. E o seu?

3. Utilizar as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo

Não existe mágica de gestão que faça com que um escritório com baixa demanda de clientes consiga pagar as contas. Se são poucos clientes e muitos compromissos, a conta simplesmente não fecha.

Por isso, uma boa gestão na advocacia entende que é necessário arranjar um fluxo constante de receitas para financiar qualquer outra ação de gestão, como crescimento de mercado, captação de clientes e outros.

A melhor maneira de fazer isso, certamente, é a especialização no Marketing Jurídico, com estratégias que realmente funcionam e garantem que um escritório de advocacia nunca estará sem clientes.

Algumas dessas estratégias são:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Presença nas redes sociais;
  • Marketing boca a boca.

4. Investir os ganhos na capacitação dos advogados

Um dos principais hábitos de sucesso dos grandes gestores de advocacia é o investimento de parte dos lucros na capacitação dos advogados da empresa,  inclusive para executar o planejamento em longo prazo.

Sem uma estratégia de capacitação adequada, é difícil para um escritório se manter atualizado e competitivo contra outros escritórios que atuam na mesma área e na mesma região.

Além disso, a capacitação permite que o escritório possa atuar em mais flancos, tenha maior taxa de sucesso e possa ser mais eficaz em todos os seus casos.

5. Realizar um monitoramento de métricas

Um dos principais hábitos de gestão na advocacia é fazer uma análise constante dos desempenhos obtidos pelas ações da empresa.

O ideal é que a empresa tenha métricas bem estabelecidas para acompanhar mensalmente os resultados do escritório, como a taxa de sucesso em seus casos, o número de clientes captados e outras informações do tipo.

Com a análise mensal, o próximo passo é a ação para corrigir os erros e obter resultados cada vez melhores.

O essencial é ter em mente que nenhuma ideologia ou metodologia de gestão são completas. Todas elas podem ter erros ou elementos que não são adaptados para o seu contexto.

Por isso, a maneira mais segura de agir é sempre testar e verificar os resultados, ajustando as ações para ter números cada vez melhores, mesmo que seja algo que você “discorde” ideologicamente.

Seguindo esses 5 hábitos de sucesso, a sua gestão na advocacia ficará cada vez melhor e seu escritório alcançará os melhores resultados possíveis.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre os melhores hábitos de sucesso no Direito.

Conteúdo produzido por: SAJ ADV

Deixe uma resposta

WhatsApp chat