BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Estratégia multicanal: como usar uma ferramenta de e-mail marketing e SMS no marketing digital

E-mail marketing e SMS

Descubra como otimizar sua estratégia multicanal, utilizando uma ferramenta de email marketing e sms que integra os canais de comunicação e dá melhores resultados para as campanhas de marketing.

Atualmente muito se fala sobre o marketing direto, porém há muitas dúvidas de como utilizá-lo, o que muitas pessoas não sabem é que para uma boa estratégia multicanal é necessária a utilização de uma ferramenta de email marketing. Veja abaixo dicas de como utilizá-la para obter melhores resultados para o seu negócio:

E-mail marketing e SMS em massa: Entenda a importancia de cada canal e os integre para melhores resultados


O e-mail o SMS são duas ferramentas poderosas para a realização do marketing direto. Porém, antes de tudo, é importante entender o papel de cada uma e utilizar uma ferramenta de e-mail marketing que faça uma integração entre os dois canais para resultados cada vez mais eficazes.

E-mail marketing

Para consultar informações pessoais, sejam faturas, ou até mesmo respostas de entrevistas de emprego, sempre se consulta o e-mail. No mundo digital é impossível viver sem o seu uso.

Ao olhar para este panorama percebe-se que é impossível viver sem o uso desta ferramenta para a realização de uma campanha de marketing digital. O e-mail marketing tem o benefício de ter uma alta penetração, e um baixo custo. Além disso ele é personalizável e fácil para a mensuração de resultados.


O E-mail Marketing se dá desde o envio de newsletters. O mesmo tem uma série de benefícios como a fidelização de clientes, o aumento do fluxo de tráfego a páginas online, a otimização das taxas de conversão entre muitos outros.

SMS Marketing

Hoje em Portugal mais de 96.8% da população tem acesso a telefonia móvel, no Brasil o número de dispositivos ultrapassa os 230 milhões. Com esse cenário percebe-se que a comunicação mobile é de grande importância.

O SMS está dentro desse cenário e ao contrário do que muitos pensam ele gera ótimos resultados. Estima-se uma taxa de 90% de leitura das mensagens SMS, se dá após os primeiros 3 minutos de recebimento. Com a utilização do mesmo se pode informar algo, promocionar, alertar, convidar e muito mais.

Ao integrar essas duas ferramentas se cria uma estratégia multicanal de comunicação direta ao cliente, ou seja, mensagens personalizadas são enviadas a eles em distintos pontos de contato, criando mais que um envio de comunicação, mas sim um relacionamento entre marca e cliente. Para que isso seja possível é indispensável a utilização de uma ferramenta de email marketing e sms que seja eficiente.

Integração e-mail marketing e SMS


Olhando para estes dois recursos percebe-se que para comunicar-se de maneira direta ao cliente ou lead, a utilização dos mesmos é necessária, e quando a mesma é realizada de maneira integrada os resultados são potencializados. Por isso é necessário o uso de uma ferramenta de e-mail marketing.

Como as empresas utilizam estratégias multicanal

Hoje em dia as empresas utilizam essa estratégia para atrair mais clientes de maneira automatizada. Podem ser enviados e-mails e sms de maneiras automáticas de tempos em tempos para que assim se estabeleça uma comunicação constante com o seu público em seus diversos pontos de contato. Algumas empresas utilizam o método de automatização para dar seguimento a diversos tipos de campanha como : de boas vindas, aniversário, datas sazonais, promocionais entre outras:

Promoção (SMS)

SMS exemplo

Aniversário (E-mail marketing)

E-mail marketing -exemplo
E-mail marketing exemplo
E-mail marketing exemplo

Escolha uma ferramenta de email marketing que atenda às suas necessidades e construa sua campanha


Hoje no mercado existem muitos tipos de ferramenta de e-mail marketing, o ideal é a utilização daquelas que já integram tanto o formato de e-mail ,SMS e também automatização um exemplo de ferramenta como essa é a Mailify.

A Mailify é um ótimo exemplo de plataforma para a criação de uma estratégia multicanal. Com ela é possível criar as campanhas de sms, email e também também realizar as automáticas.

Com essa ferramenta de email marketing se constrói toda a campanha desde o início, indo desde o design e montagem de uma newsletter ou sms até a criação de lista de contatos, mensuração de resultados e muito mais.

O interessante dessa ferramenta de e-mail marketing é que sua interface é simples, assim não é necessário muito esforço para realizar todo o fluxo de sua estratégia multicanal.

Como criar uma campanha de estratégia multicanal?

  1. Escolha um cenário para a sua campanha: O primeiro passo é escolher a ferramenta de e-mail marketing ideal e dentro dela escolher o tipo de cenário da sua campanha, que irá de acordo com os seus objetivos:

2. Configure o acionador: Escolha o intervalo de dias que irá usar para disparar as mensagens da sua campanha. Você pode fazer uma campanha com um cupom de desconto e escolher enviar uma primeira mensagem por email ao seu cliente informando sobre isso e uma última mensagem por SMS falando que o tempo desse cupom está se esgotando.
Essa parte do set-up serve justamente para configurar os intervalos de dias entre o disparo das suas mensagens.

Uso da ferramenta

3. Monte a estrutura do cenário da sua campanha e construa suas mensagens de maneira simples: Crie a estrutura das mensagens que vá mandar, escolha se quer enviar uma comunicação de e-mail ou sms e quando cada uma dessas comunicações será enviada.

Obs: Você também pode editar os layouts dos emails da sua campanha de maneira simples com o Email Builder que já tem templates prontos para a criação ser ainda mais simples, além de ter um método de “arraste e solte” para facilitar as adaptações de seus designs.

Ferramenta exemplo

Dicas para uma estratégia multicanal de sucesso dentro de uma ferramenta de email marketing:

Agora que você já sabe a importância de uma campanha multicanal, veja algumas dicas para deixar-la cada vez mais efetiva:

Tenha um campo de captação de leads em sua página: colete dados de email e telefone de seus potenciais clientes e faça uma lista de contato direcionados para eles. Assim a sua comunicação irá ser entregue a quem realmente tem interesse em seu negócio, seja por sms ou por e-mail marketing.

Seja claro em suas mensagens: Crie mensagens simples e visuais para o leitor, com a ferramenta ideal, você terá ajuda para isso. Com a Mailify, for exemplo você tem a opção de visualizar como ficaria a mensagem, dentro do dispositivo antes de enviar-la. Assim você pode assegurar-se que o seu layout ficou claro, como se você fosse o destinatário.

SMS

Conclusão


A integração de do e-mail e sms cria uma estratégia multicanal que hoje é indispensável, porém com uma ferramenta de email marketing que te ajude e técnicas adequadas os resultados são muito mais eficazes, por isso é sempre importante estar atento na hora de escolher a melhor ferramenta e construir a estratégia da sua campanha de marketing direto.

Autor: Andressa Gonçalves de Almeida

Equipe Meu Ideal

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat