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Empreendedor de Alta Performance: 5 conselhos para tornar-se um

Tornar-se um empreendedor, sem dúvida alguma exige muito planejamento, empenho, determinação e dedicação, dentre diversas outras habilidades e competências. Porém,  podemos identificar algumas características semelhantes em alguns cases de sucesso, o que pode servir como exemplo para alcançarmos a alta performance também.

Optar pelos caminhos do empreendedorismo pode ser muito compensador, tanto financeiramente quanto de realização pessoal e profissional. Porém, isso exige preparo e constante atualização. 

Muitos começam para ter uma renda extra, outros para não ter mais chefe. Porém, é preciso ter consciência de que é muito mais que isso!

Vamos falar nesse texto, sobre alguns conselhos de diferentes empreendedores que alcançaram o sucesso em seus empreendimentos e que deixaram grandes lições para que possamos também tornarmo-nos empreendedores de alta performance.

Como posso me tornar um empreendedor de alta performance?

São inúmeras as características que podem ser citadas para que um empreendedor atinja o sucesso. Porém, ser um empreendedor de alta performance significa saber explorar ao máximo as oportunidades, conseguir pensar em coisas inimagináveis, analisar por outros ângulos e encontrar soluções simples mas efetivas. Conseguir unir pessoas ao seu redor e com isso, inspirar as novas gerações de empreendedores.

Dessa forma, algumas características fazem-se indispensáveis para aqueles que querem gerar realmente um alto impacto nos seus empreendimentos. Vamos falar sobre alguns deles a seguir.

Busque oportunidades

Um empreendedor de alta performance sabe que precisa estar atento ao seu mercado, às novas tecnologias, produtos e serviços. Dessa forma, irão conseguir prever as coisas e não serão forçados pelas circunstâncias. 

Além de poder expandir as atividades para novas áreas, estarão atentos para aproveitar as oportunidades fora do comum para iniciar um novo projeto, bem como para obter novos recursos, equipamentos e apoio interno.

 Comece com o que você entende

É certo que muitas dúvidas vão assolar a sua cabeça assim que você decidir começar seu projeto. Em vez de procurar uma ideia de negócio excepcionalmente inovadora, comece com aquilo que você já domina. Faça com as ferramentas que você tem, dê o primeiro passo e não deixe-se paralisar demais pela análise.

Quando você já conhece o mercado ao qual está inserido, tem mais facilidade de identificar oportunidades e entender os consumidores daquela área.

Além de que, por conhecer a área de atuação, você encontrará maneiras de fazer as coisas de forma mais rápida, adequada e com menos custos.

Muitos empreendedores tornaram-se bem sucedidos em áreas desconhecidas sim. Contudo, segundo dados de uma pesquisa da Endeavor Brasil, a maioria dos empreendedores de alta performance e que criaram negócios de alto impacto, começaram com que conheciam.

Você não precisa ser grande para ter sucesso

Todo projeto de sucesso que você admira hoje um dia foi apenas um sonho na cabeça de alguém. Facebook, Apple, Google, todos são empresas globais hoje que começaram a partir de mercados locais e bem pequenos.

O importante é você estabelecer metas e objetivos, ainda que sejam desafiadores. Tenha visão de longo prazo, mas estabeleça objetivos de curto prazo. E não esqueça, suas metas e objetivos precisam ter conexão com seu significado pessoal.

Comprometa-se com aquilo que você quer e trace metas, ainda que ousadas para alcançar seus objetivos.

Planeje, mas não se perca em muitos planos

Dedique-se ao antes, para que, na hora de executar, possa saber por onde caminhar e quais ferramentas estarão disponíveis para você executar o planejamento dos seus projetos.

Mas vale citar que, alguns dos empreendedores mais conhecidos do mundo, nunca escreveram um plano de negócios. Planejar e criar um plano e definir os prazos para que eles se realizem é muito importante. Contudo, ficar preso demais a um plano de negócios pode minar sua flexibilidade e te limitar para aproveitar melhor as oportunidades que forem surgindo. Principalmente num mercado digital tão abundante e com mudanças tão rápidas como nos dias de hoje. 

Não se permita paralisar-se em meio a planejamentos muito longos. Os planos ao longo do tempo podem mudar, pois precisarão se adequar ao processo conforme ele for acontecendo. Esteja preparado para isso, e aceite essas mudanças.

Ainda segundo a Endeavor, os empreendedores precisam ter um conceito bruto de estratégias para o futuro, mesmo assim, não devem colocar no papel coisas que podem mudar em pouco tempo.

Rede de contatos

Amplie constantemente sua rede de contatos e a alimente. Ampliar sua rede e estar disposto a contribuir com os outros, ajuda desenvolver e manter suas relações profissionais e de negócios.

No começo pode ser bastante importante captar investimentos, mas também é igualmente importante receber conselhos. 74% dos melhores empreendedores de sucesso, tiveram mentores muito engajados quando estavam iniciando seus empreendimentos. E afirmam que levantar capital pode ajudar na expansão mais rápida do negócio, contudo, receber conselhos de quem já passou por determinadas situações é um elemento ainda mais valioso para ter sucesso.

Conscientize-se de que seus clientes e sua audiência também fazem parte de sua rede de contatos. Eles podem contribuir para as melhorias do seu negócio através de sugestões, dicas e dúvidas. Desenvolver um marketing de relacionamento também ajuda muito nas suas estratégias digitais e para aumentar sua rede de contatos.

Seja ensinável

Ter um pouco de experiência te leva ainda mais longe, mas esteja sempre aberto a aprender.

Um empreendedor de alta performance sabe que terá de aprender errando, aprender fazendo. Mas entende que precisará estar aberto sempre a novos aprendizados.

Dedique-se a obter mais informações sobre seus clientes, fornecedores e concorrentes. Investigue mais sobre como fabricar um novo produto ou fornecer um novo serviço. E sempre que precisar, consulte um especialista para obter assessoria técnica ou comercial.

 Conteúdo produzido por Karine Ferrão | Social Media na Ideia Agência Digital

Ana Rodrigues

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