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Como anunciar produtos na internet: 11 estratégias e ferramentas para vender mais

Seja você um diretor de marketing de um grande e-commerce ou o dono do próprio negócio que vende seus produtos de casa, nunca existiu tantos lugares para anunciar seu produtos na internet como nos dias atuais.

Algumas dessas estratégias funcionam bem em conjunto com seu site, outras podem ser usadas sozinhas para anunciar seus produtos na internet sem que você ao menos precise de um site.

Vamos lá conhecer as 11 estratégias de como anunciar produtos na internet e vender mais?

Anúncios em Mídias Pagas

Apostar em campanhas online, como anunciar no Google AdWords e Facebook Ads por exemplo, são sempre uma ótima estratégia para divulgar e anunciar seus produtos na internet.

As campanhas de mídia paga te permitem aumentar ou diminuir o investimento a qualquer momento, dando uma maior liberdade para adaptá-las ao seu orçamento a cada dia.

As principais ferramentas de mídia paga são:

  • Google AdWords
  • Facebook Ads
  • Instagram
  • Twitter Ads
  • Linkedin

Cada uma delas oferece formatos diferentes de anúncios com objetivos diferentes. Contar com uma agência especializada em links patrocinados pode ser uma grande ajuda para quem quer investir sem perder dinheiro. Uma agência vai otimizar seu orçamento para trazer o melhor resultado em vendas.

Marketing de conteúdo

Outra forma de anunciar seus produtos na internet é investir na criação de conteúdo alinhadas a estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

A ideia aqui é criar conteúdo focado no seu público-alvo a fim de fazer com que ele encontre seu site ou blog através dos mecanismos de buscas.

Ao chegar em sua página, você pode criar estratégias para captar esse usuários e transformá-los em leads. E, em seguida, fazer com que eles percorram o seu funil de marketing digital até o momento de compra.

Essa é uma estratégia a longo prazo, que deve ser construída pouco a pouco, mas que irá ajudar na consolidação da sua empresa como autoridade no assunto, gerando um tráfego orgânico gratuito e constante.

O que sua estratégia de marketing de conteúdo deve incluir

Pense em uma estratégia de marketing de conteúdo como um esboço de suas principais necessidades de negócios e clientes. Além de um plano detalhado de como você usará o conteúdo para abordá-las.

Embora não existam “modelos” definitivos para a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo – cada um será exclusivo para o negócio que o cria – existem cinco componentes que geralmente estão presente e ajudam na missão de anunciar produtos na internet de forma eficiente:

  1. Seu objetivo de negócio para inovar com marketing de conteúdo: comunicando suas razões para criar conteúdo, os riscos envolvidos e sua visão de como será o sucesso, você terá muito mais chances de obter suporte para sua estratégia de anunciar produtos na internet. E obter permissão para cometer um erro aqui e ali enquanto você descobre o que funciona melhor para o seu negócio.
  2. Seu plano de negócios para o marketing de conteúdo: abrange os objetivos que você tem para o seu programa de conteúdo, o valor exclusivo que você deseja fornecer através do seu conteúdo e os detalhes do seu modelo de negócios. Ele também deve descrever os obstáculos e oportunidades que você pode encontrar ao executar seu plano.
  3. Suas personas de público e mapas de conteúdo: é aqui que você descreve os públicos-alvo específicos para os quais você criará conteúdo, quais são suas necessidades e como será seu ciclo de engajamento de conteúdo. Talvez você também queira mapear o conteúdo que pode ser exibido em toda a jornada do comprador para aproximá-lo de suas metas.
  4. Sua história de marca: aqui, você caracteriza seu marketing de conteúdo em termos de quais ideias e mensagens que deseja comunicar, como essas mensagens diferem da concorrência e como você vê a paisagem evoluindo depois de compartilhá-las com seu público.
  5. Seu plano de canais: outro passo importante de anunciar produtos na internet. deve incluir as plataformas que você usará para contar sua história, quais são seus critérios, processos e objetivos para cada um; e como você os conectará para que eles criem uma conversa de marca coesa.

Marketplaces

Os marketplaces são espaços de vendas online que atende a empresas de todos os tamanhos.

São sites que oferecem todo o suporte e estrutura online para empresas anunciarem seus produtos na internet, retendo apenas uma comissão do que é vendido pela plataforma.

Essa comissão varia de cada plataforma, mas fica em torno de 15% a 30% em cima do valor do produto vendido.

Alguns dos marketplaces mais conhecidos são:

  • Americanas.com
  • Submarino
  • Mercado Livre
  • Submarino
  • Magazine Luiza
  • Netshoes
  • Zattini
  • Dafiti
  • Tricae
  • Kanui
  • Walmart

Cada uma possui o seu foco de vendas, por exemplo o Submarino vende mais produtos relacionados a tecnologia, já a Dafiti é focada em Moda. Basta encontrar os que possuem maior fit com seu produto e entrar em contato para iniciar a parceria.

Benefícios do marketplace para o comprador

  • Informações atualizadas sobre preço e disponibilidade facilitam a obtenção do melhor negócio.
  • Os marketplaces oferecem uma maneira conveniente de comparar preços e produtos de uma única fonte, em vez de gastar tempo contatando cada fornecedor individual.
  • Os marketplaces estabelecidos proporcionam um nível de confiança para o comprador, pois lidam exclusivamente com fornecedores que são membros.

Benefícios do marketplace para o vendedor

  • Solicitações regulares de cotações de clientes novos e atuais são possíveis.
  • Fornece um canal adicional de vendas para anunciar produtos na internet.
  • Os mercados eletrônicos podem oferecer custos de marketing reduzidos quando comparados com outros canais de vendas.
  • O uso de marketplaces internacionais pode fornecer oportunidades para vendas no exterior que você não estaria ciente de outra forma.

Afiliados

A divulgação através de afiliados é uma estratégia pouco conhecida por muitas empresas, mas se apresenta como uma ótima oportunidade para anunciar produtos na internet.

Como funciona as redes de afiliados? São sites que reúnem uma grande rede de parceiros com blogs, listas de e-mails e outros espaços de divulgação.

Você fecha uma parceria com uma rede de afiliados oferecendo uma comissão a cada venda do seu produto, assim os afiliados interessados em sua campanha vão divulgar em sua rede própria.

Você pode negociar campanhas também de cliques em anúncios ou leads, tudo vai depender dos seus objetivos. Pense nos afiliados como representantes comerciais online.

Algumas das redes de afiliados mais conhecidas são Lomadee, Afilio e Zanox.

Quanto você pode ganhar com marketing de afiliados?

As empresas podem oferecer benefícios aos afiliados em potencial mostrando os itens abaixo. A renda como um afiliado iniciante dependerá massivamente de vários fatores:

  1. A eficiência e confiabilidade da rede de afiliados com a qual você trabalha.
  2. Os níveis de comissão e as taxas de conversão dos anunciantes com quem você trabalha.
  3. Seu nível de compromisso.
  4. Sua profundidade de conhecimento e vontade de aprender tudo sobre o seu nicho para ter sucesso.

Redes e comissões variam muito. Novos afiliados podem levar mais de um ano para fazer sua primeira venda, mas com o treinamento correto e persistência, você aprende a tirar proveito de anunciar produtos na internet  dessa forma e consegue lucrar com isso.

Estratégias com influenciadores

Você já deve ter se pegado considerando comprar um produto ou contratar um serviço porque alguém que você segue no Instagram ou Facebook estava usando isso, não?

Sim, cada dia mais anunciar produtos na internet através dos influenciadores digitais tem se tornado uma estratégia importante em uma campanha de marketing.

Eles são dos mais diferentes nichos de mercado, com muitos ou pouco seguidores, adultos, crianças e até mesmo cachorros.

Mas vamos aos que interessa, como inserir sua empresa nesse meio?

Já existem algumas ferramentas que fazem esse meio de campo:

  • encontram influenciadores de acordo com sua estratégia;
  • enviam propostas de campanhas;
  • fecham negócios.

Alguns exemplos são: Digital Influencers e Squidit. Essas plataformas conectam você à bons influenciadores para sua marca ou produto. 

E, claro, existe também a possibilidade de buscar nos influenciadores ideias para sua empresa e entrar em contato um a um.

Existem basicamente duas formas de realizar ações com esses influenciadores:

  1. enviando kits e produtos para que eles possam fazer reviews e divulgar de forma espontânea;
  2. negociar uma parceria paga para divulgar seu produto para sua rede. Vale a pena fazer um teste.

Como escolher o influenciador certo para sua marca

A extensão da internet pode tornar a busca por um influenciador intimidante. Usando redes existentes primeiro, uma pesquisa de influenciador se torna mais focada e relevante.

Comece com o que você sabe

Primeiro, pergunte aos colegas de trabalho em sua empresa quais são os influenciadores que eles seguem. Procure criadores de conteúdo que não tenham grandes números de seguidores, mas aqueles cujos seguidores estão engajados.

Isso significa que você procura influenciadores com muitos comentários sobre suas histórias e postagens de mídia social, além de compartilhamentos do seu conteúdo.

Um influenciador do tipo celebridade cujas postagens podem alcançar milhares de seguidores é menos eficaz do que aquele cujo post recebe mais comentários e compartilhamentos e, portanto, um alcance mais orgânico.

Procure seus próprios seguidores

Dentro dos seguidores das redes sociais da sua marca, identifique seus seguidores mais fervorosos. Como eles já são apaixonados pelo seu negócio, essas pessoas também podem estar dispostas a agir como defensores da marca para você.

Use ferramentas e mecanismos de busca

Não descarte o poder do Google quando estiver procurando por influenciadores. Procure por “influenciador” e o tópico relacionado ao seu negócio.

Embora os principais resultados possam gerar investimentos muito altos para a sua marca, você ainda pode ter uma ideia das pessoas de suas comunidades que podem ajudar.

Você também pode obter ótimas ideias sobre influenciadores participando ativamente de comunidades online ou fóruns, onde você pode se conectar com usuários e perguntar quem eles seguem em seu setor.

Ao compilar uma lista de possíveis influenciadores para abordar, otimize seus esforços concentrando-se no engajamento e na relevância. Se um influenciador cria conteúdo que não se alinha com os valores de sua marca, eles podem fazer mais mal do que bem.

Mercado Livre, OLX, Bom Negócio

Uma ótima oportunidade de anunciar produtos na internet sem necessitar de investimento é inserir divulgações em plataformas como Mercado Livre, OLX e Bom Negócio.

Elas ainda são gratuitas, mas também oferecem pacotes para destacar seu anúncio frente às dezenas de divulgações que são criadas diariamente por lá.

Imprensa

Sabemos que investir em assessoria de imprensa não é uma estratégia que faz sentido e cabe no orçamento de todas as empresas. Mas a mídia espontânea em jornais, revistas e rádio ainda são uma poderosa forma de divulgação.

É possível realizar esse trabalho por conta própria, mas certamente uma empresa de assessoria vai ter muitos contatos e indicações que vão facilitar a inserção da sua empresa em pautas importantes.

Existem softwares que foram criados para facilitar esse relacionamento entre jornalistas e empresas, colaborando para que as divulgações sejam contratadas em formas de campanhas ou mensalmente. 

Jornalistas ainda são considerados influenciadores dignos, especialmente dentro de comunidades locais. Seguir o perfil de jornalistas no Twitter e outras redes sociais e comentar suas postagens é uma boa maneira de chamar a atenção deles.

Redes Sociais

Em nossa lista de estratégias para saber como anunciar seus produtos na internet, não podíamos deixar de citar as redes sociais.

Nesse caso, não estamos falando em campanhas de anúncios e, sim, em criar um calendário de conteúdo que seja interessante para o seu público.

Um dos comportamentos mais comuns dos consumidores atuais é buscar nas redes sociais informações sobre as empresas, o que outros clientes falam sobre ela e novidades antes mesmo de entrar em seu site.

Por isso, sua empresa não pode desconsiderar não estar nas redes sociais. Consolidar sua marca por lá vai ajudar a estruturar um planejamento de marketing mais robusto e completo.

Algumas redes sociais possuem recursos que auxiliam como anunciar produtos na internet.

Alguns exemplos:

– Facebook Marketplace: é um ferramenta da rede social que permite comprar e vender produtos via Facebook. A comunicação entre vendedor e usuário acontece via Messenger;

– ‘Vendas’ do Instagram: é um serviço de compras integrado com o aplicativo. A ferramenta permite os perfis de lojas marcarem produtos para venda em publicações orgânicas. Essas postagens no feed são identificadas com um ícone de sacola.

– Shop The Look Pins: é um recursos do Pinterest especialmente útil para marcas de moda e decoração. Ao tocar na tela o usuário é redirecionado para o e-commerce da marca.

Promoções e sorteios

Ainda muito comum na internet, como uma forma de anunciar produtos e divulgá-los, é realizar sorteios e promoções. Elas podem ser feitas através das redes sociais da sua própria empresa ou de parceiros.

O objetivo aqui é fazer com que um maior número de pessoas conheça seu produto de forma orgânica. Aproveita as datas comemorativas para criar campanhas especiais e crie promoções que realmente motive o usuário a participar.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos principais canais de aquisição quando falamos em estratégias de marketing para sites e e-commerces.

Criar uma lista de e-mails para sua empresa pode ser um desafio, mas assim que você alinha uma estratégia de aquisição de tráfego com ferramentas de captação de leads, estará criando uma máquina de gerar contatos.

Com sua lista de e-mail em mãos, tenha muito cuidado para divulgar produtos, promoções e outras informações sempre que for válido.

Não estressar sua base com conteúdos repetitivos e sem importância é essencial para manter uma estratégia de e-mail marketing forte e trazendo bons resultados de forma constante.

5 dicas para anunciar e vender mais com e-mail marketing

1. Crie um e-mail de boas vindas

33% dos assinantes se envolvem mais com a marca depois de receberem um email de boas-vindas. E esse tipo fr e-mail têm uma taxa média de abertura de 58% em comparação com uma taxa aberta de 15% dos e-mails promocionais.

2. Use segmentação para direcionar as pessoas certas

Para o e-mail marketing gerar receita, o conteúdo das mensagens enviadas deve ser ajustado às necessidades das preferências individuais dos assinantes. Você pode conseguir isso facilmente por meio da estratégia de segmentação, que permite criar ofertas de vendas que atraem os interesses particulares de grupos específicos de clientes.

3. Use o teste A/B para obter os melhores resultados

Para descobrir o que funciona melhor para seus assinantes, você deve testá-lo primeiro, não há outra maneira de prever a eficácia do seu e-mail do que realizar testes A/B.

4. Alavancar a prova social

A maioria dos consumidores (97%) diz que as avaliações influenciam suas decisões de compra. 58% dos consumidores as usam com frequência, 23% ocasionalmente, e 16% sempre usam avaliações de clientes ao tomar uma decisão de compra.

5. Vá além da caixa de entrada

Misture sua estratégia de marketing por e-mail com publicidade social. As plataformas de mídia social estão impulsionando as vendas no comércio móvel. A presença de sua marca nesses canais é crucial para a criação de comunidades engajadas e leais.

Dicas para anunciar produtos na internet com sucesso

Agora que você já sabe onde poderá divulgar, está na hora de saber como anunciar seus produtos para vender mais. São dicas básicas, desde apresentação, informações sobre a compra e mais.

  • Informações completas e objetivas: conquistar a atenção do usuário é uma tarefa difícil, por isso você não pode se dar ao luxo de perder o cliente porque ele não encontrou a informação que precisava. Por isso, descreva as dimensões e peso do seu produto, em qual cor ele está disponível, qual o prazo de entrega em média, formas de pagamentos e informações sobre troca.
  • Imagens com boa qualidade: uma imagem de má qualidade pode levar as vendas do seu produto ao fracasso. Dedique um tempo para tirar fotos dos seus produtos com uma boa luz e de forma que mostre os detalhes do mesmo.
  • Esteja presente: não deixe de inserir informações de contato da sua empresa nas principais páginas do site. E-mail, telefone e endereço são o essencial para que o usuário saiba onde ele pode te encontrar. Incluir um chat online para atender em tempo real é uma boa estratégia, mas se ainda não tem equipe para manter o chat online, melhor deixar ele para outro momento.

Esperamos que você tenha gostado das nossas sugestões de ferramentas e estratégias para anunciar produtos na internet. Não perca tempo e coloque-as em prática o quanto antes!

Este conteúdo foi produzido pela equipe de redação da Linksexperts

Ana Rodrigues

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