BLOG MEU IDEAL

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento e todos os seus segredos.

Descubra como ganhar dinheiro com ERP

Você acredita estar precisando de um sistema de gestão empresarial, mas ainda não sabe qual sua real finalidade e como ganhar dinheiro com ERP?

Esta é uma pergunta muito comum em pequenas empresas e também nas que estão em expansão, pois estas muitas vezes possuem algum tipo de dificuldade em seus processos de gestão. 

Uma das considerações importantes para qualquer empresa que procura implementar um sistema ERP também está relacionada com o retorno do investimento.

Sendo este o primeiro passo, é ideal calcular e estabelecer quais são os principais problemas e objetivos atuais da sua empresa e, em seguida, quantificar quais são as melhorias nas funções de suporte a esses objetivos.

A quantidade de informações relacionadas a um sistema ERP são bem extensas e variadas. No entanto, neste texto iremos fornecer uma imagem mais clara de como um sistema ERP funciona e como sua empresa pode ganhar dinheiro com ele. 

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) é um software que tem como objetivo principal automatizar o sistema de gestão empresarial, otimizando as rotinas financeiras e gerenciais da empresa, garantindo maior eficiência aos processos produtivos. 

Com um ERP, é possível monitorar muitos resultados importantes para as empresas, bem como custos de operação, prestação de serviços, receitas, histórico de clientes, entre outros processos de rotina.

Um dos principais pontos positivos para que uma empresa possua um software ERP, é que ele possui um banco de dados que contém as mais diversas informações e funções que contemplam todos os setores da empresa, possibilitando que toda a informação seja compartilhada entre áreas facilmente.

Por que contratar um software de ERP?

Além de entender como ganhar dinheiro com um ERP, também é preciso justificar a importância da contratação desta ferramenta para a sua empresa.

Existem muitos benefícios trazidos por este tipo de software. Mas por hora, podemos citar alguns motivos que justificam sua utilização. Dentre eles estão:

1 – Simplificar processos e operações

Por disponibilizar e centralizar todos os dados em um único local, o ERP oferece uma visibilidade ampla e completa de todas as suas funcionalidades, permitindo a automatização dos processos de um negócio.

Assim, os gestores podem monitorar as operações e produtividade em tempo real, automatizando muitos dos processos que, em outra situação, estariam sendo feitos manualmente pelos colaboradores. 

2- Acompanhar tudo em tempo real

Relatórios e painéis fornecem análises minuciosas da empresa ou dos setores em tempo real.

Normalmente, as empresas sem relatórios em tempo real acabam perdendo tempo coletando informações, muitas das quais já estão algumas semanas desatualizadas.

Este tipo de ação, também gera maior previsibilidade para a empresa, garantindo assim, que algumas estratégias possam ser pensadas com antecedência, evitando qualquer tipo de problema futuro de produção ou lucratividade.

3- Melhorar serviços e relações com o cliente

Para empresas que trabalham diretamente com processos de produção, um dos maiores benefícios também está diretamente relacionado a ganhar dinheiro com o ERP. 

Com este software, sua empresa terá uma visão mais completa sobre todo o processo de produção e venda, garantindo precisão no atendimento às necessidades dos clientes.

Através do cadastro do perfil dos usuários, também é possível manter todo um histórico sobre os clientes, tendo grande insumo para traçar estratégias pensadas em garantir a satisfação dos mesmos e tendo fácil acesso a todos os tipos de informações necessárias para uma abordagem comercial. 

4 – Planejar a manufatura e material: 

Os softwares de ERP podem fornecer uma visão única sobre o estoque e alocação de materiais e recursos para empresas que precisam realizar um planejamento de produção.

Ter previsibilidade nesses planejamentos e outros processos que dependem da entrada e saída de insumos, é sem dúvidas, um dos principais modos de economizar e ganhar dinheiro com o ERP.

Normalmente, empresas de manufatura lutam para obter uma boa visão geral sobre estes itens, ou precisam pesquisar em mais de um sistema operacional para obter resultados sobre sua atual situação de estoque.

Como lucrar com um software de ERP?

Ainda há muito a se falar sobre os softwares de ERP. Estes costumam ser sistemas bem amplos de gestão e é possível encontrar muita informação sobre eles na internet. 

Porém, uma das principais dúvidas dos gestores e donos de empresas é com relação ao custo benefício que este tipo de ferramenta pode trazer ao seu negócio e como é possível gerar lucratividade através dela. 

Existem dois pontos que podem justificar o aumento da lucratividade financeira de uma empresa através de uma ferramenta de ERP:

1º – Reduzir os custos e economizar dinheiro

Reduzir os custos dentro das empresas, maximizando a eficiência do estoque é uma das possíveis formas de ganhar dinheiro com ERP.

Processos automatizados podem reduzir os custos administrativos e operacionais das empresas. Isso permite que os usuários deste tipo de ferramenta gerenciem proativamente as operações e evitem atrasos.

A redução nos custos operacionais também significa redução nos gastos de capital de giro e por isso um ERP permite que as empresas administrem seus negócios sem gastar tanto dinheiro.

2º – Consolide e melhore a situação financeira da empresa

Sem um ERP, a maioria das empresas acaba utilizando programas diferentes em cada departamento. Este é um tipo de ferramenta essencial para eliminar divergências de informações e dados que surgem no decorrer destes processos. 

Além de ajudar as empresas a ganharem dinheiro, os sistemas ERP praticamente eliminam tarefas, fazendo grande parte do trabalho para você.

Ana Rodrigues

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat